Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Estou num apartamento acerca de 6 anos em que existe gás natural. Do antigo proprietario ficou a caldeira já em fim de vida e a placa de cozinhar a gás natural.
    A caldeira só me dá dores de cabeça e já gastei em manutenções feita pela marca, cerca de 500 euros ao longo destes anos. A placa também está em fim de vida.
    Agora com a inspeçao obrigatória do gás de 5 em 5 anos, a empresa que vai fazer a inspeção já me disse que vou ter que mudar a lira da caldeira, para uma atual e em cor amarela, e nao sei se vou ter que mudar tambem o tubo que liga o gás à placa.

    Estou a pensar em mudar tudo para elétrico, comprar um termoacumulador e mandar a caldeira à vida e substituir a placa a gás por uma de indução.
    A duvida é se o quadro elétrico aguenta.

    Qual a vossa opinião?
  2.  # 2

    qual é a potencia eletrica que tem disponível? e é monofasico ou trifásico.

    PS: Face um termoacumulador e havendo questões com a potencia eletrica e ainda com as inexistencia de condições das instalações eltricas para um TE e para uma placa de indução e forno..., tendo gas natural pode valer apena substituir a rede e gas da sua fração e adquirir um Esquentador termoestático.


    Depende...
  3.  # 3

    A atual é de 3,25,acho. é a mais baixa.

    Mas nao sei se o quadro é trifasico ou nao.

    E então vou ter que mudar a instalaçao eletrica? nao é somente mudar os equipamentos?

    O forno já é eletrico. os dois unicos aparelhos a gás, são a caldeira e a placa para cozinhar

    O esquentador vou ter que comprar se nao mudar tudo para eletrico, porque a caldeira está em fim de vida. Mas o que eu queria era deixar de ter equipamentos a gás, porque a caldeira tem-me dado muitos gastos de dinheiro.
  4.  # 4

    Colocado por: Ricliforque a caldeira tem-me dado muitos gastos de dinheiro.

    Pois.. um novo, VULCANO SENSOR VENTILADO de 11l, custa uns 450€. É muito poupadinho!
    ~
    Deve ter 3.45kVA- Em monofásico, normalmente não consegue ter mais do que 6,9kVA.

    Tem de saber as condições da sua instalação eletrica e da capacidade da potencia máxima do ramal que alimenta o seu apartamento antes de se meter em aventuras...
    Concordam com este comentário: pkasa
  5.  # 5

    A caldeira é só para aquecimento de águas sanitárias?
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasVULCANO SENSOR VENTILADO de 11l, custa uns 450€. É muito poupadinho!
    ~


    A sugestão do Pedro é a melhor para si
    Gás natural é uma das melhores formas de ter AQS de uma forma económica.
    Com Termoacumulador prepare-se para pagar o triplo do que paga com gás
    Concordam com este comentário: Dias12
  7.  # 7

    Colocado por: RiclifA atual é de 3,25,acho. é a mais baixa.

    Se tem 3,xx kVA de potência instalada, então é garantidamente monofásica, porque a trifásica começa no mínimo nos 6 ou 7 kVA (não me lembro ao certo).
 
0.0096 seg. NEW