Iniciar sessão ou registar-se
    • vc74
    • 10 abril 2010 editado

# 1

Já li vários tópicos mas nada que encaixe neste meu exemplo

Adquiri um imóvel em 2000 por 80000 euros (valor da escritura) custou na verdade 125000

Se eu doar o imóvel ao meu pai, o imóvel é re-avaliado digamos em 120000, pagamos de IS 0.8% ou seja 960 euros? Vai ter que pagar ele alguma mais-valia nesta fase?

Se o meu pai passados 2 anos vender o imóvel por 120000 euros, não paga mais valias?

Não compensa, para eu fugir ás mesmas?
  1.  # 2

A doação não paga mais valias, paga 0,8% sobre o valor que for atribuido à doação, se o seu pai vender o imóvel paga mais valias se a venda for superior ao valor atribuido à doação pela qual pagaram 0,8% de imposto.
    A reavaliação das finanças tem efeitos é para o IMI.
    Compensa fazer a doação se for para vender e não quiser aplicar o dinheiro em habitação própria, mas deve atribuir à doação um valor aproximado do valor do imovel.
  2.  # 3

Mais valias... tantas dúvidas... porque é tão complicado pagar impostos em Portugal?

Alguém me pode esclarecer? As finanças dão sempre uma resposta diferente...

Terreno rustico doado em 2002 com valor patrimonial de 20 euros.
    Terreno passa a urbano em 2010 com valor patrimonial de 20 000 euros.
    Inicio construção e em 2014 tenho licença de habitação e o valor patrimonial passa para 110 000 euros.
    Tenho facturas relativas á construção desde 2011 no valor de 200 000 euros.
    Com o valor da venda pretendo pagar o empréstimo bancário e não pretendo adquirir habitação própria.

As mais valias são calculadas da seguinte forma:
    Mais-Valia = Valor da Venda – Valor da Compra*– Despesas necessárias e efectivamente realizadas inerentes à aquisição e venda do imóvel (Notário, Conservatória, SISA/IMT)
    *Actualizado para o Ano da Venda (ver coeficientes em http://www.dre.pt/pdf1sdip/2008/05/09200/0262202623.PDF).

Valor de venda: Vamos supor 250 000 euros
    Valor de compra: são os 20 euros?
    Despesas: obras mais as restantes relativas á venda?
    coeficiente: de que ano? Ano da doação?
    Se á data de venda parte das facturas da construção tiver mais de 5 anos posso utilizar as restantes facturas?
    Quando posso ou deva utilizar o valor patrimonial actual?

0.0091 seg. NEW