Iniciar sessão ou registar-se
    • ng3
    • 8 abril 2010 editado

     # 1

    boas noites gostaria de colocar uma duvidas, aos colegas deste fórum mais assíduos, na minha casa no projecto de águas a medida que marca de tubagem para água quente é de 16x1,8 pex tipo PEX WIRSBO, no entanto depois do canalizador aplicar todo o pex de uma marca diferente da aconselhada pelo engenheiro para no projecto uma tal de romapex, reparei que o mesmo meteu uma medida que se compreendia em 12x2,0 logo passará menos água que no anterior mencionado, pergunto se não haverá algo que regulamente isto ou algum projecto que diga as suas mediadas.
    A segunda questão é a de qual é a medida aconselhável de reboco exterior areado uma vez que no projecto o reboco grosso aconselhado exterior é de 2cm mas não refere nada de reboco areado fino, como já vi que o empreiteiro meteu em certas zonas 1 cm de reboco grosso, e já começou a meter o areado com cerca de 2 mm na garagemque eu acho pouco gostaria que me indicassem qual a medida minima mas gostaria de ter fundamentos para apresentar ao empreiteiro, pois gosto pouco de teimosias, agradeço quem me puder ajudar.
    • ng3
    • 8 abril 2010

     # 2

    mais informo que a medida que ele pós de 12x2,0 foi no aquecimento central.
  1.  # 3

    Quanto à canalização, deve existir um projecto com essas medidas, há muito que nos projectos não aparece pex de 12mm e mesmo que tivesse colocaria sempre de 16mm.

    Quanto ao reboco:
    - foi executado um salpisco antes do reboco?
    - as ligações entre elementos de betão e alvenaria foram devidamente reforçadas com rede?
    • ng3
    • 8 abril 2010

     # 4

    as paredes foram chapiscadas mas rede só levou nos roços que foram abertos da luz e canalização, só uma chamada de atenção o pex é no aquecimento central não é na rede de água que está em 16x1,8 conforme projecto não vejo é projecto para o aquecimento.
    • ng3
    • 9 abril 2010

     # 5

    e onde é que eu vejo esse assunto????
    • ng3
    • 10 abril 2010

     # 6

    e o da Wirsbo é superior!!!
    • ng3
    • 12 abril 2010

     # 7

    a minha dúvida é se existe algum regulamento, onde esteja estipulado a medida mínima do pex a aplicar, ou se deveria existir algum projecto em relação a essa situação, e qual será a medida aconselhável de reboco areado fino a aplicar no exterior da minha residência.
  2.  # 8

    Regulamento, existe, mas depende dos calculos do Projecto da Rede de abastecimento de água.
    Os rebocos exteriores têm normalmente a espessura mínima de 20mm.
    • ng3
    • 14 abril 2010

     # 9

    e onde posso encontrar esse regulamento.?sff.
  3.  # 10

    O regulamento não lhe diz qual a medida mínima, o diâmetro tem de ser calculado, sabe calcular redes de distribuição de agua?
    Mas olhe leia aqui:
    http://dre.pt/pdf1sdip/1995/08/194b00/52845319.PDF
    • ng3
    • 14 abril 2010

     # 11

    pois não mas agradecia que me desse algumas dicas a alimentação da casa é em tubo 32 ate´ À caldeira e entrada na casa dai para a frente é em 25 até as caixas de distribuição, depois é em tubo de 16 agua quente e fria à excepção da banheira que é em tubo de 20 e do chuveiro, o aquecimento o picheleiro meteu tubo de 12 mm o que eu acho mal ainda por cima nem é da marca da Wuirsbo pex conforme solicitado pelo engenheiro da obra...
    • ng3
    • 14 abril 2010

     # 12

    o pex instalado pelo picheleiro foi um tal de romapex com certeza de qualidade inferior diz o mesmo que suporta temperaturas até aos 100ºC
  4.  # 13

    Colocado por: ng3pois não mas agradecia que me desse algumas dicas ...conforme solicitado pelo engenheiro da obra...

    Então tem de perguntar a esse eng.º, ele é que lhe deve prestar os esclarecimentos quanto ao dimensionamento.
    • ng3
    • 16 abril 2010

     # 14

    okei obrigado.
 
0.0156 seg. NEW