Colocado por: Conhal_do_Arneiro- Será melhor começar por ir à Câmara Municipal ver o projeto aprovado e comparar com o que foi construído?
Colocado por: Conhal_do_ArneiroComprei um apartamento em novembro do ano passado e ainda tenho vários problemas por resolver, nas áreas comuns.
Há acabamentos que ficaram por fazer e também algumas falhas que me estão a preocupar (algumas parecem mais do que simples “acabamentos”).
Colocado por: Conhal_do_Arneiro- Vale a pena contratar um engenheiro civil/perito para fazer uma vistoria completa e registar tudo oficialmente?
Colocado por: Conhal_do_Arneiro- E se é comum conseguir resolver este tipo de situações em Portugal sem chegar a tribunal, ou normalmente torna-se complicado?
Colocado por: zedasilva
Se comprou, em principio o prédio já tem autorização de utilização.
Se existem trabalhos por concluir podemos estar perante mais um caso de falsas declarações por parte do técnico que assinou o termo de responsabilidade para a Autorização de Utilização.
Vale sempre a pena pois esse relatório será fundamental para justificar que existem não conformidades.
Depende se o empreiteiro é mais ou menos "chico esperto"
Colocado por: Conhal_do_ArneiroQue o empreiteiro é "chico esperto", eu não tenho dúvidas.
Colocado por: Conhal_do_Arneiropelo que também não estarão de acordo com o projeto.
Colocado por: Conhal_do_Arneiroforam colocadas portas com fechadura onde seria suposto portas com mecanismo de saída de emergência,
Colocado por: Pickaxe
Um projeto de licenciamento não diz nada sobre fechaduras das portas.
Tem que contratar um perito para fazer um relatório, aliás quem tem que contratar o perito é a administração do condomínio.
Colocado por: marco1em todo o caso os projetos todos tem um termo em que o autor declara que estão de acordo com a respetiva legislação e regulamentação
ora essa questão de segurança tem legislação especifica logo....
Colocado por: Conhal_do_Arneiro
Claramente aqui não está legal.
Eu desconheço a gravidade das situações: por exemplo será grave existirem arrecadações nas garagens que não constam no projeto?
É grave ter áreas comuns do prédio (de planta) que na prática estão inseridas dentro de espaços comerciais?
é grave ter saídas de emergência que têm que ser fechadas à chave?
Estamos a falar dum prédio construído em 2025.
Colocado por: Conhal_do_ArneiroSerão estas situações normais em Portugal?
Colocado por: Conhal_do_ArneiroA questão relativamente ao condomínio não sei se vai haver maioria para aprovar esta decisão ou é obrigatória?
Não e se for como descreve, há aí matéria para colocar à bailada Diretor técnico e Diretor de fiscalização por falsas declarações.
Se assim for, no limite estes técnicos podem perder a sua carteira profissional
A decisão de pedir uma peritagem técnica pode partir de apenas um condómino. Desde que este assumo os honorários dessa peritagem
Colocado por: Conhal_do_Arneirouma vez que a peritagem rondará os 2000€/3000€
Quantas frações são?
Colocado por: Conhal_do_Arneiro22 frações
Colocado por: Conhal_do_Arneiro- A administração do condomínio tem que fornecer os elementos do projeto urbanístico se solicitada para tal?
Dependendo da zona, consegue mais barato
Em principio isso deveria ter sido fornecido pelo promotor aquando da compra. Se não foi, não vejo qualquer problema em que seja a administração do condomínio a fornecer.
Até porque isso são elementos que obrigatoriamente estarão todos em formato digital pelo que não terá custos associados
Colocado por: Conhal_do_Arneiro
Pode-me indicar algum profissional ou empresa que faça o mesmo? Distrito do Porto.
vamos então pedir informação ao condomínio para obter os elementos. Isso engloba plantas, peças desenhadas, plantas escritas e memórias descritivas, certo?