Colocado por: Pedro BarradasPois das conversas informais que tenho tido com a ENAT alentejo e com outros instaladores certificados, aconselham-me sempre o sistema de termossifão. E analisando as caracteristicas técncicas todas... estou convencido.
A menos que por motivos estéticos o depósito seja um inconveniente, ou, seja necessário utilizar um sistema maior e mais complexo por outros motivos...
Colocado por: kamiPenso que para ser termossifão que o depósito tem mesmo de estar acima dos colectores... se tiver ao mesmo nível já vai ter de meter bomba e passa a ser um sistema de circulação forçada!..
Colocado por: 2970713Eu continuo a achar (por A + B) que um sistema de circulação forçada é mais eficaz.
O acumulador esta mais resguardado da temperatura exterior.
O acumulador funciona na vertical, pois na horizontal os fluxos (quente / frio) não são tão eficientes.
É a minha opinião.
Colocado por: Pedro BarradasMais uma coisinha, para AQS, não aconselho a utilização de sistemas de tubo de vácuo... sempre colectores planos.Estas pessoas agradeceram este comentário:raquel.jma
Colocado por: raquel.jma
Sr. Pedro Barradas: porque não aconselha o sistema de tubos de vácuo? Alguma experiencia / comparativa entre esses e os planos?
Cumprimentos,
Resumo dos 3 sistemas: Um colector de tubos de vácuo com o mesmo preço do sistema plano possui um resultado final 35% menor. Um sistema com um resultado semelhante ao do sistema plano custa mais 40%. Eis a razão da não recomendação.
Colocado por: kamiBoasResumo dos 3 sistemas: Um colector de tubos de vácuo com o mesmo preço do sistema plano possui um resultado final 35% menor. Um sistema com um resultado semelhante ao do sistema plano custa mais 40%. Eis a razão da não recomendação.
Pode me explicar como chegou a essa conclusão? Que contas foram essas? (como se eu fosse uma criança de 5 anos)
Cumps