Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde!

Estou à procura de ideias/opções para remodelar a escada interior que podem ver nas fotos em anexo.

A escada já tem alguns anos, está bastante marcada pelo uso e faz imenso barulho sempre que alguém sobe ou desce. Esse é mesmo o principal problema que gostava de resolver.

Estou a renovar a casa aos poucos desde que me mudei, há cerca de um ano. Neste momento estou a mudar o chão: o rés do chão é em tijoleira e, a partir da escada, o piso passa a ser em madeira.

Gostava de saber que soluções recomendam para renovar a escada e, acima de tudo, reduzir o barulho. Se tiverem algumas sugestões, agradeço!

Obrigado e fico a aguardar o vosso feedback.

https://ibb.co/dsymY7tJ
    https://ibb.co/5Wd9vwsw
    https://ibb.co/Pvy6cDZJ
    •  
      marco1
    • há 3 dias editado

# 2

lixar e tratar, tentar recuperar as textura natural da madeira
    pintar de branco os rodapés da escada
  2.  # 3

Colocado por: marco1lixar e tratar, tentar recuperar as textura natural da madeira, isto se for madeira maciça, não tenho a certeza que o seja.
    pintar de branco os rodapés da escada

Não me parece que seja madeira maciça sinceramente. A madeira esta bem lisa por acaso mas ha alguns buracos nalguns encaixes e parece que está inchada, daí o barulho dela sempre que alguem sobre ou desce.

Estava a pensar retirar mesmo esta madeira e trocar por outra opção mas não sei se quer se é possível.
  3.  # 4

a foto por baixo da escada ( desvão) mostra a madeira aparentemente sem qualquer problema, portanto não sei se fará bem em acabar com ela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bteixeira3
  4.  # 5

Colocado por: marco1a foto por baixo da escada ( desvão) mostra a madeira aparentemente sem qualquer problema, portanto não sei se fará bem em acabar com ela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bteixeira3

Pois é! A parte de baixo (última foto) não demonstra nenhum problema mas porque será que a escada faz tanto barulho? O antigo proprietario da casa disse que ja faz isto ha uns 20 anos e que nunca se incomodou no entanto eu queria melhorar isto até porque o barulho faz com que pessoas que estejam a dormir, consigam acordar facilmente.
  5.  # 6

Barulho são encaixes e/ou fixações e/ou entalhes e/ou pregos que estão mal batidos/fixos/encaixados ou peças de madeira a roçarem e provocam esse barulho. Primeiro verificar a fixação das peças à parede e depois começar por verificar cada degrau. Por vezes até com cera para madeira se resolve o problema. Trabalho de ourives portanto mas também mantinha a escada e mudaria de rodapés.
  6.  # 7

Colocado por: AlexMontenegroBarulho são encaixes e/ou fixações e/ou entalhes e/ou pregos que estão mal batidos/fixos/encaixados ou peças de madeira a roçarem e provocam esse barulho. Primeiro verificar a fixação das peças à parede e depois começar por verificar cada degrau. Por vezes até com cera para madeira se resolve o problema. Trabalho de ourives portanto mas também mantinha a escada e mudaria de rodapés.

Mudarias de rodapés pelo facto de serem antigos?
    Outra coisa que reparei é que eu nao vi pregos nenhuns, é tudo parafusos.
    Já agora, no topo da escada a madeira tem um pequeno alto, parece que inchou.
  7.  # 8

porque não pede uma analise e uma proposta a um carpinteiro?
    os rodapes são muito datados ou os muda ou pinta de branco (lixar, tratamento e pintura adequada)
    outra coisa são os focinhos dos degraus mas isso até se podia viver com isso mediante as opções esteticas no compto geral
  8.  # 9

Colocado por: marco1porque não pede uma analise e uma proposta a um carpinteiro?
    os rodapes são muito datados ou os muda ou pinta de branco (lixar, tratamento e pintura adequada)
    outra coisa são os focinhos dos degraus mas isso até se podia viver com isso mediante as opções esteticas no compto geral

Pois isso da proposta a um carpinteiro é boa ideia. eu sou novo, então ainda não percebo bem destes assuntos todos. o melhor seria um carpinteiro para este tipo de trabalho?
  9.  # 10

Com esse acesso por trás tem a vida muito facilidade para consertar rangidos.

O rangido vem essencialmente da deformação da madeira quando se coloca ou tira peso: a madeira flete, roça noutras peças de madeira e tudo range.

Arranje uns parafusos compridos, aí de 4mm x 70mm (nesta situação eu prefiro parafusos em vez de pregos).

Selecione alguns degraus mais ruidosos para fazer a experiência.

Faça furos-guia, ligeiramente mais finos que os parafusos, que começam pela parte de baixo do cobertor e prosseguem pelo interior do espelho (faça marcações para cair o mais centrado na espessura do espelho possível).

Aperte bem os parafusos.

(Ver figura)

Em princípio o ranger deve desaparecer nos degraus trabalhados.
      escada.jpg
  10.  # 11

Colocado por: ClioIICom esse acesso por trás tem a vida muito facilidade para consertar rangidos.

O rangido vem essencialmente da deformação da madeira quando se coloca ou tira peso: a madeira flete, roça noutras peças de madeira e tudo range.

Arranje uns parafusos compridos, aí de 4mm x 70mm (nesta situação eu prefiro parafusos em vez de pregos).

Selecione alguns degraus mais ruidosos para fazer a experiência.

Faça furos-guia, ligeiramente mais finos que os parafusos, que começam pela parte de baixo do cobertor e prosseguem pelo interior do espelho (faça marcações para cair o mais centrado na espessura do espelho possível).

Aperte bem os parafusos.

(Ver figura)

Em princípio o ranger deve desaparecer nos degraus trabalhados.
      escada.jpg

Muito obrigado pelo desenho e pela ajuda! Uma questão, na imagem aparecem uns parafusos a vermelho mas nesse sitio já se encontram parafusos. O objetivo é retirar os antigos ou colocar mais?
  11.  # 12

Fiz um novo desenho, agora com a escada vista de lado.

Eu posso estar a ver mal, mas parece-me que a sua escada só tem parafusos atravessados entre o cobertor e o espelho que lhe fica por baixo (traços a diagonal pretos). Fico também com a impressão de que são poucos e nem sequer estão apertados até ao fundo (provavelmente são compridos demais e o carpinteiro teve medo de vazar a superfície do cobertor.

O que eu lhe estou a sugerir é fixar o cobertor ao espelho que lhe fica em cima, na direção dos riscos vermelhos.

Não tire parafusos nenhuns. Os que estão, estão, e ficam. Pode é acrescentar mais.
      escada2.jpg
  12.  # 13

Colocado por: ClioIIFiz um novo desenho, agora com a escada vista de lado.

Eu posso estar a ver mal, mas parece-me que a sua escada só tem parafusos atravessados entre o cobertor e o espelho que lhe fica por baixo (traços a diagonal pretos). Fico também com a impressão de que são poucos e nem sequer estão apertados até ao fundo (provavelmente são compridos demais e o carpinteiro teve medo de vazar a superfície do cobertor.

O que eu lhe estou a sugerir é fixar o cobertor ao espelho que lhe fica em cima, na direção dos riscos vermelhos.

Não tire parafusos nenhuns. Os que estão, estão, e ficam. Pode é acrescentar mais.
      escada2.jpg

Vou deixar mais 2 imagens para ajudar a clarificar o problema. Pelo que vejo existem os parafusos referentes ao traço vermelho e os parafusos referente ao traço preto ou estou errado?

Outra alternativa que pensamos seria retirar a madeira e colocar uma escada de cimento mas não sei o qual facil ou possível isso seria. Digo isto porque o piso de cima tem um chão que eu nao gosto (1ª foto) chão este que é exatamente igual ao usado nas escadas.
      WhatsApp Image 2026-07-07 at 17.56.19.jpeg
      WhatsApp Image 2026-07-07 at 17.49.30.jpeg
      WhatsApp Image 2026-07-07 at 17.49.13.jpeg
    •  
      ClioII
    • há 2 dias editado

# 14

Sim, numa das fotos dá para ver bem as cabeças dos parafusos referentes ao traço vermelho. Nas restantes fotos não dá para ver (ou eu é que não consigo).

A ideia é a mesma: se range, é porque está a flectir demais quando se pões peso e quando se tira peso e as peças de madeira raspam umas nas outras. Faça a experiência de aplicar mais parafusos num lance de meia dúzia de degraus consecutivos para ver se resulta: custa-lhe 30 minutos de tempo e uma ninharia de custo em parafusos.

Também houve aí quem lançasse a ideia de usar cera para diminuir o rangido. Aí a ideia é na verdade aliviar as fixações para ganhar folga entre as peças (incluindo as laterais fixadas à parede), besuntar o espaço entre as peças com cera e então voltar a apertar. A cera atua como lubrificante e cancela o rangido. Pode é o rangido voltar se a cera secar.

0.0201 seg. NEW