Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá pessoal,

Estou cada vez mais inclinado em comprar um terreno para um dia construir.
    Moro ainda na zona de Famões, pelo que quero continuar por "aqui".

Venho pedir-vos ajuda para 2 terrenos que vi (ainda não liguei para ninguém).
    A área de implantação é cerca de 70m2 por piso.
    Ambas as casas sem cave, sem garagem (penso eu) e 2 pisos. Não sei se dá para ter sótão.
    Temos ainda exposição solar diferente (o #1 é melhor que o #2).
    Mas agora não sei o que ver mais. Podem ajudar-me? É a primeira vez que procuro um terreno. O que devo ter mais em atenção? Reparei que em ambas passa um fio de eletricidade por cima. É um problema? O terreno #1 até tem um poste dentro (ao que parece) dos limites.
    Comp funciona a construção aqui? Terei que ter atenção a alguma coisa?

Obrigado pelo vossa ajuda!

Terreno #1
    https://maps.app.goo.gl/wTpjnqZ7c9XxiBQZA?g_st=ac

Terreno #2
    https://maps.app.goo.gl/bpUUDukS4EM9TdhW9?g_st=ac
  2.  # 2

Tenha sempre em atenção que os terrenos em aclives ou declives (que parece ser o seu caso) têm sempre um custo extra associado a contenção de estruturas como muros de contenção para os vizinhos ou fundações muito maiores, e isso é sempre uma coisa a pensar a longo prazo para o orçamento da obra. São valores que podem facilmente ultrapassar os 20k extra antes de sequer se colocar o primeiro tijolo de uma parede, só em preparação de terreno.
  3.  # 3

casinha

fale com um arquiteto, desculpe a franqueza mas não tem mesmo noção sobre estas questões
    eu só compraria qualquer um desses terrenos apenas se fosse quase dado.
    o 1 dá para fazer uma casa de bonecas e está cercado por espaço publico e uma barraca enorme de tijolo por acabar
    o 2 tem um declive que assusta qualquer um, e uma situação urbanistica duvidosa com aquela barracada e rua do lado poente.
    não é á toa que numa zona de odivelas que está a ter tanta pressão, esses dois estejam ai ainda disponiveis.
  4.  # 4

marco1, o terreno #1 é com a barraca. Segundo percebi, não mora lá ninguém.
    Ou seja, seria para demolir aquela construção e ficar com toda a área do terreno.

Sim, eu não tenho noção daí ter vindo aqui perguntar que tipo de coisas se podem observar logo (ainda antes de falar com um arquiteto).

O LuisMP5 falou da inclinação. Faz sentido, e eu pensava que só ia aumentar o valor da construção para tirar a terra. Não sabia da construção dos muros de contenção embora faça sentido. É deste tipo de informação que procuro sem ter que recorrer de imediato a um arquiteto para um conjunto de perguntas que podem ser logo feitas para despistar a compra.
  5.  # 5

qualquer gabinete de arquitetura poderá dar-lhe assessoria na escolha do terreno por menos de 500 paus, analise bem se valerá a pena.
    estes assuntos tem sempre premissas e circunstancias que é dificil para si reunir e expo-las aqui para que se possa dizer algo com rigor.
  6.  # 6

o primeiro terreno parece estar numa zona melhor do que o segundo, mas não sei.... entre os dois não escolhia nenhum, preferia comprar um apartamento.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

Porque é que escolheria uma apartamento?
  8.  # 8

Colocado por: marco1qualquer gabinete de arquitetura poderá dar-lhe assessoria na escolha do terreno por menos de 500 paus, analise bem se valerá a pena.
    estes assuntos tem sempre premissas e circunstancias que é dificil para si reunir e expo-las aqui para que se possa dizer algo com rigor.

Sim, entendo
    Mas era mesmo o que procurava. Pontos "chave", base para entender se vale a pena avançar para a consultoria de um gabinete de arquitectura .
    No fundo, o que ter em atenção de uma forma geral
  9.  # 9

Colocado por: casinhaDaAvoNo fundo, o que ter em atenção de uma forma geral

Muito importante.
    A localização, a localização e igualmente a localização.
    A localização hoje e a localização daqui a 10 ou 20 anos.
    A localização hoje até pode nem ser a ideal mas daqui a 10 ou 20 anos como vai estar a zona.
    Por outro lado a localização hoje até pode ser excelente mas daqui a 10 ou 20 anos vai-se manter ou pelo contrário vai-se degradar
    Concordam com este comentário: marco1
  10.  # 10

localização, localização localização, loc....
    depois ver o grau aceitável de :
    acessos
    segurança da zona
    privacidade
    acustica
    condicionantes urbanisticas
    .....
  11.  # 11

Entre os dois, se tivesse que escolher NUNCA escolheria o segundo.

Terreno muito exposto com um armazém em frente (ou dois) que se pode transformar (se já não é) numa oficina barulhenta ou algo do género. Aliás o terreno número 2 parecer ter mais vocação para ter uma instalação comercial/industrial um pouco a condizer com a envolvente

0.0155 seg. NEW