Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde. Tenho uma parede exterior em
    Azulejo.
    Soluções para fazer capoto?
  2.  # 2

O regulamento municipal autoriza tapar o Azulejo ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo_pereira
  3.  # 3

Existem várias soluções, desde colagem com espuma (p. ex. Soudabond Easy) até à utilização de primários (p. ex. Cerasit ct19) ou cimentos cola destinados à colagem sobre azulejos antigos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlinhos23p
  4.  # 4

Colocado por: larkheO regulamento municipal autoriza tapar o Azulejo ?

Estou a perguntar soluções de colagem sobre leis vou aos locais indicados acho que o fórum não faz serviço municipais ou seja o que for
  5.  # 5

Colocado por: Carlinhos23p

Estou a perguntar soluções de colagem sobre leis vou aos locais indicados acho que o fórum não faz serviço municipais ou seja o que for

Sobre soluções técnicas pode também sempre perguntar nas lojas.

Muitas vezes não estamos a par de regulamentos ou especificações legais que regem o ramo da construção. Aqui ninguém quer inspecionar os seus trabalhos, mas talvez ajudar a não ter de se defrontar com novos problemas.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo_pereira
  6.  # 6

E os azulejos existentes estão bem fixos, ou tem peças soltas e/ou ocos?

Se ouver soltos e/ou ocos, esses pelo menos é para arrancar e regularizar antes de assentar capoto.
  7.  # 7

Colocado por: Carlinhos23p

Tem razão , pode ser é que tenha azar...

Em relação ao que pergunta buchas e colagem.
  8.  # 8

Azar em quê eu apenas me estou a tentar informar da melhor solução para colocar étics em cima de azulejos cerâmico, não disse ser um prédio não disse se era uma moradia se era uma garagem uma churrasqueira uma casota do cao. Não frisei se era construção remodelação se tinha licença se não tinha licença.

Quero só saber qual é a melhor solução para colocar ET em cima de azulejo cerâmicos.
    Da mesma forma que também queria saber os cinco números e as duas estrelas de mais logo à noite.
  9.  # 9

Colocado por: Carlinhos23pQuero só saber qual é a melhor solução para colocar ET em cima de azulejo cerâmicos.

Pergunte aos fabricantes.
    Por aqui é só gente mal educada, que não responde ao que perguntam.
  10.  # 10

Fiz um teste com espuma normal e uma placa de esferovite também normal que vem em caixotes a proteger materiais
      IMG_9473.jpeg
  11.  # 11

Para quê?...
  12.  # 12

o teste? queria perceber qual a aderemcia da espuma ao azulejo
    colei uma placa esferivite e arranquei depois de seco
  13.  # 13

Isso não é para colar com espuma.
  14.  # 14

Colocado por: Pedro BarradasIsso não é para colar com espuma.

Qual a melhor solução para o azulejo ?
    E essa a soluções e opiniões que queria ouvir
  15.  # 15

Colocado por: Carlinhos23pQual a melhor solução para o azulejo ?

Tem de fazer de acordo com as recomendações de instalação do sistema de ETICs que for utilizar. = tem de ver com o fabricante do sistema qual o esquema/ produtos a utilizar.

Por exemplo:
    https://cdnmedia.mapei.com/docs/librariesprovider8/line-technical-documentation-documents/qt_mapetherm_pt-12-2025.pdf
  16.  # 16

Certifique-se que usa um sistema com argamassas/colas da mesma marca ou recomendadas pela marca principal do sistema. Procure não "danificar" a garantia de que irá usufruir. Faça de acordo com as prescrições do fabricante.
    •  
      SEEING
    • 21 junho 2026 editado

# 17

Eu sou da opinião que se o azulejo tiver vidrado que o deve retirar ou pelo menos lixar o vidrado.
    A questão da aderência não se colocará numa fase inicial pois existem primários que conseguem fazer a "ponte" entre esse tipo de bases e as argamassas de colagem do sistema ETICS. Por outro lado existindo existindo fixação mecânica (deve sempre em cenários de remodelações) garantirá *a priori uma melhor e mais durável fixação.

A minha opinião relativamente ao "vidrado" existente tem que a ver com a permeabilidade ao vapor de água. O "vidrado" acaba por potenciar ainda mais as condensações junto à colagem, onde naturalmente já está localizado o ponto de condensação.
    Com ciclos de gelo/degelo (maiores/menores temperaturas) o local de colagem está sempre sujeito a maior stress se, ainda vamos potenciar mais essas condensações pode ser receita para surpresas desagradáveis no interior ou no exterior.

Obviamente que esta questão, remoção do azulejo ou lixar para eliminar o "vidrado" aumenta os custos e normalmente é tratada com alguma leveza.

Registe esta informação e numa última análise opte por um esquema em que a marca do sistema ETICS aconselhe que tipo de primário deve usar, isto para que tenha garantia da solução completa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Carlinhos23p
  17.  # 18

webertherm flex P
    Colagem de placas isolantes em sistemas ETICS sobre suportes sem absorção.

Ideal para reabilitação de fachadas.
    Elevada aderência a suportes sem absorção.
    Compatível com todos os painéis isolantes.

0.0180 seg. NEW