Estou num apartamento acerca de 6 anos em que existe gás natural. Do antigo proprietario ficou a caldeira já em fim de vida e a placa de cozinhar a gás natural. A caldeira só me dá dores de cabeça e já gastei em manutenções feita pela marca, cerca de 500 euros ao longo destes anos. A placa também está em fim de vida. Agora com a inspeçao obrigatória do gás de 5 em 5 anos, a empresa que vai fazer a inspeção já me disse que vou ter que mudar a lira da caldeira, para uma atual e em cor amarela, e nao sei se vou ter que mudar tambem o tubo que liga o gás à placa.
Estou a pensar em mudar tudo para elétrico, comprar um termoacumulador e mandar a caldeira à vida e substituir a placa a gás por uma de indução. A duvida é se o quadro elétrico aguenta.
qual é a potencia eletrica que tem disponível? e é monofasico ou trifásico.
PS: Face um termoacumulador e havendo questões com a potencia eletrica e ainda com as inexistencia de condições das instalações eltricas para um TE e para uma placa de indução e forno..., tendo gas natural pode valer apena substituir a rede e gas da sua fração e adquirir um Esquentador termoestático.
E então vou ter que mudar a instalaçao eletrica? nao é somente mudar os equipamentos?
O forno já é eletrico. os dois unicos aparelhos a gás, são a caldeira e a placa para cozinhar
O esquentador vou ter que comprar se nao mudar tudo para eletrico, porque a caldeira está em fim de vida. Mas o que eu queria era deixar de ter equipamentos a gás, porque a caldeira tem-me dado muitos gastos de dinheiro.
Colocado por: Ricliforque a caldeira tem-me dado muitos gastos de dinheiro.
Pois.. um novo, VULCANO SENSOR VENTILADO de 11l, custa uns 450€. É muito poupadinho! ~ Deve ter 3.45kVA- Em monofásico, normalmente não consegue ter mais do que 6,9kVA.
Tem de saber as condições da sua instalação eletrica e da capacidade da potencia máxima do ramal que alimenta o seu apartamento antes de se meter em aventuras...
Colocado por: Pedro BarradasVULCANO SENSOR VENTILADO de 11l, custa uns 450€. É muito poupadinho! ~
A sugestão do Pedro é a melhor para si Gás natural é uma das melhores formas de ter AQS de uma forma económica. Com Termoacumulador prepare-se para pagar o triplo do que paga com gás