Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    estou em construção de uma moradia térrea.
    Foi feito ensoleiramento geral e será feita placa maciça na cobertura.
    Estão betonados os pilares e foram detectados 2 pilares fora do sitio.
    O pilar da garagem distava 60cm. Foi cortado e recolocado com bucha química no mesmo seguimento.
    O pilar interior ainda não foi discutido mas altera a dimensão da área técnica e gostaria de ter as dimensões projetadas.
    Quais as implicações destas recolocações?

Agradeço desde já.
  2.  # 2

Eu diria que se agora não existe continuidade dos varões de aço, a transmissão de tração, flexão e torsão entre o pilar e o resto da estrutura é quase nula... o que altera a resposta de toda a estrutua no seu conjunto que devia ser, por definição (sendo betão armado não pré-fabricado) hiperstática.
    Mas a pergunta tem de ser feita ao projetista e à fiscalização da obra.
    O que diz o projetista da estrutura?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EFreitas
  3.  # 3

a laje de ensoleiramento geral é uniforme?
    ou seja tem a mesma espessura por toda a área sem "engrossar" nas zonas de pilar?
    depois ainda há a questão dessa laje de cobertura maciça, geralmente na zona de pilares tem uma armação diferenciada(anti- punçoamento)
    há uns anos tive uma situação ( não era ensoleiramento geral) mas a laje de cobertura ainda não estava executada e o que se fez foi
    executar as sapatas no devido lugar e fazer de novo o pilar ( tambem foram dois pilares na altura)
    tal como o nuno referiu deve mesmo começar por contactar quer o coordenador de projeto quer o projetista da estrutura.
    embora seja só uma estrutura de rc mas nunca fiando.
  4.  # 4

É um ensoleiramento geral só com um piso por cima? Isso nem precisa de pilares, mas os técnicos responsáveis pela obra é que tem que resolver o problema
  5.  # 5

A imagem representa parte da armadura que foi feita no ensoleiramento geral.
    A 2 imagem é o projeto de estabilidade.
    A fiscalização não valorizou a alteração.
    O projetista ainda não se pronunciou.
      Armaduras.jpg
      Armadura 22.jpg
  6.  # 6

O projeto não bate com a foto da obra executada
    Concordam com este comentário: EFreitas
  7.  # 7

Enão mas estou a ver mt mal...
    O desenho é de uma solução sapata/pilar e a fotografia é ensoleiramento geral?

Está-me a escapar alguma coisa...???
    Concordam com este comentário: EFreitas
  8.  # 8

Por acordo com a direção de obra, fiscalização e empreiteiro, foi alterado o projeto para ensoleiramento geral.
  9.  # 9

Colocado por: EFreitasPor acordo com a direção de obra, fiscalização e empreiteiro

E foi feito novo projeto?
  10.  # 10

Colocado por: zedasilva
    E foi feito novo projeto?

Não
  11.  # 11

Colocado por: EFreitas

Não

Então mas fazem alterações à estabilidade baseados em quê no "sempre fiz assim"
    Quem lhe garante que a quantidade e dimensão dos varões é a adequada à sua estrutura?
    O Diretor de fiscalização não é o arquiteto pois não?
  12.  # 12

:( foi um erro a meu ver.
    se ainda não está executado a laje de cobertura penso que ainda vai a tempo de meter as coisas ( os dois pilares) no sitio.
  13.  # 13

Qual bucha química qual quê.. é cortar o ensoleiramento e meter a sapata aí no meio... Não deixe a massa puxar muito:)

0.0157 seg. NEW