Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos.

Uma das paredes da minha garagem será contígua a uma zona habitável da casa que será climatizada através de PHR.
    A garagem, por sua vez, ficará fora da envolvente climatizada e não terá qualquer sistema de aquecimento ou arrefecimento.

Neste contexto, faz sentido aplicar isolamento térmico nessa parede de separação entre a garagem e a área habitável?

Coloco esta questão porque visitei recentemente uma obra onde foi aplicado ETICS na face interior da garagem, precisamente na parede que confronta com a habitação. Segundo me foi explicado, o objetivo era reduzir as perdas térmicas para a garagem, sobretudo durante as aberturas do portão.

Na vossa opinião, esta solução é recomendável? ETICS faz sentido no interior?!

Não é uma intervenção para executar de imediato, mas gostaria de esclarecer uma questão para planear algumas questões.

Obrigado desde já.
  2.  # 2

No projeto térmico não tinha isolamento? Acho que a partir de determinado ano é obrigatório, o meu tem...
    Eu acho que faz sentido
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabsil
  3.  # 3

Colocado por: fabsilNeste contexto, faz sentido aplicar isolamento térmico nessa parede de separação entre a garagem e a área habitável?
    obviamente

Colocado por: fabsilETICS faz sentido no interior?!
    a parede da garagem neste caso é considerada como se fosse 'exterior'
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  4.  # 4

No projeto térmico não tinha isolamento?

Não tem projeto térmico. Não é uma construção nova.

Para mim, também faz lógica isolar. A dúvida é se ETIC's é admissível para interior.
    Ou é melhor optar por parede falsa com lã de rocha (ocupa mais espaço, mas é uma possibilidade.
  5.  # 5

Colocado por: fabsilA dúvida é se ETIC's é admissível para interior.
    ETICS é no exterior, no interior chama-se ITICS. não tem problema nenhum
  6.  # 6

Eu fiz com lã de rocha, parede dupla com tijolo de 11. Aproveitei e meti lã de 70kg para também melhorias acústicas (vou ter barulho de motos, máquinas bricolage...)
  7.  # 7

Sobre a não aplicação de PRH na garagem tenho o exemplo da minha irmã que após terem nascido os filhos dela a garagem passou a ser um salão de brincar com brinquedos, bicicletas, triciclos espalhados por todo o lado e claro... no inverno com um termoaquecedor a aquecer o espaço.

Acho que por pouco mais instalava os tubinhos também na garagem.
  8.  # 8

Colocado por: Dias12Sobre a não aplicação de PRH na garagem tenho o exemplo da minha irmã que após terem nascido os filhos dela a garagem passou a ser um salão de brincar com brinquedos, bicicletas, triciclos espalhados por todo o lado e claro... no inverno com um termoaquecedor a aquecer o espaço.

Acho que por pouco mais instalava os tubinhos também na garagem.

Nem é só por ser "mais um pouco"...
    De todo espero dar esse tipo de utilização. Não me compensa o gasto energético.

Para mais, apesar da casa ser pequena, tem umas águas furtadas generosas para essas atividades recreativas 🙂 Aqui, sim, gostava a de incluir o PHR. Já estou com orçamento rebentado mas... Vamos lá ver.

0.0133 seg. NEW