Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Descobri que uma parte dos perfis C foram fixos com cantoneiras nos blocos da parede em vez de no lintel.

Outra parte foi "chumbada" com massa nos blocos.

Sendo que o previsto em projeto era fixo com cantoneira no lintel, mas foi tudo fixo a blocos.

Quais são os riscos e gravidade aqui?
  2.  # 2

Já pagou o serviço?
  3.  # 3

Sim, o empreiteiro foi expulso da obra em janeiro de 2024
  4.  # 4

Alguém da área poderia dar a sua opinião da gravidade e de como corrigir? Os perfis C estão suportados nos blocos da parede, abaixo do lintel de betão onde se previa estarem afixados com cantoneiras, segundo projeto.
  5.  # 5

Olá. Lamento as trapalhadas da sua obra.
    O meu conselho é: contacte com algum Engenheiro Civil da sua zona, para que passe na obra.
    Nesta fase, esqueça o projecto um bocado...
    O que está feito está feito. É trabalhar apartir daqui. No entanto, se fôr preciso demolir, paciência.

Em termos processuais, em que estado está a obra? Que falta?
    Alguma vez contactou com o projectista da estrutura? Se lhe parece bom, talvez ele/ela seja a pessoa indicada para o ajudar.
  6.  # 6

A obra está concluída e estamos a morar na casa. Tem licença para habitação e o DF mentiu na declaração dizendo que o construído seguiu os projetos.

Agora o que falta era saber se o que está construído é seguro ou tenho riscos de ruir.
    O projetista de estrutura é para esquecer, foi ele quem esteve de DF e não fazia nada na obra.
  7.  # 7

Que filme. Realmente a malta facilita bastante.
    Na minha opinião, você deveria então procurar um Engenheiro Civil que analise e visite o local. Só através de fotos, pela net, e num contexto como o deste fórum... acho que de pouco servirá.
    Convém averiguar no local muito do que descreve aqui. Fissuras, assentamentos, etc... não é por fotos que vai lá...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vascooool
  8.  # 8

Levei estas questões, do lintel do piso que deveria ser um IPE 200 ou de betão armado mas é um massame, e da fixação dos perfis C a blocos em vez de ao lintel de betao armado, à empresa que fez o acompanhamento de obra desta parte e a resposta foi escusa de responsabilidade, remetendo todas as questões para o Projetista e DF.

Tiraram fotos, viram, paguei por "Avaliação Inicial" 870€, visitas 2 vezes por semana 870€ por mês. Quando chega a parte de responsabilidade não existem. Mais valia ter arranjado uns miúdos do liceu para tirarem fotos da obra, porque foi dar ao mesmo. Se pelo menos houvesse boa vontade daquela empresa em ajudar a encontrar uma solução, mas não há.
  9.  # 9

Essa empresa não responde enquanto empresa.
    O serviço de direção de fiscalização foi obrigatóriamente assumido por um técnico.
    É a esse técnico que deve pedir resposta indicando que se continuar a haver escusa irá apresentar queixa junto da ordem a que pertence.
    Esse técnico possui um seguro de responsabilidade civil que no limite pode ser acionado para cobrir a cag... que fez
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vascooool
  10.  # 10

Neste caso não será tão simples, porque eu dispensei o diretor de fiscalização uma vez que ele não estava a fazer nada. Só esteve numa parte inicial da obra. Não houve pagamento.
    Depois veio esta empresa de engenharia que fez o acompanhamento da obra, com duas visitas e registo semanal, e avaliação inicial.
    Fez-se um levantamento da obra pela empresa projetista e entregou-se à empresa de acompanhamento para poder prestar o serviço dela. O diretor de fiscalização é o dono da empresa projetista.
  11.  # 11

Colocado por: vascooooleu dispensei o diretor de fiscalização uma vez que ele não estava a fazer nada. Só esteve numa parte inicial da obra.

Dispensou como?
    Notificou-o disso e substitui na câmara p termo de responsabilidade dele?
    Nessa parte inicial, foi quando houve esses problemas ou isso aconteceu já mais tarde?
  12.  # 12

Colocado por: zedasilvaDispensou como?
    Notificou-o disso e substitui na câmara p termo de responsabilidade dele?
    Nessa parte inicial, foi quando houve esses problemas ou isso aconteceu já mais tarde?

Dispensei-o verbalmente, no início de 2023. A obra tinha iniciado a novembro de 2022.
    Não alterei nada na Câmara. No fim da obra, ele passou o termo indicando que a obra foi construída segundo o projeto inicial. O que é mentira. Já pelo levantamento da obra a meio haviam diferença nas peças desenhadas.

Os problemas neste tópicos deram-se depois da dispensa do diretor de fiscalização. E durante o levantamento da obra pela empresa projetista (do diretor de fiscalização) para atualizar os projetos. (Há outros problemas que se deram enquanto ele estava lá, como falta de filme plástico e gravilha sob a betonilha térrea e falta de malhasol.) É importante notar que o diretor de fiscalização não acompanhou a obra desde o primeiro dia. Talvez tenha iniciado quase um mês depois, já com paredes e pilares levantados.

Aquando da visita inicial da empresa de acompanhamento tinham estes defeitos do tópico. E continuou-se com a montagem de mais perfis C e IPE 200 da mezzanine. Durante a visita inicial, tiraram fotos mas não me informaram do que estava mal. Apenas referiram que haviam desvios em relação ao projeto. Pediram que houvesse esse levantamento para atualizar os projetos para ter base para trabalhar. Era condição necessária para eles. Nunca mais vi o engenheiro civil. Foi a única vez, depois disso foi só o fiscal. Houve dúvidas que fui apontando ao fiscal em obra, que ele não valorizou, que mais tarde vieram a mostrar que eram pertinentes e constituiram defeitos.
  13.  # 13

Colocado por: vascoooolNo fim da obra, ele passou o termo indicando que a obra foi construída segundo o projeto inicial. O que é mentira. Já pelo levantamento da obra a meio haviam diferença nas peças desenhadas.

E aceitou esse termo?

Colocado por: vascoooolNunca mais vi o engenheiro civil. Foi a única vez, depois disso foi só o fiscal.

Qual a habilitação técnica desse fiscal?
  14.  # 14

Colocado por: zedasilva
    E aceitou esse termo?

Qual a habilitação técnica desse fiscal?

Aceitei o termo. O que havia de fazer? Podia ter exigido as peças atualizadas na Câmara mas haviam de me querer cobrar mais. Só já tinha tido chatice que chegue. Ficou assim.

Segundo me lembro, o fiscal fez umas formações e um exame para poder exercer. É tudo o que sei.

0.0207 seg. NEW