Iniciar sessão ou registar-se
    • smst
    • 1 junho 2026 editado

# 1

Olá a todos.
    Um casal meu amigo vai "construir casa" numa edificação de rés do chão já existente. As paredes exteriores existentes vão manter-se.
    A planta/projecto que lhes foi apresentada não lhes agrada completamente. A cozinha/sala corresponde mais ou menos com o que pretendem e está na zona que pretendem, no entanto acham que a zona dos quartos e wc's está mal resolvida (estão cientes daqueles recantos todos existentes na construção).
    Será que alguém pode dar uma ajuda/opinião acerca dessa zonas, como fariam vocês? A casa tem de ter 3 quartos.
      casa.jpg
  1.  # 2

aparentemente essa planta até está mais ou menos
    por mim é difícil opinar sem conhecer o existente, o levantamento topográfico, orientação solar, informação da envolvente, entre outras coisas.
    resolver uma casa é mais que um desafio de tetris como deve entender.
  2.  # 3

Colocado por: smstopinião acerca dessa zonas
    espanta-me sempre a falta de trabalho que se dá quase sempre às zonas sociais sala/jantar. a planta dá um quadrado e depois mete-se ali no desenho uma mesa e sofá e não se olha mais para ali.. há uma clara falta de qualquer tentativa em resolver esses espaços e tentar criar um relacionamento com o que se passa no exterior da casa. zero criatitividade.

depois este quarto não consigo perceber o porquê de nao ter um único ângulo reto. dava para fazer algo mais engraçado que não resulta num quarto em forma de funil. como se encosta ali mobilia com aqueles ângulos agudos todos?
      Captura de ecrã 2026-06-01 142253.png
    •  
      marco1
    • 1 junho 2026 editado

# 4

antony
    atenção que parece que é precisamente desse lado que é para manter as paredes exteriores

falta muita informação a meu ver para dizer algo relevante.
  3.  # 5

Todas as paredes exteriores já existem e são para manter, irão ser abertas janelas onde não existem, aquela varanda no canto inferior direito da planta já existe assim.
  4.  # 6

Colocado por: smstTodas as paredes exteriores já existem e são para manter, irão ser abertas janelas onde não existem, aquela varanda no canto inferior direito da planta já existe assim.

E compensa manter pelo menos essa zona dos ziz zag?
    As paredes vão ser rasgadas para levar pilares nessa zona?
  5.  # 7

como eu referi atras, não se sabe nada, sistema construtivo existente, o que se pretende fazer para alem de conservar as paredes exteriores, por exemplo é qual a cobertura que se pretende, etc...
    de resto há formas de acomodar esses zigzags e fazer algo interessante.
  6.  # 8

A construção tem telhado, já devidamente reparado e isolado. Sei que não e um caso fácil, eles só querem fazer um bom aproveitamento do espaço existente nomeadamente na zona dos quartos, irão também fazer mobiliário à medida para essas zonas.
    Obrigada a todos.
  7.  # 9

Colocado por: marco1aparentemente essa planta até está mais ou menos
    por mim é difícil opinar sem conhecer o existente, o levantamento topográfico, orientação solar, informação da envolvente, entre outras coisas.
    resolver uma casa é mais que um desafio de tetris como deve entender.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smst

0.0134 seg. NEW