Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Em 2006 tive um visa q deixei de pagar devido a desemprego, em 2008 quando começei a trabalhar entrei em contacto com o banco e iniciei automaticamente um acordo para pagamento do mesmo ( o ordenado era o mínimo nacional ), ficou acordado 50 euros. Entretanto em Janeiro de 2009 fiquei novamente desempregada, mas continuei a efectuar o pagamento mesmo o valor do subsidio sendo de 320 euros, em Outubro do passado ano (2009) passei a pagar 75 euros uma vez q os 50 euros estava a tornar se insustentável para o banco pois não cobria nem os juros,em Janeiro deste ano (2010) propuseram me efectuar um crédito pessoal sem seguro uma vez q devido ao meu excesso de peso teria um agravamento do mesmo, e o seguro mais a prestação de pagamento de divida tornaria se maior do q as minhas possibilidades ( vivo em casa de amigos, sou mãe solteira e o único rendimento é o do subsidio) eu recusei, pois sem seguro como poderia fazer um crédito pessoal? acabando o fundo de desemprego e se até lá não arranjar nada, o q faço?eu tenho tentado mas não consigo arranjar nada, não tenho quem me fique com o meu filho ao fim de semana e todos os empregos q arranjo as folgas são rotativas ou em horário q o colégio do meu filho está encerrado ou em parte desse horário! agora enviaram me para uma empresa externa de cobrança "Effico" q dizem q a situação vai seguir a via judicial, tenho receio q me penhorem o subsidio ou q venham a casa dos meus amigos e penhorem o recheio da casa deles! alguém me pode ajudar? ou me dizer q fazer? ou se é possível eu fazer alguma coisa?!
  2.  # 2

Ana,

em primeiro lugar lamento ver qualquer pessoa nesta situação, pelo que quero deixar-lhe aqui a minha solidariedade, e a minha admiração pela sua pequena coragem de criar um filho, procurar emprego, é bom ver que não deitou a toalha ao chão!

Em segundo lugar penso que não deverá demorar muito a procurar respostas, pois parece-me que o seu caso toma já algumas proporções! Contacte um advogado (usualmente as juntas de freguesia ou a câmara municipal facilitam consultas jurídicas aos munícipes) para ver que passos dar, e se for mesmo citada a ir a tribunal, pode (com os seus rendimentos) solicitar apoio jurídico à Segurança Social.
    Tenho duas dúvidas:
    1) A Contagem dos juros não foi suspensa pois não? é que já pagou uma bela quantia! as clausulas penalizantes são tramadas no caso deste créditos, não me admiro se estiver a pagar juros a 30% ao ano.
    2) O valor da dívida reclamada (capital e juros) é superior ou inferior a 1.250 eur?

Penso que fez mal em são fazer o credito pessoal (com ou sem seguro de desemprego, sem seguro está voçê agora!...), parava a contagem de juros de mora e respirava durante uns meses.

Visto assim até lhe digo que não é mau de todo ir para a via judicial:
    i) só podem tocar em bens que sejam sua propriedade e que não sejam considerados de primeira necessidade;
    ii) a decisão judicial dá um valor que fica em dívida acabam-se os juros astronómicos dos Cartões de Crédito;
    iii) como voçê só tem o seus rendimentos (sub. desemprego) o tribunal decreta um valor máximo que terá que ser penhorado, só esse é que passa a ser entregue directamente à empresa dos Cartões de Crédito (de 320 euros, não acredito que chegue sequer aos 50 eur! a serem penhorados).

Por fim quero dizer-lhe também que no fim do subsídio de desemprego, embora espere que consiga emprego a sério, pode sempre pedir o rendimento de inserção (vulgo rend. mínimo) enquanto não conseguir outra forma de sobrevivência.

Os meus voto para que tudo corra bem!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Barros
  3.  # 3

A questão é complicada de abordar apenas lendo o que vc descreve. Se vc não tiver nada em seu nome -imoveis,heranças, ou contas bancárias- com grande certeza não a irão penhorar. Claro, partindo do principio que os seus rendimentos são inferiores ou iguais ao salário minimo. Se vc deu a sua morada fiscal nessa casa dos amigos, poderá por-se o caso se irem aí tentar penhorar o que for seu. Aí caberá aos donos da casa, provarem que tudo o aí existente, é deles e não seu!
  4.  # 4

Colocado por: ParreiraA questão é complicada de abordar apenas lendo o que vc descreve. Se vc não tiver nada em seu nome -imoveis,heranças, ou contas bancárias- com grande certeza não a irão penhorar. Claro, partindo do principio que os seus rendimentos são inferiores ou iguais ao salário minimo. Se vc deu a sua morada fiscal nessa casa dos amigos, poderá por-se o caso se irem aí tentar penhorar o que for seu. Aí caberá aos donos da casa, provarem que tudo o aí existente, é deles e não seu!

Bem,a cama do meu filho foi me dada por uma amiga(era do filho dela, como posso o provar?), eu durmo num sofá na sala (é da minha amiga,ela não tem talão da compra), o outro sofá foi um amigo meu q me deu...tenho loiça,panelas,taparueres,talheres,roupa,tudo o resto é dela, os electrodomésticos tem facts em nome dela ( excepção do fogão e esquentador, é do senhorio), os moveis alguns foram dados ( um colega do pai do meu filho), outros ela já não tem comprovativo da compra,foi á mais de 8 anos q os comprou...podem lhos tirar?! Meu deus, ainda a vou colocar em maus lençois!!! o meu subsidio é de 320 euros, não tenho IRS, a renda está em nome dela, a água,luz,e gás em meu nome (ela para não faltar ao emprego tratei eu de tudo), o PC tem recibo em nome dela e a net tambem...mas temos a mesma morada fiscal... : (
    Meu deus em q embrulhada estou, e pior...ela para me ajudar ainda se vai meter em trabalhos! Que faço?!
  5.  # 5

Primeiramente, há que manter a calma pois, de outra forma vc não vai conseguir resolver nada. Teoricamente podem penhorar tudo o que for seu. No entanto, não me parece que lhe penhorem os bens que vc descreve. Mas não lhe posso garantir.
    Por via das duvidas vc poderia mudar a morada fiscal para outro lado. No entanto, toda e qualquer correspondencia passará a ir para lá.
  6.  # 6

Colocado por: ParreiraPrimeiramente, há que manter a calma pois, de outra forma vc não vai conseguir resolver nada. Teoricamente podem penhorar tudo o que for seu. No entanto, não me parece que lhe penhorem os bens que vc descreve. Mas não lhe posso garantir.
    Por via das duvidas vc poderia mudar a morada fiscal para outro lado. No entanto, toda e qualquer correspondencia passará a ir para lá.

Nós vamos é mudarmo nos de casa!!!! ela muda a morada fiscal eu vou com ela, mas não mudo eu a morada, tenho uns amigos q já nos disseram quando a casa vaga se q lhes dissese mos, assim eles reçebem a correspondência e dão ma, todos os meus amigos sabem da minha situação e sabem o quanto eu me esforço para não me ir abaixo, o q me deixa pior é q eu estive até agora a pagar lhes(CGD) e eles acham q é pouco, e então agora querem mais...e eu não posso mais, os 75 euros já são uma fortuna!!! Eu tenho dias q nem durmo a pensar nisto...estou de todo, e o pior é q o pai do meu filho quer me ajudar e eu sinto me mal com isto tudo, por causa de dividas é q nos separa mos!Continua mos amigos é certo, mas ele tem q dar seguimento á vida dele, e não estar preso a mim pelos motivos errados...pagou se tudo, e somente este MALDITO VISA não consigo lhe dar um fim, eu bem tento...mas pareçe um KARMA : (
  7.  # 7

Ana Barros, sem duvida que é uma situação muito incomoda e pelo que nos descreve é uma Mulher lutadora.

Acho que fez mal em não aceitar o tal credito pessoal mas claro que ele só seria aprovado se tivesse fiadores e poderia ser esse o caminho encontrado por eles (cdg) em receber a divida pois não acredito que eles sabendo a sua situação não exigissem um fiador.
    Quanto aos bens que descreveu e mesmo penso estarem isentos pois a sua morada fiscal é essa mas a renda e todas as despesas da casa não estão em seu nome.
    De qualquer maneira caso fosse visitada por algum solicitador teria de provar que esses bens não são seus e eram da sua amiga.

Também aconselho a requisitar um advogado para a aconselhar no melhor caminho a tomar.

Desejo-lhe a maior força para resolver esta questão e que rapidamente possa dar novo rumo á sua vida.
  8.  # 8

Colocado por: FormaAna Barros, sem duvida que é uma situação muito incomoda e pelo que nos descreve é uma Mulher lutadora.

Acho que fez mal em não aceitar o tal credito pessoal mas claro que ele só seria aprovado se tivesse fiadores e poderia ser esse o caminho encontrado por eles (cdg) em receber a divida pois não acredito que eles sabendo a sua situação não exigissem um fiador.
    Quanto aos bens que descreveu e mesmo penso estarem isentos pois a sua morada fiscal é essa mas a renda e todas as despesas da casa não estão em seu nome.
    De qualquer maneira caso fosse visitada por algum solicitador teria de provar que esses bens não são seus e eram da sua amiga.

Também aconselho a requisitar um advogado para a aconselhar no melhor caminho a tomar.

Desejo-lhe a maior força para resolver esta questão e que rapidamente possa dar novo rumo á sua vida.

Obrigada pelas suas palavras, toda a gente me diz q eu sou a devedora mais "otária" q existe, q mesmo com uns miseros 320 euros continuei a pagar a divida e quando começei a trabalhar(a reçeber o ordenado minimo nacional) liguei lhes logo na 1 semana toda contente q lhes podia começar a pagar a divida (sou uma pobre feliz), eu cumpri sempre tudo o q me pediram...agora, passado 2 anos e 3 meses dizem q já não querem o meu dinheiro...q vou para contencioso uma vez q não posso lhes pagar mais?! onde existe justiça?! o mundo foi feito para vigaristas, não para pessoas como eu q por pura ingenuidade, e pela boa conduta q me foi ensinada perde tudo o q tem para instituições q vivem do nosso dinheiro e dissem se nossos amigos quando temos movimento de conta, quando por motivos de saude e desemprego, passamos a uns pobretanas e pisam nos e comem nos os ossos depois de já nos terem comido a carne...eu ás vezes penso em fazer as coisas de outra forma, mas não consigo...sou certinha demais, o q me vale são os amigos, e muitas vezes desconheçidos...já tive oportunidade de 3 bons trabalhos, mas até chorei pois não os pude aceitar (os horários), a minha mãe tem 73 anos e problemas de saude infinitos e vive com pouco mais de 280 euros de reforma, o pai do meu filho trabalha por turnos dia e noite para q não falte nada ao filho e tambem divide casa com colegas para poupar...desde q em 2007 entrega mos a casa ao banco q ele trabalhou para acabar com as dividas, e agora este VISA q não me larga...agora pergunto, porque eles na certeza de não conseguirem cobrar mais não aceitam o pouco q lhes posso dar, é de boa vontade e seguro! aos q devem milhões e q fogem das responsabilidades, esses nem lhes conseguem chegar!
    Obrigada por tudo, ainda bem q existem foruns...lol poupo no psiquiatra e desabafo na mesma... ; )

Ana Barros
  9.  # 9

A Deco não tem um serviço de ajuda às pessoas que estão em sobre-endividamento? Penso que a ideia é normalmente demonstrar ao credor que é do seu interesse não destruir completamente o devedor para ele lhe continuar a pagar, mesmo que isso implique abrir mão de uma parte do que lhe é devido. Eu sei que ha varios serviços desses, que negoceiam em nome do devedor, mas não me lembro de nenhum. Pode ser ue apareça allguém com uma ideia.
    • eu
    • 11 abril 2010

# 10

Cara Ana,

Qual é o valor total em dívida ?
  10.  # 11

Colocado por: euCara Ana,

Qual é o valor total em dívida ?

O valor em Janeiro deste ano era de 3000 euros(com juros).
  11.  # 12

Colocado por: lobitoA Deco não tem um serviço de ajuda às pessoas que estão em sobre-endividamento? Penso que a ideia é normalmente demonstrar ao credor que é do seu interesse não destruir completamente o devedor para ele lhe continuar a pagar, mesmo que isso implique abrir mão de uma parte do que lhe é devido. Eu sei que ha varios serviços desses, que negoceiam em nome do devedor, mas não me lembro de nenhum. Pode ser ue apareça allguém com uma ideia.

Bom dia,

Eu já pensei em me tornar associada da Deco, e provavelmente é o q irei fazer...e vou ver se no seguimento me poderão facultar ajudar nesta situação q me está a deixar doida, ontem adormeçi ás 4h da manhã...o meu filho nota q não estou bem, está sempre a perguntar porque estou triste? o q vale é q ele vai com o pai na sexta de férias ( vou morrer de saudades, mas ele fica bem e vai para o campo e sai desta cidade de doidos lol), e eu vou ver se consigo tratar nessa semana desta situação toda, já precisava de alguma calma na minha vida!

Ana Barros
  12.  # 13

Boa noite Ana,

não precisa de ser sócia da DECO para falar com eles. Basta saber qual é o gabinete mais perto de si e ir lá pessoalmente.

Não perca mais tempo e fale com eles. Boa sorte!
  13.  # 14

Bom dia Ana

É deveras uma mulher de armas por isso não desista!
    Sou da mesma opinião que os foristas anteriores: vá à DECO quanto antes! E não desista! Vá dando notícias para sabermos o ponto da sua situação!

Muitas felicidades
    •  
      FD
    • 12 abril 2010

# 15

Atenção que a DECO não faz milagres...
    É que a pagar 50€/mês, com uma dívida de 3.000€ e juros a 20~30% está literalmente a pagar apenas juros para todo o sempre (sem amortizar a dívida)...
    Só por curiosidade, qual era a dívida original? Ou seja, quanto é que custou o que comprou?
    Para mim, a solução passa por perdão de juros (o que tentaram fazer passando a dívida para um crédito pessoal).
    Ou isso, ou ganhar dinheiro.
    Não tem um suporte familiar (mãe, pai, avós, tios, etc.)?
  14.  # 16

Existe uma alternativa, que será de contactar uma empresa que conseguirá certamente negociar melhores condições para si relativamente a esse crédito. De que zona do país é Ana Barros?
  15.  # 17

Colocado por: taunusExiste uma alternativa, que será de contactar uma empresa que conseguirá certamente negociar melhores condições para si relativamente a esse crédito. De que zona do país é Ana Barros?

Sou da Amadora, e q tipo de empresas?! eu estou a pensar em ir á Deco (melhor, vou lá mesmo). ; )
  16.  # 18

Colocado por: Ana Barros
    Colocado por: taunusExiste uma alternativa, que será de contactar uma empresa que conseguirá certamente negociar melhores condições para si relativamente a esse crédito. De que zona do país é Ana Barros?

Sou da Amadora, e q tipo de empresas?! eu estou a pensar em ir á Deco (melhor, vou lá mesmo). ; )

Empresas de intermediação e aconselhamento financeiro tipo Planoviável, Decisões e soluções, etc... têm outras formas de conseguir renegociar as suas taxas de juro.

Não sei até que ponto a Deco lhe será de alguma utilidade, mas não perde nada por tentar
  17.  # 19

Colocado por: FDAtenção que a DECO não faz milagres...
    É que a pagar 50€/mês, com uma dívida de 3.000€ e juros a 20~30% está literalmente a pagar apenas juros para todo o sempre (sem amortizar a dívida)...
    Só por curiosidade, qual era a dívida original? Ou seja, quanto é que custou o que comprou?
    Para mim, a solução passa por perdão de juros (o que tentaram fazer passando a dívida para um crédito pessoal).
    Ou isso, ou ganhar dinheiro.
    Não tem um suporte familiar (mãe, pai, avós, tios, etc.)?

Não tenho quem me ajude mais, mas tenho quem me ajude...o tipo de ajuda para esta situção, não! : (
    Eu não fiz o credito pessoal porque me pediam fiadores e o credito seria somente com fiadores, mas vou lá tentar novamente falar com eles...e nos entretantos já enviei um mail para a Deco a solicitar ajuda, e já tive aguns conselhos q os vou seguir, a ver se ganho algum tempo para q a situação não piore...isto né se é possivel ficar pior!
    Mas agradeço a si e a todos...

Cumprimentos,
    Ana Barros
    • altar
    • 12 abril 2010 editado

# 20

fogo

ainda me queixo dos meus problemas, olhando para outros o nosso às vezes é bem insignificante :/

boa sorte

0.0248 seg. NEW