Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá

Dos sistemas de circulação forçada ou termossifão, qual consideram o mais vantajoso para uma construção nova?

O facto de ser uma construção nova, garante que é possível adaptar qualquer um dos sistemas... Enquanto o sistema de circulação forçada implica uma canalização pensada para tal o termossifão parece-me mais simples de implementar...

Dois exemplos do sistema:

Circulação forçada:
    http://www.aosol.pt/pt/produto/9/kit-cf300/

Termossifão:
    http://www.aosol.pt/pt/lista/12/kit-termossifao/

Aceitam-se opiniões :)
  2.  # 2

Por exepriência propria, aconselho o termosifão... Já como escrito noutros posts, e não tendo qq tipo de comissão aconselho a aquisição dos Kits da SOLAHART , pode ver aqui ou aqui
    São colectores certificados de acordo com o RCCTE.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosmcd
  3.  # 3

Olá

Pedro, quando dizes:
    São colectores certificados de acordo com o RCCTE

Isto significa que não posso ter um colector "qualquer"?

Estive a ler a ver recentemente os da "AoSol" e da "Solahart". Os AoSol pareceram-me muito interessantes, pela capacidade de reflexão...
  4.  # 4

Pois.. não pode ter um colector qualquer...
    Os SOLAHRT são um pouco mais baratos, tem tecnologia mais avançada, existem no mercado Português há mais de 20 anos, esteticamente são "elegantes", funcionam a alta pressão
  5.  # 5

Sabes onde é que se pode encontrar a lista de colector aprovados/certificados para o RCCTE ?
  6.  # 6

software obrigatório SOLTERM do INETI

em: aguaquentesolar.pt

e verificar se os colectores/ sistemas de AQS são certificados por uma destas entidades:
    certif
    Solar Keymark
  7.  # 7

8.  # 8

9.  # 9

Mais uma coisinha, para AQS, não aconselho a utilização de sistemas de tubo de vácuo... sempre colectores planos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma
  10.  # 10

Conheces alguma solução para conjungar um sistema destes com um piso radiante a água quente? Precisarei de uma caldeira a gás/gasóleo?

Será rentável o investimento da conjugação destes sistemas?
  11.  # 11

Por termosifão, penso q naõ existe.

a colocar caldeira, aconselho o gás.
  12.  # 12

Também poder ser efectuado o aquecimento central por piso radiante, através do sistema da ENERGIE...
  13.  # 13

Eu cá tenho a mesma duvida, pois não sei por que sistema optar.

Como a minha moradia é um T3, implica que coloque 4m2 de colectores solares, razão pela qual tou inclinado para o sistema de circulação forçada.
    Mas é uma situação que ainda não aprofundei, pois quando tiver preços, se calhar acabo por decidir de outra forma.

Já agora, o sistema de termosifão leva algum termoacumulador (que queria meter na lavandaria)?
  14.  # 14

o termosifão é o vulgo kit. tem o termoacumulador acoplado aos colectores solares
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 2970713
  15.  # 15

Em termos de preço, para capacidades semelhantes, andam muito distantes?
  16.  # 16

600 a 1000€ de distância, depende do tipo de instalação...
    O sistema forçado necessita de energia eléctrica para o funcionamento da bomba circuladora...
  17.  # 17

Essa questão quase não se coloca, pois a bomba gasta uns miseros 40watt/hora.
    Extrapolando para um consumo de médio de 10 horas dia (ou seja, superior ao numero de horas com exposição solar) e levando em conta o custo de 0,11€ megawatt/hora.
    Não deveremos estar a falar num custo superior a 0,8€/mês.

Por outro lado, penso que em alturas de frio elevado no exterior a probabilidade da resistência auxiliar ser accionada é superior no sistema termosifão, pois apesar de este ter um excelente isolamento térmico, as diferenças de temperatura do exterior da moradia para o interior é tb enorme.

Logo, no meu ponto de vista, isso repercute-se num custo superior.

É claro que cada instalação difere devido a enumeras variáveis, mas creio que o sistema de circulação forçada é a melhor opção para quem esta a construir uma moradia de raiz.

Outra ideia que leva a estar muito inclinado para o sistema de circulação forçado é a hipótese de colocar uma válvula termoestatica à saída do termoacumulador, assim poderei ter agua quente a uma temperatura bem superior e depois injectar na rede a água a uma temperatura mais ponderada.
    Que dizem?
  18.  # 18

depende sobretudo da zona climática... Tenho conhecimento de Kits por termossifão no alentejo e algarve a funcionarem com a resistência desligada todo o ano... por opção dos proprietários.
    Também depende do nível de conforto pretendido pelo utilizador
    está sujeito a menos avarias e manutenções periodicas...
  19.  # 19

Sim, aí compreenderei uma boa razão a favor do termosifão (manutenção e avarias).

É como eu digo, nada está decidido para os meus lados.

Uma duvida que ainda me assola tem a ver com a dimensão dos paineis, pois como a minha moradia é um T3, penso que tenho de instalar 4m2.

Sabes algo sobre isso?
    Se optar pelo termosifão, tenho de 2 kits?
  20.  # 20

Não, apenas terá q instalar 1 kit com deposito de 280/300L e dois colectores de 2m2

0.0213 seg. NEW