Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Quanto é um custo «normal» para um levantamento topográfico?

Terreno facilmente acessível (num centro urbano),
    Rectangular,
    Com ~500 m².

Levantamento topográfico que cumpra estes requisitos:
    - Levantamento topográfico georreferenciado
    - Levantamento do alçado/perfil do conjunto edificado do arruamento
    - Em formato CAD
  2.  # 2

Depende se é amigo ou não mas diria entre 230 a 250€.
  3.  # 3

Colocado por: PauloAugustoQuanto é um custo «normal» para um levantamento topográfico?

Terreno facilmente acessível(num centro urbano),
    Rectangular,
    Com ~500 m².

Levantamento topográfico que cumpra estes requisitos:
    - Levantamento topográfico georreferenciado
    - Levantamento do alçado/perfil do conjunto edificado do arruamento
    - Em formato CAD

Olá.
    Depende de muita coisa.
    Dos requisitos da Câmara, da zona, disponibilidade, etc...
    Da envolvente, se mede telhados dos vizinhos, implantação, soleiras, muros, arruamentos, esgotos públicos, caixas de visita, vegetação, etc... Cada caso é um caso.
    Uma coisa é o mínimo, outra é o correcto.
    Ainda assim, eu apontaria para 350 a 500€ + IVA. Mais que isso, precisa de uma justificação forte.
  4.  # 4

350 é barato demais para levantamento arquitetónico, que tem de incluir vizinhos.

Paguei ainda estes dias 300€ por um no Porto georreferenciado, apenas limites, cumes e beirais.

Com nuvem de pontos 500€ no mínimo
  5.  # 5

.
  6.  # 6

Colocado por: N Miguel OliveiraDepende de muita coisa.
    Dos requisitos da Câmara, da zona, disponibilidade, etc...
    Da envolvente, se mede telhados dos vizinhos, implantação, soleiras, muros, arruamentos, esgotos públicos, caixas de visita, vegetação, etc...

Não há nenhum pedido de urgência, não está planeado medir nada de especial como caixas de visita - só as delimitações do terreno e o suficiente do terreno vizinho para poder pedir uma correcção às áreas ("perfil do arruamento").

Bom, então a minha suspeita parece estar correcta, 861€ (700+IVA) por um "levantamento topográfico e o perfil do arruamento" é de facto um preço .. erm, como dizer!?

Já agora estou mesmo a ver, cobrarem 1968€ (1600+IVA) por incluírem alteração ao Alvará de Loteamento num projecto de arquitectura, não me espantava nada, também é um preço .. erm «semelhante»?
  7.  # 7

Colocado por: RicardoPorto350 é barato demais para levantamento arquitetónico, que tem de incluir vizinhos.

Paguei ainda estes dias 300€ por um no Porto georreferenciado, apenas limites, cumes e beirais.

Isso é bastante diferente dum levantamento topográfico.
  8.  # 8

Colocado por: PauloAugustoBom, então a minha suspeita parece estar correcta, 861€(700+IVA)por um "levantamento topográfico e o perfil do arruamento" é de facto um preço .. erm, como dizer!?

Depende. Pode ter justificação, não sei. Mas sim, parece algo caro.
  9.  # 9

Colocado por: PauloAugustoJá agora estou mesmo a ver, cobrarem 1968€(1600+IVA)por incluírem alteração ao Alvará de Loteamento num projecto de arquitectura, não me espantava nada, também é um preço .. erm «semelhante»?

1600+IVA pode ser correcto se inclui alteração ao alvará de loteamento. Mas isso é feito por um Arquitecto normalmente.
  10.  # 10

Paulo
    tem alguma ideia do que compõe o processo dessa alteração do loteamento?
    eu por exemplo já fiz uma em que apenas foi corrigir um parâmetro do quadro sintese que por sinal já estava consagrado como opção numa das clausulas do alvará do loteamento e outro que foi bem mais complicado que incluiu para alem da alteração do poligono de implantação, uma alteração do traçado de passeio, acesso aos lotes, estacionamento publico e plano de acessibilidades. Um custou x e o segundo 5x
  11.  # 11

O preço de levantamento topoprafico varia consoante o nivel de detalhe exigido, um feito para uma escala 1/500 tera menos detalhe que um feito para a escala 1/100.

Se inclui construçao ou nao.

Se a equipa que se deslocar ao local do trabalho é da zona ou de fora (custos de deslocação).

Area de m2 a ser medida.

Valor minimo pelo menos 350€
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira
  12.  # 12

Colocado por: N Miguel Oliveira1600+IVA pode ser correcto se inclui alteração ao alvará de loteamento.

Colocado por: marco1alguma ideia do que compõe o processo dessa alteração do loteamento?

Pois, tentei evitar dar «demasiado» contexto...

O orçamento é um projecto de arquitectura para uma moradia, que inclui alguns extras.

Na rua, o alvará de loteamento tem 5 lotes, todos supostamente 500m².
    Na CPU e RegistoPredial, o lote está registado como 420 m².
    ^ pelos vistos esta diferença tem que ser acertada antes de poder licenciar a obra, daí o levantamento topográfico e alteração ao loteamento

3 dos lotes já estão construídos e, no fim da rua, sobram 2 lotes ainda vazios - o meu mais um outro lote.
    O espaço disponível para os 2 lotes dá mais de 420x2 m².
    Como os 2 lotes é suposto serem iguais, acho que o espaço restante disponível para os 2 lotes (os últimos que ainda não estão construídos) deverá também ser dividido entre o meu lote e o lote vizinho (segundo percebi dos arquitectos).

O orçamento de arquitectura que me foi proposto é:
    - 700€+IVA "levantamento topográfico georreferenciado e o perfil do arruamento [..] Levantamento topográfico georreferenciado da propriedade; Levantamento do alçado/perfil do conjunto edificado do arruamento onde se insere a construção"
    - 1600€+IVA por alteração ao Alvará de Loteamento
    - 500€+IVA por serviços de solicitadoria para .. não sei bem, mas acho que lidar com mudar a CPU e Registo Predial
    - x€ pelo projecto de arquitectura propriamente dito (exclui projecto de gás - pensava que isso era obrigatório..?)

O que me levantou a sobrancelha foram os 2 primeiros custos, em especial o levantamento topográfico, daí a minha pergunta original.
  13.  # 13

aparentemente parece-me face á questão uma proposta equilibrada e bem estruturada e o custo não parece algo completamente descabido
    a unica coisa que deverá ter atenção é garantir que em cada uma dessas fases só pagará a totalidade apos resolução de cada uma das mesmas de forma eficaz. Portanto não pagar á cabeça logo tudo antes do deferimento camarário dessa alteração e validação na conservatória do registo predial da mesma.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  14.  # 14

Colocado por: N Miguel Oliveira

Isso é bastante diferente dum levantamento topográfico.

Mas um levantamento topográfico, tem de incluir 20 metros para cada lado dos limites do terreno, e havendo edificações as mesmas tem de estar representadas em cortes e alçados.
  15.  # 15

Colocado por: RicardoPorto350 é barato demais para levantamento arquitetónico, que tem de incluir vizinhos.

Que fazes com a nuvem de pontos ?

Eu nos meus levantamentos salvo raras excepções, faço levantamento topográfico, drone e nuvem de pontos com o laser .

No fim consoante o contratado o cliente recebe o que paga.
  16.  # 16

Colocado por: callinasMas um levantamento topográfico, tem de incluir 20 metros para cada lado dos limites do terreno, e havendo edificações as mesmas tem de estar representadas em cortes e alçados.

Depende.
    Em todo o caso, o meu comentário era sobre que um lev. topográfico é bastante diferente em preço dum lev. arquitectónico.
    Há muitos lotes com construções existentes, em que o mero lev. tográfico não chega. Seja para ampliações, ou para demolições.
    Mas também há muitos casos, em que mesmo havendo construções nos lotes vizinhos, basta a implantação, soleira, beirado e cume... em que o lev. topográfico chega e sobra.
  17.  # 17

Uma imagem vale mil sílabas.

O terreno que precisa de levantamento topográfico é mais ao menos o enquadrado a vermelho,
    E o espaço à direita é o lote vizinho, que em princípio ficaria com mais área que o meu.

O terreno tem um desnível +/- da minha altura (algo que terá que ficar no levantamento topográfico para a arquitecta .. fazer o que for preciso) e alguma vegetação, mas fora isso parece-me um projecto de levantamento topográfico simples..?
      Screenshot from 2026-06-08 16-23-24.png
  18.  # 18

Qual é a localidade?
  19.  # 19

Ovar, no distrito de Aveiro.
  20.  # 20

Fiz a escritura do terreno hoje e calhou falar sobre isto com o vendedor, dono e gestor da empresa imobiliária proprietária do terreno.

Ele disse que um levantamento topográfico de um terreno nestas condições seria na ordem dos 400€.
    Queixou-se que o problema é haver muitos poucos que façam o trabalho.

0.0148 seg. NEW