Dos sistemas de circulação forçada ou termossifão, qual consideram o mais vantajoso para uma construção nova?
O facto de ser uma construção nova, garante que é possível adaptar qualquer um dos sistemas... Enquanto o sistema de circulação forçada implica uma canalização pensada para tal o termossifão parece-me mais simples de implementar...
Por exepriência propria, aconselho o termosifão... Já como escrito noutros posts, e não tendo qq tipo de comissão aconselho a aquisição dos Kits da SOLAHART , pode ver aqui ou aqui São colectores certificados de acordo com o RCCTE.
Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosmcd
Pois.. não pode ter um colector qualquer... Os SOLAHRT são um pouco mais baratos, tem tecnologia mais avançada, existem no mercado Português há mais de 20 anos, esteticamente são "elegantes", funcionam a alta pressão
Eu cá tenho a mesma duvida, pois não sei por que sistema optar.
Como a minha moradia é um T3, implica que coloque 4m2 de colectores solares, razão pela qual tou inclinado para o sistema de circulação forçada. Mas é uma situação que ainda não aprofundei, pois quando tiver preços, se calhar acabo por decidir de outra forma.
Já agora, o sistema de termosifão leva algum termoacumulador (que queria meter na lavandaria)?
600 a 1000€ de distância, depende do tipo de instalação... O sistema forçado necessita de energia eléctrica para o funcionamento da bomba circuladora...
Essa questão quase não se coloca, pois a bomba gasta uns miseros 40watt/hora. Extrapolando para um consumo de médio de 10 horas dia (ou seja, superior ao numero de horas com exposição solar) e levando em conta o custo de 0,11€ megawatt/hora. Não deveremos estar a falar num custo superior a 0,8€/mês.
Por outro lado, penso que em alturas de frio elevado no exterior a probabilidade da resistência auxiliar ser accionada é superior no sistema termosifão, pois apesar de este ter um excelente isolamento térmico, as diferenças de temperatura do exterior da moradia para o interior é tb enorme.
Logo, no meu ponto de vista, isso repercute-se num custo superior.
É claro que cada instalação difere devido a enumeras variáveis, mas creio que o sistema de circulação forçada é a melhor opção para quem esta a construir uma moradia de raiz.
Outra ideia que leva a estar muito inclinado para o sistema de circulação forçado é a hipótese de colocar uma válvula termoestatica à saída do termoacumulador, assim poderei ter agua quente a uma temperatura bem superior e depois injectar na rede a água a uma temperatura mais ponderada. Que dizem?
depende sobretudo da zona climática... Tenho conhecimento de Kits por termossifão no alentejo e algarve a funcionarem com a resistência desligada todo o ano... por opção dos proprietários. Também depende do nível de conforto pretendido pelo utilizador está sujeito a menos avarias e manutenções periodicas...