Iniciar sessão ou registar-se
    • DMG
    • 11 abril 2010 editado

     # 1

    Estou a iniciar uma compra da moradia T4 com cave, R/C e 1º andar ainda em projecto e tenho algumas dúvidas quanto ao tipo de aquecimento a aplicar. Como na zona em questão é uma zona onde passa gás natural estou inclinado para esta solução, ou seja, radiadores com uma caldeira de gás natural. Esta solução será a adequada (o ar condicionado está posto de parte)? Até que ponto os painéis solares serão um bom investimentomesmo a longo prazo, tendo como auxilio a caldeira de gás natural?
    Por outro lado a moradia terá uma boa exposição solar e recuperador de calor para sala, quarto de R/C e um ou dois quartos de 1ºandar, consoante a disposiçao do recuperador.

    Sugestões, criticas, soluções são sempre bem vindas.

    Cumps,
    DMG
  1.  # 2

    Colocado por: DMGEstou a iniciar uma compra da moradia T4 com cave, R/C e 1º andar ainda em projecto e tenho algumas dúvidas quanto ao tipo de aquecimento a aplicar. Como na zona em questão é uma zona onde passa gás natural estou inclinado para esta solução, ou seja, radiadores com uma caldeira de gás natural. Esta solução será a adequada (o ar condicionado está posto de parte)? Até que ponto os painéis solares serão um bom investimentomesmo a longo prazo, tendo como auxilio a caldeira de gás natural?
    Por outro lado a moradia terá uma boa exposição solar e recuperador de calor para sala, quarto de R/C e um ou dois quartos de 1ºandar, consoante a disposiçao do recuperador.

    Sugestões, criticas, soluções são sempre bem vindas.

    Cumps,
    DMG


    Embora não sabendo como são as divisões e suas areas, acho dificil conseguir temperaturas (em pleno inverno) de conforto com apenas um recuperador para todas essas divisões. Se não tiver ninguem em casa durante o dia para ir pondo lenha, pior ainda, terá de chegar ao fim do dia, fazer a fogueira e esperar umas boas horas para que esses espaços aquecam. Eu apostava então na caldeira a gás com radiadores para toda a casa (incluindo a sala), e o recuperador tb na sala para aquelas alturas do ano com temperaturas mais amenas, mas que ainda sabe bem ter uma fogueirita acessa.

    Já agora, qual o motivo de por o Ac de parte, alergias ou outra?

    Abraço, Pedro
    • DMG
    • 11 abril 2010

     # 3

    Sim, alergias, o AC não dá mesmo.

    A caldeira a gás parece ser uma boa opção visto ter gás natural à porta, mas por outro lado do ponto de vista económico pode não ser, numa simulação que fiz no site da DECO surge como uma solução bastante cara.
    Uma pergunta de quem ainda não domina a matéria: é possivel utilizar a caldeira a gás como apoio aos paineis solares, ou seja, para fazer o aquecimento central em dias mais escuros e nos quais os paineis não forneçam calor aos radiadores?

    Cumps
    • DMG
    • 12 abril 2010

     # 4

    Ainda estou numa fase inicial de pesquisas, nao identifiquei ainda marcas nem precos, mas aceito sugestoes e precos para este tipo de equipamento. Neste caso a ideia era aproveitar o facto de ter gas natural a porta para solucao de aquecimento central e por outro lado conciliar esta solucao com os paineis solares.
    Cumps
    • DMG
    • 12 abril 2010

     # 5

    Há também a solução de pré aquecimento solar e esquentador a gás natural para águas quentes e depois o mesmo esquentador para aquecer os radiadores, uma solução que custa cerca de 420 EUR/ano e com emissões de 190 kg/ano de CO2 , mais amiga do ambiente que qualquer solução tipo caldeira a gasóleo ou electricidade.
    •  
      FD
    • 12 abril 2010 editado

     # 6

    Radiadores... hmmm... e porque não piso radiante? Se é para investir, faça-o bem.
    Os radiadores são grandes, inestéticos (na maioria dos casos), desperdiçam espaço e limitam a arrumação e decoração.
    O piso radiante é invisível, não estorva a ninguém, é mais confortável e aquece na mesma.

    Só não sei bem se compensa quanto às perdas caloríficas... (desconheço)
    • DMG
    • 12 abril 2010

     # 7

    Pois como disse ainda estou numa fase inicial e posso poderar bem entre as várias opções. O piso radiante sei que é muito utilizado noutros paises há muito tempo , por ex Suiça, mas podemos , digo eu, ainda estar longe dos niveis de proficiencia atingido nesses paises pois só agr começamos a equipar casas com este equipamento. Realmente a nivel estético os radiadores desfavorecem o espaço mas é uma questão de fazer contas e ponderar entre a estética e a conta ao final do mês. Vamos ver o que acabarei por escolher mas obrigado pelas opinioes.

    Cumps
    • DMG
    • 13 abril 2010

     # 8

    Alguém tem conhecimento ou que tenha instalado a caldeira de condensação BAXIROCA? Parece ser uma solução interessante que aproveita os vapores de água da caldeira para fazer aquecimento.
    • DMG
    • 13 abril 2010

     # 9

  2.  # 10

    Ainda bem que falam sobre aquecimento...
    Sou muito friorenta e sem dúvida que a minha maior preocupação na casa é ter um bom sistema de aquecimento.

    É ponto certo que vamos por chão radiante na casa toda... contudo preocupa-me a conta no final do mês (até porque ainda são alguns m2)...

    Então andamos a pesquisar e temos algumas dúvidas, andamos a ponderar ligar o sistema do chão radiante ao cilindro que será aquecido pelos paineis solares (4 bons paineis solares) e ainda vamos por um recuperador de calor com caldeira que também estará ligado ao chão. E quando isto não chegar lá terá que ir à electricidade. Para além disso todas as paredes serão de pladur... que já é muito bom isolante.

    1.O facto das paredes serem de pladur vai ajudar a que a casa não seja fria, mas comigo é melhor previnir que remediar lol
    2.Temos esperança que os paineis sejam suficientes e não seja necessário ir à electricidade.
    3.O recuperador é indispensável, simplesmente estamos a aproveitar ao máximo a utilidade dele. É obvio que não vamos fazer fogueira de proposito para aquecer o chão, mas quando fizermos fogueira estaremos a aproveitar para aquecer o chão.

    Ideias? Criticas? Sugestões? Experiencias na 1ª pessoa?

    Juliana
  3.  # 11

    Colocado por: Ju1984ligar o sistema do chão radiante ao cilindro que será aquecido pelos paineis solares (4 bons paineis solares) e ainda vamos por um recuperador de calor com caldeira que também estará ligado ao chão. E quando isto não chegar lá terá que ir à electricidade.

    A ajuda dos painéis solares não compensa o investimento. Opinião minha...
    A ajuda do recuperador é perfeitamente válida, mas será ocasional.
    Depois dizem que recorrer à energia eléctrica. Como? com resistências no acumulador? Com uma bomba de calor??
    É que são soluções com custos iniciais muito diferentes, mas tb com consumos muito, muito diferentes....
  4.  # 12

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: Ju1984ligar o sistema do chão radiante ao cilindro que será aquecido pelos paineis solares (4 bons paineis solares) e ainda vamos por um recuperador de calor com caldeira que também estará ligado ao chão. E quando isto não chegar lá terá que ir à electricidade.

    A ajuda dos painéis solares não compensa o investimento. Opinião minha...
    A ajuda do recuperador é perfeitamente válida, mas será ocasional.
    Depois dizem que recorrer à energia eléctrica. Como? com resistências no acumulador? Com uma bomba de calor??
    É que são soluções com custos iniciais muito diferentes, mas tb com consumos muito, muito diferentes....


    Sim é verdade, mas concorda que temos de investir num sistema de aquecimento certo?
    Na minha zona não existe gás natural.
    Radiadores fora de questão, não por mim mas por ele.
    Os paineis solares já somos obrigados a colocar por lei, simplesmente vamos investir mais um pouquinho lol

    O orçamento do canalizador para todo o serviço de canalização, paines solares, recuperador de caldeira, sistema de chão radiante vai para os 19.000€ + iva.
    O investimento não compensa?
    É exagerado?
  5.  # 13

    Estou a falar de 181 m2 de piso radiante...
    Quando falei em paneis solares quis dizer que eles serão a fonte principal do aquecimento do chão, e não um apoio.

    =[
  6.  # 14

    Ju, não caia nessa...
    Mesmo para dar um apoio "que se veja", têm de ser bastantes paineis.
    Agora como fonte principal de calor, garanto-lhe que é asneira!
    Já imaginou um inverno como o deste ano, onde se passaram semanas (pelo menos aqui pelo minho) em que só choveu, sem o sol nunca se mostrar?? Como fica o seu aquecimento?
    Conselho: desinvista nos paineis, coloque só os necessários para as AQS, e coloque uma bomba de calor ou uma caldeira de pellets como fonte de calor principal.
    • ze79
    • 14 abril 2010

     # 15

    boas...

    Ju1984há 3 minutos agradecer reportar publicidade sussurrar# 20citar
    Estou a falar de 181 m2 de piso radiante...
    Quando falei em paneis solares quis dizer que eles serão a fonte principal do aquecimento do chão, e não um apoio.

    Fonte Principal ? como o Pedro Azevedo referiu: gastará o dinheiro e não compensa.

    é no inverno dias escuros e chuva ,nuvens e SOL nem velo....

    isto "estar dentro de casa nesses dias seria um pouco como estar em cima de um glaciar com roupa de verão.

    ups...ups.......
  7.  # 16

    Boas...
    Neste momento estou também a construir casa na zona norte e vou colocar piso radiante eléctrico. Após várias tentativas, foi a melhor solução que encontrei no mercado, se olharmos para preço/eficiência/conforto.
    Nota: este piso radiante eléctrico não obriga a colocar piso flutuante. Como no meu caso, queria soalho pregado, esta foi uma boa solução!
    A empresa responsável é de Espanha, mas existe uma empresa representante no norte. Tive conhecimento deste material numa feira de energias renováveis (SINERCLIMA) realizada à praticamente 1 mês na Batalha.
    Para terem mais detalhes podem ver no site da empresa "mãe", o catálogo do produto em português. (http://grupoceca.com/pages/index/productos)

    espero ter ajudado...
    ADias
  8.  # 17

    Colocado por: Ju1984Ainda bem que falam sobre aquecimento...
    Sou muito friorenta e sem dúvida que a minha maior preocupação na casa é ter um bom sistema de aquecimento.

    É ponto certo que vamos por chão radiante na casa toda... contudo preocupa-me a conta no final do mês (até porque ainda são alguns m2)...

    Então andamos a pesquisar e temos algumas dúvidas, andamos a ponderar ligar o sistema do chão radiante ao cilindro que será aquecido pelos paineis solares (4 bons paineis solares) e ainda vamos por um recuperador de calor com caldeira que também estará ligado ao chão. E quando isto não chegar lá terá que ir à electricidade. Para além disso todas as paredes serão de pladur... que já é muito bom isolante.

    1.O facto das paredes serem de pladur vai ajudar a que a casa não seja fria, mas comigo é melhor previnir que remediar lol
    2.Temos esperança que os paineis sejam suficientes e não seja necessário ir à electricidade.
    3.O recuperador é indispensável, simplesmente estamos a aproveitar ao máximo a utilidade dele. É obvio que não vamos fazer fogueira de proposito para aquecer o chão, mas quando fizermos fogueira estaremos a aproveitar para aquecer o chão.

    Ideias? Criticas? Sugestões? Experiencias na 1ª pessoa?

    Juliana


    Boas,

    Não se esqueça que no Inverno costumam haver vários dias seguidos sem sol e aí, mesmo com 20 paineis solares, não irão ajudar em nada no aquecimento. Nesse caso o recurso á electricidade vai ser constante. Se além de ter posto paredes em pladur, se tb tem tecto falso com isolamento, já é uma grande ajuda para o consumo.

    Abraço, Pedro
  9.  # 18

    Bom dia,

    pelo que me foi explicado e exemplificado na feira, faz-se uma primeira regularização do chão e depois leva o piso radiante eléctrico (que tem uma camada de isolamento na fase posterior). Após a colocação do piso, é colocada a regularização final do piso em argamassa de pelo menos 6cm de espessura. Esta camada irá funcionar de "acumulador" de calor, para posteriormente aquecer os compartimentos da casa.

    Contudo, o melhor mesmo é contactar os responsáveis, para ficar com uma ideia correcta do funcionamento do produto.

    A colocação nos WC's foi importante porque não tinha espaço, nem gostava dos toalheiros de parede.

    Cmps,
    ADias
    • DMG
    • 15 abril 2010

     # 19

    Aprendiz2,
    Quais as soluções que serão melhores que a BAXIROCA em termos de caldeiras de condensação para gás natural?

    Cumps
    • DMG
    • 19 abril 2010

     # 20

    Bom dia,

    Quais serão os preços médios para uma caldeira mural a gás natural de gama média/alta e radiadores e respectiva mão de obra de instalação, ou seja, aquecimento central completo, para uma moradia com cave com 100 m2, R/C com sala de estar/jantar com 45 m2, WC com 3 m2, escritorio com 11 m2 e cozinha com 16 m2 e 1ºandar com 3 quartos de 15 m2, 20 m2 com WC privativa e 13 m2 e WC comum com 8 m2, sendo que a cave não levará aquecimento?

    Por outro lado, quais os preços para paineis solares de boa qualidade e respectiva instalação, para fornecer águas quentes para as áreas supra-mencionadas?

    Cmps,
    DMG
 
0.0244 seg. NEW