Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Será correto "chumbar" ou colar com argamassa algumas fiadas de telhas em canudo? No meu telhado chumbaram algumas fiadas e o fiscal dizia que isso era o correto.

Também, pelo que percebo, esta subtelha é indicada para telha de aba e canudo, não para a telha de canudo como aqui. Alguém confirma?
  2.  # 2

Não se deve utilizar argamassas de cimento. Para mim a instalação não está correta.
    Parece-me inconsequente essa instalação, para mais tem as telhas grampeadas.

A "colar", deve ser utilizado o metodo de instalação precoizado pela marca, normalmente por pontos, com os mastiques apropriados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vascooool
  3.  # 3

O maior problema disto tudo é andarem pessoas que aparentemente não sabem o que fazem em trabalhos críticos... No meu telhado, as telhas estão mal colocadas; parece que andaram a esticar o espaço entre elas para ficarem filas de telhas inteiras sem cortes. Consequência: como é pouco inclinado, há infiltrações sempre que chove com ventos fortes!
  4.  # 4

Só agora vi com atenção as fotos, ali no beirado! está tudo selado/ atacado em massa!? com uma subtelha? Como fazem para drenar a agua que possa passar para a subtelha?
  5.  # 5

O fiscal da obra, arquiteto ou engenheiro diz que está correto.
  6.  # 6

A meu ver, o telhado tem vários problemas, alguns graves e outros que demonstram um total desconhecimento de boas práticas básicas de trabalho e falta de brio profissional:

- As telhas de canudo devem ser chumbadas apenas no beiral e no cume, sendo de resto fixadas com grampos.
    - Ao chumbar, ter em atenção para permitir a circulação de ar, ou seja, trabalhar apenas com pequenos cordões de massa de cimento hidrófugado ou, ainda melhor, de cal hidráulica.
    - Faltam os remates de cume! Na falta destes, foi utilizada muita massa para chumbar os cumes, podendo o peso excessivo da massa levantar a parte superior da última fiada de telhas nos cumes, causando fissuras na massa o que pode resultar em eventuais infiltrações.
    - O beiral pode ser devidamente chumbado (o que, neste caso, dúvido), desde que seja assegurada a devida transição entre a subtelha e as telhas do beiral.
    - As telhas não estão devidamente alinhadas verticalmente e no cume, o que pode "apenas" ser um defeito estético, e existem já telhas partidas (segunda foto, canto inferior direito). Sem bem que assim seja muitas vezes feito em obra, as telhas não devem ser cortadas no telhado (sujidade resultante de corte de telhas na segunda foto).

Talvez este vídeo possa ajudar um pouco: https://youtu.be/CnrL3Ld4cRU?si=IwMqvGrSDg-ljVFw

Qual a marca das telhas? E o que especificam as respetivas fichas técnicas e de montagem?

Se existe um fiscal, deve comunicar uma vez mais estas falhas e requerer uma instalação de acordo com as fichas do fabricante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, vascooool
  7.  # 7

Bom, video da CS, não conhecia.
    Concordam com este comentário: vascooool
  8.  # 8

Colocado por: Pedro BarradasSó agora vi com atenção as fotos, ali no beirado! está tudo selado/ atacado em massa!? com uma subtelha? Como fazem para drenar a agua que possa passar para a subtelha?

Colocado por: OliveiroS/N- O beiral pode ser devidamente chumbado (o que, neste caso, dúvido), desde que seja assegurada a devida transição entre a subtelha e as telhas do beiral.

Por estas fotos acho que dá para perceber que não houve preocupação com isso. Isto deve explicar porque tive uma infiltração pela parede abaixo durante uma tempestade.

9.  # 9

Colocado por: OliveiroS/NQual a marca das telhas? E o que especificam as respetivas fichas técnicas e de montagem?

Não sei a marca das telhas... foi o empreiteiro que as forneceu. Ele já não responde.
    Colocado por: OliveiroS/NSe existe um fiscal, deve comunicar uma vez mais estas falhas e requerer uma instalação de acordo com as fichas do fabricante.

A obra já está completa há muito tempo, agora ando a perceber o quanto fui enganado. Quanto ao fiscal, embora parecesse esforçado, tenho cada vez mais provas que é fraquinho
  10.  # 10

Colocado por: vascoooolPor estas fotos acho que dá para perceber que não houve preocupação com isso. Isto deve explicar porque tive uma infiltração pela parede abaixo durante uma tempestade.

Lamento que tenha já alguns danos.

Pode agora (tentar) tirar a primeira fiada e colocar uma banda metálica para beirados sob subtelha e sobre as telhas de beiral. No entanto, e caso não queira refaze totalmente o beiral, terá de prever um escoamento das águas entre as primeiras telhas e a bica/contracapa do beiral.

Talvez seja possível falar com um entendido para aferir se existe alguma garantia ou responsabilidade que possa reclamar. Boa sorte!
  11.  # 11

Colocado por: OliveiroS/NQual a marca das telhas? E o que especificam as respetivas fichas técnicas e de montagem?

Tenho quase a certeza que as telhas são da marca Umbelino Monteiro
  12.  # 12

um pormenor da onduline pode ser que ajude nessa questão do beirado
  13.  # 13

Para fazer a cofragem perdida dos beirados.. meteram folha de aço zincado? depois cortaram... Isso mais dia menos dia vai oxidar.
    Concordam com este comentário: OliveiroS/N
  14.  # 14

Colocado por: Pedro BarradasBom, video da CS, não conhecia.
    Concordam com este comentário:vascooool

O mais engraçado é no final mostrar a panoramica do telhado e a outra água ser de outro tipo de telha.
    Coisa estranha.
  15.  # 15

Colocado por: Dias12O mais engraçado é no final mostrar a panoramica do telhado e a outra água ser de outro tipo de telha.
    Coisa estranha.

São coberturas de teste/ensaio/demonstração e não telhados reais.

Visível p. ex. aqui: https://www.youtube.com/watch?v=OL5WLXuIHbU.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  16.  # 16

Colocado por: vascoooolTenho quase a certeza que as telhas são da marca Umbelino Monteiro

Breves citações do guia de aplicação da telha de canudo UM da Umbelino:

"A telha UM Canudo necessita de fixação individual, ou seja, peça a peça. O “grampo de inox para telha” é a peça indicada para fixar de forma fácil, rápida e eficaz todas as telhas das diferentes pendentes."

"Quando a fixação das peças do beirado ou da regularização da cornija ou cimalha é feita através de argamassa, deve ser prevista a abertura de orifícios de ventilação por baixo do beirado, independentemente da colocação de telhas ventiladoras. Ainda assim, para assegurar uma correta ventilação recomenda-se a fixação totalmente mecânica dos beirados."

https://www.umbelino.pt//client/files/0000000001/guiaumcanudopten2025_4824.pdf

0.0219 seg. NEW