Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou no processo de compra de uma casa. Cpcv assinado e crédito aprovado.
    Hoje a intermediária de crédito que trabalha na imobiliária comunicou-me a data da escritura e que ia marcar com o banco.

Fui apanhada de surpresa porque como compradora sei que o dever de marcar a data é meu, com 20 dias de antecedência, conforme o CPCV.

A agente quer a escritura para daqui a uma semana, caso contrário sugeriu algumas datas, mas nenhuma delas cumpre os 20 dias de aviso.

O argumento é olhar pelas duas partes, o meu e a do comprador que tem de cancelar a hipoteca.

Sinto que estão apenas a defender o lado do vendedor. Eu ainda tenho renda paga onde estou e não me interessa antecipar o pagamento do crédito habitação, mas tenho receio de estar a ser mesquinha e prejudicar o vendedor por mera conveniência da minha parte.

Ja aconteceu aqui a alguém?
  2.  # 2

Diga que não tem disponibilidade nas datas sugeridas e sugira vc uma.
  3.  # 3

Colocado por: User12345a do comprador que tem de cancelar a hipoteca.

A hipoteca é cancelada no dia da escritura

Qual é o problema em antecipar a escritura? falta de disponibilidade?
  4.  # 4

Colocado por: User12345Cpcv assinado

O mais importante aqui é o que ficou contratuado no CPCV, que cláusulas referentes à escritura existem. Exemplo, usualmente existe uma cláusula a garantir que a escritura é feita, no máximo, dentro de x dias, senão o comprador pode legalmente adiar infinitamente.
    Pelos vistos há, pelo menos, a cláusula:
    Colocado por: User12345com 20 dias de antecedência, conforme o CPCV

Da pouca informação que temos, acho que é seguro dizer que vocês podem simplesmente recusar essas pressões para marcação da escritura.
    No pior dos casos, a agência imobiliária pode é descartar-se da realização da escritura e vocês terem que marcar e pagar a escritura. <- isso pode não significar grande mudança, acho que muitas vezes as agências marcam a escritura mas é o comprador que a paga, de qualquer maneira.

Colocado por: User12345O argumento é olhar pelas duas partes

A cantiga deles vale 0.
    Dizem ao vendedor que vão conseguir vender a casa por tanto mais que vai cobrir a comissão e já me disseram imensas vezes que não cobram comissão ao vendedor mas, sim, ao comprador (mentira descarada).
    Dizem ao comprador que as casas deles têm o melhor preço e que as casas vendidas pelos privados não valem a pena porque são sempre mais caras.
    A cantiga deles vale ZERO!!!
    Concordam com este comentário: sognim, jorgemlflorencio
  5.  # 5

Colocado por: User12345Eu ainda tenho renda paga onde estou e não me interessa antecipar o pagamento do crédito habitação, mas tenho receio de estar a ser mesquinha e prejudicar o vendedor por mera conveniência da minha parte.

Talvez estejamos a sair do plano das obrigações legais para o plano da ética e moralidade - o que não deixa de ser uma discussão interessante.

Há quanto tempo assinaram o CPCV?
    Há quanto tempo vocês têm o crédito aprovado?
    Há alguma cláusula no CPCV relativamente à vossa obrigação de prazo limite para fazer a escritura?
  6.  # 6

Para as imobiliárias o que interessa é que seja o mais cedo possível.
    Algumas pedem pagamento da comissão no cpcv. Outras na escritura. Portanto quanto mais cedo melhor. Até para depois virem para as redes dizer que venderam em X dias.

Se está dentro do prazo faça o que quiser.
  7.  # 7

Colocado por: PauloAugusto
    Talvez estejamos a sair do plano das obrigações legais para o plano da ética e moralidade - o que não deixa de ser uma discussão interessante.

Há quanto tempo assinaram o CPCV?
    Há quanto tempo vocês têm o crédito aprovado?
    Há alguma cláusula no CPCV relativamente à vossa obrigação de prazo limite para fazer a escritura?

Cpcv assinado há 28 dias e crédito aprovado há uma semana. Só fui contada pelo banco para marcar. Escritura ontem.
  8.  # 8

Já viu também se o condomínio está pago e há a declaração de não dívida?

Se fosse eu avançava com a maior rapidez possível.

Nos meus negócios já paguei do meu bolso o condomínio que o vendedor devia ter pago.
    Já paguei a realização de plantas, topógrafo,etc etc

O que dou hoje, virá amanhã de outras formas a dobrar.

Paz de espírito não tem preço.
    Concordam com este comentário: Dias12
  9.  # 9

Colocado por: PalhavaJá viu também se o condomínio está pago e há a declaração de não dívida?

Se fosse eu avançava com a maior rapidez possível.

Nos meus negócios já paguei do meu bolso o condomínio que o vendedor devia ter pago.
    Já paguei a realização de plantas, topógrafo,etc etc

O que dou hoje, virá amanhã de outras formas a dobrar.

Paz de espírito não tem preço.

Se tivesse mais possíveis interessados, teria interesse em fazer a escritura o mais rápido possível.

Como ainda quer aproveitar a renda que pagou do imóvel que arrendou é porque não deve ter grande "concorrência" e faz escritura com calma.
  10.  # 10

Colocado por: Varejote

Se tivesse mais possíveis interessados, teria interesse em fazer a escritura o mais rápido possível.

Como ainda quer aproveitar a renda que pagou do imóvel que arrendou é porque não deve ter grande "concorrência" e faz escritura com calma.

O seu comentario não faz sentido. Já tem o CPVC assinado, está a zelar pelos seus interesse e isso não tem nenhum mal.
  11.  # 11

Colocado por: palmstroke

O seu comentario não faz sentido. Já tem o CPVC assinado, está a zelar pelos seus interesse e isso não tem nenhum mal.

Claro que faz sentido, o CPCV tem penalização da devolução em dobro, se alguém pagar acima desse valor, o proprietário vende a outro mais caro, devolve em dobro e ainda ganha com isso.

Se estiver a comprar já no "valor de mercado", provavelmente ninguém vai oferecer um valor mais alto que compense.

Quando é realmente um bom negócio é fazer escritura o mais rápido possível.
  12.  # 12

Colocado por: User12345Cpcv assinado há 28 dias e crédito aprovado há uma semana. Só fui contada pelo banco para marcar. Escritura ontem.

Em termos legais, depende do que estiver contratado (e possíveis leis que desconheço).

Em termos morais, de minha interpretação,

Crédito aprovado há uma semana parece-me demasiado recente para estar com pressões para marcar escritura para muito breve - acho que um prazo razoável será marcar escritura para 20 dias depois.

Ficar bem acima de 30 dias à espera de escriturar (ex: porque há renda já paga que querem aproveitar) parece-me exagerado.
  13.  # 13

Colocado por: PauloAugusto
    Em termoslegais, depende do que estiver contratado(e possíveis leis que desconheço).

Em termosmorais, de minha interpretação,

Crédito aprovado há uma semana parece-me demasiado recente para estar com pressões para marcar escritura para muito breve - acho que um prazo razoável será marcar escritura para 20 dias depois.

Ficar bem acima de 30 dias à espera de escriturar(ex: porque há renda já paga que querem aproveitar)parece-me exagerado.

No meu caso, CPCV 90 dias, prazo marcação escritura 10 dias antecedência, consegui marcação no cartório para 5 dias depois, falei com os vendedores, houve disponibilidade.

Escritura feita 20 dias após CPCV.
  14.  # 14

Ter uma boa sobreposição entre a compra da nova casa e o abandono da primeira é muito prático para fazer mudanças.
    Temos sempre mais tralha do que achamos e demoramos sempre mais tempo a mudar do que pensamos.
  15.  # 15

E qual o problema de se tentar chegar a um acordo para a data? Mesmo que nao possa nas sugestões da imobiliária porque nao passa as suas proprias sugestões?

Sem stress

0.0226 seg. NEW