Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Que vos parecem estes preços unitários para betão armado ? Trata-se de uma construção nova (moradia) em Vila Nova de Gaia, com bons acessos, e espaço de trabalho desafogado.
    Já agora, que valores vos têm aparecido para a montagem do estaleiro ? Esta proposta prevê 12000€, o que me parece um exagero.
    Mas se calhar eu é que estou desatualizado...
      bet.jpg
    • TzRi
    • 18 junho 2026

# 2

No primeiro orçamento que recebemos para a reabilitação da nossa moradia (obra algo complexa, no centro da cidade), pediram-nos 70.000€ apenas para o estaleiro, depois nos outros orçamentos o valor foi bem abaixo... depois explicaram-nos que há empresas que colocam a "margem" no valor do estaleiro, assim como outros gastos que outras empresas diluem nos outros tópicos
    Concordam com este comentário: marco1
  2.  # 3

Na montagem de estaleiro temos que verificar o que está incluído.
    Há empresas a contabilizar uma efetiva vedação de todo os estaleiro, I.S. instalações sociais, ferramentaria, meios de elevação gestão de resíduos etc.
    Outras há que nada disto está incluído, ainda que tudo isto seja obrigatório
  3.  # 4

pois também devo estar desactualizado...
    1000 €/m3 em pilares ??
    900 em vigas??
    500 em sapatas???

tá tudo a mais do dobro...
  4.  # 5

e tambem nesses preços do estaleiro podem incluir custos com a direção de obra entre outros.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  5.  # 6

Colocado por: nunogouveiaJá agora, que valores vos têm aparecido para a montagem do estaleiro ? Esta proposta prevê 12000€, o que me parece um exagero.

Eu ate acho 'barato', mas no meu caso o estaleiro inclui tambem a grua, seguranca e higiene, vedacao, etc. Recebi propostas entre 12 a 20k para esta rubrica mas acho que a diferenca era essencialmente se incluiam tudo no estaleiro ou nao. Deduzo que devem incluir tambem a parte administrativa, direcao de obra, etc.

Valores sem IVA 'medios' assim 'por alto' no meu caso das propostas que recebi (Viseu):
    - Sapatas continuas: 550e/m3
    - Pilares: 850e/m3
    - Vigas: 550e/m3
    - Lage macica: 450e/m3
    - Lage pre-esforcada: 50e/m2
    - Betao de limpeza: 170e/m3
  6.  # 7

Há muitos custos que podem estar no estaleiro ou em outra atividade qualquer, depende de quem faz o orçamento.
    Muitos inflacionam o custo da montagem e desmontagem do estaleiro, para poderem cobrar logo 50% desse valor no inicio da obra.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  7.  # 8

Eu estou a construir agora uma moradia e os preços orçamentados é.

- Sapatas: 445e/m3
    - Pilares: 853e/m3
    - Vigas: 713e/m3
    - Lage macica: 450e/m3
    - Lage aligeirada: 50e/m2
    - Betao de limpeza: 160e/m3

Estaleiro 8000 k.
  8.  # 9

Depende das densidades, assim a seco não é possível analisar
  9.  # 10

Uma laje maciça facilmente fica a 200€ m3 + iva apenas em betao e ferro, falta o resto
  10.  # 11

120kg/M3 densidade, ferro, betão e betonagem, , preço custo, mínimo fica a 300€/M3 + iva
    Falta cofragem e consumíveis
  11.  # 12

12.  # 13

Colocado por: RicardoPorto120kg/M3 densidade, ferro, betão e betonagem, , preço custo, mínimo fica a 300€/M3 + iva
    Falta cofragem e consumíveis
    anda a comprar mal se os 300€ é o custo apenas do material
  13.  # 14

A mão de obra não é gratis
  14.  # 15

Colocado por: RicardoPortoA mão de obra não é gratis

Colocado por: RicardoPortoA mão de obra não é gratis
    entendi que os 300€ era apenas material ou seja betao e ferro.
  15.  # 16

estaleiro - 5-10k
    m3 sapata - 300-350
    m3 viga - 400-600
    m3 pilares - 450-650

(valores com cerca de um ano)
  16.  # 17

Valores com um ano atras estao desatualizados o ferro aumentou mais de 100€ tonelada e o betao uns 20€ em m3.
  17.  # 18

Colocado por: DR1982Valores com um ano atras estao desatualizados o ferro aumentou mais de 100€ tonelada e o betao uns 20€ em m3.

Partilhei o que tenho. É região de Aveiro.
    PS - já a agora DR, quantas toneladas de ferro leva um m3 de sapata? :)
  18.  # 19

Colocado por: paulo.g

Partilhei o que tenho. É região de Aveiro.
    Sim, só alertei para o facto dos preços terem subido.
  19.  # 20

Colocado por: paulo.gquantas toneladas de ferro leva um m3 de sapata? :)
    isso é quase como perguntar quanto custa um carro:)

0.0196 seg. NEW