Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia todos,

Vivo num prédio com mais d 30 anos, em que o sistema de iluminação de escadas é dos antigos, em que ao acender-se uma luz, acenndem todas as luzes do prédio.
    Na última reunião do condominio, foi decidido por unânimidade a introdução de um novo sistema de iluminação presencial, em que só acendem as luzes do piso onde circularem pessoas.
    O prédio tem 7 andares, com 2 fracçõs por piso.
    foi-nos apresentado um orçamento inicial de 3.800€. Não conheço os preços de mercado, mas falei com outras pessoas que tinham colocado nos seus prédios, e os valores nunca chegavam aos 1000€.
    O administrador diz que pretende que a remodelação seja efectuada por um técnico que emita um termo de responsabilidade, que como tal tem o seu preço.

O que pretendo saber é se este trabalho não é de realização relativamente fácil, para ser efectuado sem o referido termo e se o preço apresentado se encontra ajustado ao trabalho em si.

Obrigado
    Cumprimentos
  2.  # 2

a palavra realização fácil já por sí é relativa, mas realização relativamente fácil já se torna redundante ...
    o termo serve para que a instalação seja reconhecida pela certiel e como tal cumprir os requisitos da certiel

até é bom para a "unânimidade" que assim seja pois é uma forma de evitarem serem enganados pelo instalador

agora pergunto eu o que tem a facilidade do trabalho a ver com o termo de responsabilidade ?

desculpe pelo sarcasmo mas não consegui resistir
  3.  # 3

Para a realização desse trabalho, é necessário um detector por piso, assim como individualizar a instalação. Não me parece tarefa que justifique tal custo, exija mais orçamentos.
    O objectivo dessa alteração é economizar electricidade, então veja quanto pagam de electricidade neste momento, e quanto ficariam a pagar com a nova instalação e acrecente o valor da instalação.
    sem fazer contas penso que nem daqui a 30 anos, vão recuperar o valor do investimento. Mas uma coisa é certa irão contribuir para um planeta mais limpo e reduzir a nova dívida externa.
    Ainda podem fazer fazer as contas ao contrário, ver quanto economizariam com o novo sistema por ano, definir quantos anos acham razoável para abater o investimento e achar o valor de investimento adequado.
    O seu administrador tem obrigação de fazer isso, a desculpa do termo de responsabilidade não faz sentido nenhum.
  4.  # 4

Caro Ivan,

Em que consiste o orçamento de 3800€ e o de 1000€ ?

Colocando um automatico de escadas para cada piso talvez seja suficiente.
    No entanto convem verificar se os fios electricos nao pedem já a "reforma".

Não se esqueça de pedir o orçamento detalhado.
  5.  # 5

Colocado por: lvianasterBom dia todos,

Vivo num prédio com mais d 30 anos, em que o sistema de iluminação de escadas é dos antigos, em que ao acender-se uma luz, acenndem todas as luzes do prédio.
    Na última reunião do condominio, foi decidido por unânimidade a introdução de um novo sistema de iluminação presencial, em que só acendem as luzes do piso onde circularem pessoas.

Que engraçado, não sabia que esse tipo de iluminação era antiga. Moro num prédio com 1 ano e meio e tem o mesmo tipo de iluminação. Se eu acender a luz no meu andar, acendem todos os andares! O que tem uma certa lógica , desde que saio do apto, até à rua, tenho sempre luz. Mas gasta imenso!!
  6.  # 6

hoje em dia os detectores de movimento são baratissimos.
    Um por piso como já foi dito!
    E quando descermos de piso activamos o correspondente luz!

Quase 4000€ é um escandalo excepto se o predio tiver mesmo muitos andares!

Se a instalação está podre deve ser mudada independentemente deste serviço!

Peça mais orçamentos! e o termo de responsabilidade é para quê?
    Obviamente que deve ser um electricista a fazer o trabalho e não um amador.
    Apartir dai na pior das hipoteses o seguro do condominio cobre qualquer acidente posterior!
  7.  # 7

Num prédio de uma pessoa amiga (r/c+4pisos) foi o então Administrador do Condomínio, que é biscateiro, quem foi comprar os detectores de movimento e instalou um em cada piso, individualizando a iluminação dos patamares.
    Custo? O material.

Suponho com este sistema poderá poupar uns cêntimos por mês em energia electrica, e alguns euros por ano em lâmpadas.

Lembre-se que UMA lâmpada de 40W que acenda durante 5minutos de cada vez, precisa de ser accionada 300 vezes (25 horas), ou 10 vezes por dia durante 1 mês, para consumir 1KWh.
    E o KWh custa... cerca de 0,15Euros (na pior das hipóteses).

Se forem 7 pisos, é só fazer as contas...
    • eu
    • 13 abril 2010

# 8

4000 euros !?!!?! CREDO! Menos que isso gastei eu em todos os materiais e equipamentos da instalação eléctrica e ITED da minha vivenda!

Há técnicos que atiram mesmo o barro à parede....

0.0134 seg. NEW