O saneamento exterior da casa antiga dos meus pais tem que ser reconstruído, disseram-me os limpadores de esgotos. As "caixas de visita" estão a deixar entrar terra, Os tubos do saneamento estão parcialmente colapsados - algumas partes visíveis dos tubos já estão ovais.
Quando uns orçamentadores visitaram, perguntei-lhes sobre colocar manilhas (de betão ou ?) à volta da nova tubagem, para que nunca mais aconteça a tubagem colapsar. Mas eles disseram que hoje em dia usa-se tubagem melhor, com aquele anelado à volta, que é tão mais resistente que com essa tubagem já não se usa manilhas.
É mesmo assim, essa nova tubagem para saneamento é tão boa que já não precisa de manilhas para impedir que colapse com o peso da terra?
Depois de se recolocar os tubos e repôr a terra, a terra terá que ser compactada/calcada antes de cimentar outra vez - estou preocupado que isso amolgue a tubagem outra vez, acabadinha de colocar...
Colocado por: callinasSe a tubagem fica muito a superfície ou está sujeita a cargas pesadas deverá
👍 Não sei o que é "muito à superfície", vai estar a uma profundidade «normal» para estas coisas - acho que 50~100cm abaixo da terra, mas a terra vai ficar coberto com cimento portanto imagino que esse "se" não se aplique.
Colocado por: callinasainda se usa PVC para saneamento das casas
Ugh 😵💫! Considerando que é esse o tipo de tubagem que tenho (e que está colapsado) e que não quero voltar a passar pelo mesmo, vou mesmo tentar que instalem outra coisa. Esses tubos anelados em espiral ("corrugados", pelos vistos) parecem-me bem e não parecem ser caros.