Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Sinceramente... Existem vantagens e desvantagens em ambos os sistemas...

Vou perguntar à empresa Ao Sol o que eles acham de um sistema e de outro... :) e Tb à Digal!
  2.  # 22

Pois das conversas informais que tenho tido com a ENAT alentejo e com outros instaladores certificados, aconselham-me sempre o sistema de termossifão. E analisando as caracteristicas técncicas todas... estou convencido.
    A menos que por motivos estéticos o depósito seja um inconveniente, ou, seja necessário utilizar um sistema maior e mais complexo por outros motivos...
  3.  # 23

Colocado por: Pedro BarradasPois das conversas informais que tenho tido com a ENAT alentejo e com outros instaladores certificados, aconselham-me sempre o sistema de termossifão. E analisando as caracteristicas técncicas todas... estou convencido.
    A menos que por motivos estéticos o depósito seja um inconveniente, ou, seja necessário utilizar um sistema maior e mais complexo por outros motivos...

Pedro tambem partilho da sua opinião ao nivel da opção do Termossifão em relação ao acumulador, além de que a diferença de preços andar a rondar os 1000 euros mais barato...... epá mas a parte estética é que me está a tramar as ideias... é que ter "um animal" destes em cima de uma casa, no meu caso, ainda por cima terrea, destoa por completo a arquitectura de uma casa.... aqui está uma coisa que ainda não me decidi.

um abraço

http://montedochafariz.blogspot.com/
  4.  # 24

Sim afsantos, no meu caso tb sinto um bocado isso.
    Arquitectura moderna (cobertura plana) não se coaduna muito bem com o termosifão.
    O ideal até eram os painéis de instalação horizontal, mas não sei nada sobre eles (penso que integram um sistema de circulação forçada).

AdrianoP, quando tiveres mais informações, partilha aqui com a gente... Que a gente agradece.
  5.  # 25

[pub]Anónimo disse:
    Neste site da LusoSol.com podem ler TUDO sobre sistemas solares térmicos - em Português

www.lusosol.com

Vale a pena visitar para quem tenha dúvidas.[/pub]
  6.  # 26

Alguém me sabe indicar empresas que comercializem painéis solares para aguas quentes sanitarias de circulação forçada a preços acessíveis?
    Abraço!
    Silva
  7.  # 27

Com o risco de parecer ingénuo:

Se eu tiver uma cobertura plana com algum espaço sob esta e pretender a opção termosifão existe algum modo de ocultar o depósito no interior, numa espécie de sotão? Compreendo que é também uma questão de desenho para manter a estanqueidade e o desempenho da cobertura mas é possível ter o depósito neste posição inferior e relativamente distante dos colectores?

Obrigado
    • kami
    • 30 agosto 2008

# 28

Boas

Eu não percebo nada disto... mas arriscaria a dizer... que caso faça isso... está a optar por um de circulação forçada...

Repare... quando se fala em termossifão... fala-se num sistema económico em que não são precisas bombas recirculadores para permutar a água fria com a quente... ou seja... num sistema termossifão o que se passa é o seguinte (penso eu): a água é aquecida dos colectores e pela lei da gravidade como está mais quente sobre sem ajuda de qq bomba para o ácumulador que está em cima... forçando a água do acumulador, que está mais fria a descer para os colectores...

Se vai colocar o depósito numa posição inferior... é impossível fazer termossifão... pq a água quente não desce sozinha... precisa de ter uma ajuda... neste caso uma bomba recirculadora... e por isso se chama sistema de circulação forçada.

Quanto mais distante estiver o depósito dos colectores... maiores vão ser as perdas... por isso é aconselhado a ficarem o mais próximos possiveis.

Eu também vou ter telhado plano... na minha futura casa... e neste momento compreendo o seu dilema... pois os olhos também comem... e apesar de ser mais caro... e de ser mais susceptivel a avarias... e de consumir mais electricidade... e de aquilo que consigo poupar de Inverno em relação ao termossifão não chegar para compensar o investimento inicial que é superior... se calhar vou optar por um de circulação forçada... que vai ficar mesmo por baixo dos painéis... já arranjei uma divisão para ele e tudo...

Esta é opinião de um mero leigo... e por favor... os entendidos que se pronunciem!!

Cumps

Kami
  8.  # 29

kami agradeço o seu comentário e esclarecimento,

Cometi um erro acima ao dizer que a minha cobertura é plana! Eu queria dizer que é inclinada (+- 40º) e que os colectores estão á altura do depósito só que estão fora do edificio e o depósito está dentro mas ao mesmo nível.
    • kami
    • 30 agosto 2008

# 30

Boas

Penso que para ser termossifão que o depósito tem mesmo de estar acima dos colectores... se tiver ao mesmo nível já vai ter de meter bomba e passa a ser um sistema de circulação forçada!..

Os sistemas termossifão não obrigam a que o acumulador esteja "em cima" dos colectores... obrigam a que estejam "acima" dos colectores! (penso eu...)

Cumps

Kami
  9.  # 31

Colocado por: kamiPenso que para ser termossifão que o depósito tem mesmo de estar acima dos colectores... se tiver ao mesmo nível já vai ter de meter bomba e passa a ser um sistema de circulação forçada!..

Pois o que Kami diz é verdade..., agora não sei se se poderá colocá-lo no interior da cobertura a um nível superior ao dos colectores sem haver perdas...
    Photobucket

cumprimentos
    carlosmcd
  10.  # 32

Eu continuo a achar (por A + B) que um sistema de circulação forçada é mais eficaz.
    O acumulador esta mais resguardado da temperatura exterior.
    O acumulador funciona na vertical, pois na horizontal os fluxos (quente / frio) não são tão eficientes.

É a minha opinião.
  11.  # 33

Colocado por: 2970713Eu continuo a achar (por A + B) que um sistema de circulação forçada é mais eficaz.
    O acumulador esta mais resguardado da temperatura exterior.
    O acumulador funciona na vertical, pois na horizontal os fluxos (quente / frio) não são tão eficientes.

É a minha opinião.

Talvez por isso e outros aspectos em média esse sistema custe mais 1000 euros do que com o Termossifão...

Um abraço

Filipe

http://montedochafariz.blogspot.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rafael Arieira
  12.  # 34

Viva a todos
    vou meter a colherada por cá!
    os paineis termosifao nao sao o ideal para nosso pais (termossifao com acumulador exterior) pode ser sim termosifao com acumulador no interior alguns dos membros já conhecem o meu artesanal :)! www.arieira.com.sapo.pt/painell.jpg
  13.  # 35

Colocado por: Pedro BarradasMais uma coisinha, para AQS, não aconselho a utilização de sistemas de tubo de vácuo... sempre colectores planos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:raquel.jma

Boa noite,

Sr. Pedro Barradas: porque não aconselha o sistema de tubos de vácuo? Alguma experiencia / comparativa entre esses e os planos?

Nota: não queria agradecer, queria citar, mas enganei-me.. sorry!
    Cumprimentos,
  14.  # 36

eu também penso que será possível a opção por termossifão com o depósito no interior (no sótão) numa posição mais elevada que os painéis e assim menos expostos à temperatura exterior.
    G
  15.  # 37

Vamos aqui a alguns factos:

1º - Um sistema puramente mecânico é sempre mais fiável do que um sistema electrónico, logo o sistema de termossifão é mais fiável que o sistema forçado.

2º - Um depósito em ambiente protegido e de preferência aquecido perde menos calor que um no exterior, logo um sistema cujo depósito fique no interior tem um melhor aproveitamento de energia.

3º - Um depósito em posição vertical funciona muito melhor que um em posição horizontal (efeito de estratificação da água)

Colocado por: raquel.jma

Sr. Pedro Barradas: porque não aconselha o sistema de tubos de vácuo? Alguma experiencia / comparativa entre esses e os planos?
    Cumprimentos,

4º - Comparação de sistema em tubo de vácuo com painel plano:

A simulação baseia-se exactamente nas mesmas condições em todos os casos (consumo, orientação solar, inclinação, concelho, etc...)
    Marca dos colectores (todos) - Donauer (Intersol)
    Software de cálculo - SOLTERM

a) 2 colectores planos FC21 (área total 3,8 m2) - custo dos colectores = 2X588€ = 1176 €
    Esolar = 2440 Kwh
    b) 1 colector tubos vácuo CPC 14 (área total 2,2 m2) - custo do colector = 1X1177€ = 1177 €
    Esolar = 1811 Kwh
    a) 1 colector tubos vácuo CPC 21 (área total 3,3 m2) - custo dos colector = 1X1672€ = 1672 €
    Esolar = 2323 Kwh

Resumo dos 3 sistemas: Um colector de tubos de vácuo com o mesmo preço do sistema plano possui um resultado final 35% menor. Um sistema com um resultado semelhante ao do sistema plano custa mais 40%. Eis a razão da não recomendação.

Cumprimentos
    • kami
    • 10 janeiro 2009

# 38

Boas

Resumo dos 3 sistemas: Um colector de tubos de vácuo com o mesmo preço do sistema plano possui um resultado final 35% menor. Um sistema com um resultado semelhante ao do sistema plano custa mais 40%. Eis a razão da não recomendação.

Pode me explicar como chegou a essa conclusão? Que contas foram essas? (como se eu fosse uma criança de 5 anos)

Cumps
  16.  # 39

Colocado por: kamiBoas

Pode me explicar como chegou a essa conclusão? Que contas foram essas? (como se eu fosse uma criança de 5 anos)

Cumps

Comparação sistema a) e b):
    O custo é semelhante, 1176€ no primeiro caso e 1177€ no segundo. O resultado final do primeiro é 35% superior ao do segundo 2440/1811 = 1,35

Comparação sistema a) e c)
    O resultado final e semelhante (mesmo assim o sistema plano possui melhor resultado 2440Kwh > 2323Kwh). O custo do sistema de tubos de vácuo é 40% superior 1672€/1176€ = 1,42

Espero ter sido mais claro

Cumprimentos
    • kami
    • 11 janeiro 2009

# 40

Boas

Não tinha reparado no valor Esolar... apenas tinha visto o preço dos paineis ... e por isso não compreendi!

Então o que me diz a € 650.00 (58/1800 18 tubos) Certificados Solar keymark (deve faltar o IVA mas não tenho a certeza)?

Não tenho os valores de Esolar destes paineis... mas os rendimentos não devem ser muito diferentes dos que apresentou...

Para além disso esses testes são uma média... e na prática os tubos de vácuo são mais eficazes... pois no Verão os planos são superiores... mas no Verão qualquer um serve e chega. Agora no Inverno... não queira comparar os planos com os de vácuo... pois não têm comparação possivel. Basta ir a uma Feira e meter a mão para ver a diferença de temperaturas entre um e outro sistema (eu estive numa feira (expofacic em Cantanhede ao ar livre e estava um dia nublado... e o painel plano estava frio à saída e o de vácuo estava morno)! Por isso essa estatistica apresentada induz em erro... pois dá vantagem aos planos no Verão... vantagem essa que não faz falta nenhuma... pois é no Inverno que só alguns aquecem!

São valores bem mais baratos que o que apresentou... tem ainda a certeza que os tubos de vácuo são mais caros?

Se alguém pretender posso fornecer o link...

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma

0.0207 seg. NEW