Estou montando sistema para consumo, beber e fazer refeições, Tenho na entrada da casa malha de inox spin down 50 micras, quero montar para beber com elementos 10", 1 - malha inox 5 micra, 2- PP 1 micra, 3- carvão block 5 micras, 4- UF 0,01 micra. Segue teste da água da rede municipal. Devo colocar 2 carvão block? A água terá boa qualidade?
Colocado por: FábioGiehlSegue teste da água da rede municipal. Devo colocar 2 carvão block? A água terá boa qualidade?
Não perguntou ao laboratório que realizou o teste? No meu ponto de vista faltam aí parâmetros e indicadores para chegar a alguma conclusão...
E a microrganismos, não testou porquê?! é essencial!!
Para informação: Para garantir a segurança da água, é necessário analisar parâmetros microbiológicos (ausência de bactérias perigosas) e físico-químicos (equilíbrio químico, minerais e metais). Os testes de rotina ajudam a prevenir riscos para a saúde pública e a detetar contaminações.
1. Parâmetros Microbiológicos Estes indicam a presença de contaminação fecal ou de bactérias patogénicas. Na água para consumo, a sua presença deve ser nula: Escherichia coli (E. coli): O principal indicador de contaminação fecal recente e direta. Coliformes Totais: Indicadores de contaminação ambiental. Bactérias Heterotróficas: Avaliam a carga geral de bactérias (essencial na água da rede).
2. Parâmetros Físico-Químicos Avaliam características organoléticas e a presença de minerais, sais e metais, os quais devem estar dentro dos limites legais estabelecidos pela legislação: pH: Mede a acidez ou alcalinidade (o valor ideal situa-se normalmente entre 6,5 e 9,5). Condutividade: Avalia a quantidade de sais minerais dissolvidos na água. Cloro Residual Livre: Crucial na água da rede pública para garantir a desinfeção (deve estar entre 0,2 e 2 mg/L). Turbidez e Cor: Medem a presença de partículas em suspensão ou turvação. Metais e Sais: Avaliação de substâncias como chumbo, alumínio, níquel, nitratos, nitritos e amónio.
Boa sorte com isso. NOTA: Este forum é Português, mas em questões da qualidade de água para consumo, os parâmetros devem ser muito equivalentes. Felizmente em Portugal essas questões com a qualidade de água de consumo da rede pública não se põem (ou colocando, não se deveriam colocar).