Boa tarde, Ando a planear umas remodelações e recebi orçamentos de carpintaria para roupeiros e cozinhas com valores algo dispares. Pesquisei um pouco sobre melaminas, laminados, aglomerados, folheados e fiquei algo confuso, com informações contraditórias. Um dos orçamentos fala em 6000€ para um total de 7.5 metros lineares de roupeiros (2.4 de altura), em melamina, com portas lacadas branco mate, iluminação interior e puxadores escavados. Montagem e instalação incluídas. Outro refere 9000€ para a mesma quantidade de roupeiros, referem apenas laminado 19mm branco e acabamento perola ou linho. Incluem também as portas, iluminação, puxadores escavados, montagem e instalação.
Ora no passado já tive problemas com roupeiros de fraca qualidade que com o uso e o passar do tempo empenaram. Mas também não quero pagar mais 50% sem saber se efectivamente estamos a falar de qualidade diferente e que garanta longevidade do roupeiro. Alguém com experiência e conhecimento nesta área poderia ajudar-me a perceber isto e alertar-me para o que devo estar atento quando for olhar o material in loco e saber a qualidade que estou a comprar?
Com essa descrição, não dá para concluir que o orçamento de 9.000 € seja de melhor qualidade. Dizer apenas “laminado de 19 mm” não chega, porque a espessura, por si só, não garante um roupeiro melhor.
O normal é usar aglomerado revestido a melamina com 16 ou 19 mm, sendo os 19 mm mais indicado para garantir que as prateleiras tem menos tendência a ceder com peso. Eu confirmaria sobretudo se o material é hidrófugo nas zonas sujeitas a humidade (pelo menos para a cozinha), a espessura das costas e das prateleiras e se os vãos das prateleiras não são demasiado largos. Nas portas com 2,40 m de altura, deve também verificar a largura de cada porta e o número de dobradiças, porque o normal será pelo menos quatro e, em portas mais pesadas 5.
A diferença de preço pode vir de muitas condicionantes. Tipo de empresa, se é uma empresa com um custo se estrutura maior e tem de cobrar mais (por vezes as carpintarias mais pequenas tem um preço mais baixo). Se tem muito trabalho e está a receber orçamento para não aceitar, ou se aceitar vai compensar bem... (não estou a dizer que seja este seu caso).
Existe muitas coisas. Agora pelo menos tente validar alguns pontos que lhe disse. Muitos outros podia validar como marcas de ferragens, mas ai acho que já é detalhes que pode ser difícil analisar.
O carpinteiro que trabalhou comigo, não usava ferragens das marcas mais conhecidas (podia usar mas pedia o extra), mas tinha sempre muito cuidado com as orlas e a sua coragem e só trabalhava com material hidrofogo. Dizia que pela diferença de preço, preferia.