Iniciar sessão ou registar-se
    • r2a
    • 11 abril 2010 editado

# 1

Boa noite...
    Estamos a pensar fazer um jardim interior na sala...
    Mas ainda não sabemos como o fazer, ou seja, o tipo de plantas e materiais...
    Estamos abertos a opiniões e imagens....
    Desde já muito obrigada...
    • r2a
    • 16 abril 2010

# 2

Então não há nimguém que tenha jardim interior que me possa ajudar...
    ... Obrigada
  1.  # 3

Boa Noite, quanto as plantas não o posso ajudar e quanto a sala não conheço a casa e portanto assim fica dificil.
    Pretende um jardim de inverno ou um canteiro na sala?
    É um projecto novo ou um edificio existente?
    Cloque aqui uma foto e pode ser que eu o possa ajudar.

Cumprimentos
    • r2a
    • 17 abril 2010

# 4

A casa ainda esta em construção já temos as divisórias prontas estão a entrar as especialidades...
    O que eu queria era tipo um canteiro na sala onde ponha umas plantas tipo aquelas canas de bambu ou outra coisa... e depois uns godes... mas não sei se será melhor por pelo nivel do piso ou mais alto um pouco, e se se coloca um pouco de tela por baixo por causa das águas ou outro material...
    Desde já muito obrigada
    • r2a
    • 17 abril 2010

# 5

Desculpe a minha ignorância mas poderia explicar melhor?!
    Obrigada
  2.  # 6

Eu prefiro jardins interiores de céu aberto, já por causa da húmidade.
    • r2a
    • 17 abril 2010

# 7

Onde estamos a pensar ficar o jardim não é aberto, tem um pouco a frente um grande vitral e de lado um pequeno...
    Vou ver s tenho alguma foto para mostrar... para me ajudarem na melhor solução...
    • r2a
    • 20 abril 2010

# 8

Aqui esta a planta da casa para verem onde quero o jardim agradecia opiniões e conselho para fazer um canto de jardim com os menos problemas possíveis...
    desde já obrigada...
      DSC02593.JPG
  3.  # 9

olhe para começar até podia por a hipotese de abrir nessa zona a parede ( por vidro) que dá para a escada e assim criar mais luz natural para esse jardim ( eu chamaria mais canteiro sem ofensa)
    •  
      MRui
    • 21 abril 2010 editado

# 10

Colocado por: r2aEstamos a pensar fazer um jardim interior na sala...
    Mas ainda não sabemos como o fazer, ou seja, o tipo de plantas e materiais...
    Estamos abertos a opiniões e imagens....

Estão a pensar muito bem, foi pena não terem pensado isso na fase de projectos (arquitectura, águas e esgotos, electricidade). É pena também os senhores arquitectos não pensarem nessas coisas quando fazem os projectos. Em minha opinião, era preferível os arquitectos apresentarem propostas nesse sentido e os clientes recusarem por não quererem, do que o inverso. Já passei por essa experiência e parece que os clientes é que têm de ser os criativos de serviço. Enfim.
    Uma floreira interior fica sempre bem em qualquer casa, seja apartamento ou moradia, desde que haja espaço. E fica melhor ainda se for feita como deve ser.

A minha opinião para o vosso caso:
    1) Considerava a opinião dada pelo marco1, com a qual estou totalmente de acordo;
    2) Fazia com impermeabilização e drenagem;
    3) Fazia com iluminação a partir do próprio espaço;
    4) Fazia com rega automática gota-a-gota (um mecanismo automático simples é o indicado para este tipo de espaço e só custa cerca de 35€. A rega é o maior problema nestes espaços quando se vai de férias no Verão. Eu não fiz e estou arrependidíssimo);
    5) Não se preocupe com a humidade, os seus efeitos são completamente desprezíveis atendendo à dimensão da sala;
    6) Utilize apenas plantas próprias para interior (se o seu arquitecto perceber alguma coisa de paisagismo, aconselhe-se com ele);
    7) Faça vários esboços desse espaço ou peça ao seu arquitecto para os fazer e escolha o que achar mais apropriado.

Tinha outras considerações a fazer no vosso caso, mas iria complicar muito a questão. Implicava alterações que tem a ver com a própria planta da casa e não disponho dos alçados para ver determinados pormenores. É melhor esquecer esta parte.

Deixo-lhes algumas fotos do que eu fiz, pode ser que aproveitem para alguma ideia...
      1c.jpg
      1a.jpg
      1b.jpg
  4.  # 11

MRui,
    Parabéns está muito giro..penso que dá para eu aproveitar as suas dicas para o meu pátio. Embora seja pátio, posso considerá-lo jardim de interior (a céu aberto, é verdade) porque a casa (área coberta) circunda-o.
    Não sei como eu não me lembrei da rega automatica, as minhas plantas apanham imenso sol, coitadas, e estão sempre cheias de sede!
    Não foi para me ajudar a mim, mas respondedo á r2a, acabou por fazê-lo.
    Obrigada.
    •  
      FD
    • 21 abril 2010

# 12

Colocado por: MRuiDeixo-lhes algumas fotos do que eu fiz, pode ser que aproveitem para alguma ideia...

E até dá para ver o pé da famosa vizinha... :)
  5.  # 13

Colocado por: FD
    Colocado por: MRuiDeixo-lhes algumas fotos do que eu fiz, pode ser que aproveitem para alguma ideia...

E até dá para ver o pé da famosa vizinha... :)

Mas temos que concordar que já aprendeu alguma coisa connosco!
    Se reparararem já tem um chantozito antiderrapante
    • r2a
    • 21 abril 2010

# 14

Senhor Marco1 tem toda a razão é canteiro...mas todo que tem plantas eu tenho a mania de chamar jardim...:-)
    Obrigada
    • r2a
    • 21 abril 2010

# 15

MRUI Obrigada pelo comentario muito util... vamos seguir o seu conselho...
    Em relação ao nosso arquicteto foi o dinheiro mais mal gasto... mas isto foi um aparte...
    Mais uma vez muito obrigada...
    •  
      MRui
    • 22 abril 2010

# 16

Colocado por: CMartinMRui,
    Parabéns está muito giro..penso que dá para eu aproveitar as suas dicas para o meu pátio.

Muito obrigado. Por acaso, agora está mais compostinho, na altura em que as fotos foram feitas (2 ou 3 anos) ainda não estava completo e tinha alguma terra à vista.

Colocado por: CMartinEmbora seja pátio, posso considerá-lo jardim de interior (a céu aberto, é verdade) porque a casa (área coberta) circunda-o.

Se eu tivesse um pátio com jardim, a jóia da coroa central seria certamente uma Cycas Revoluta.

Colocado por: FDE até dá para ver o pé da famosa vizinha... :)

Nem tinha reparado. Pelo sapato já identifiquei quem é... estava à espera que acabasse a sessão fotográfica para me pedir aumento.

Colocado por: r2aEm relação ao nosso arquicteto foi o dinheiro mais mal gasto... mas isto foi um aparte...

Os arquitectos são como todas as outras classes profissionais, há bom e há mau. Nós é que temos azar e só nos calha...
    Tenho pena que quando construí esta casa ainda não havia o Fórum da Casa, nem a net na altura era o que é hoje.
    Tenho muito boa impressão de alguns arquitectos que costumam participar aqui no Fórum.
  6.  # 17

Boas!

Um jardim interior é algo que deve ser muito bem pensado pelas imensas possibilidades de dinâmica sazonal que pode apresentar.
    No entanto, pelo desenho que mostra, parece mais um pequeno canteiro do que um jardim...
    Algo que deve começar por considerar é que as plantas são seres vivos e têm certas necessidades que passam por luz, terra e água.
    Se o canto é muito ensombrado e sem luz natural, deve equacionar plantas de interior apesar de serem bastante moncromáticas e estáticas ao longo do ano; se tiver alguma luz natural pode pensar noutro tipo de soluções com plantas mais dinâmicas, de acordo com as suas necessidades, o espaço disponível e a exposição solar (caso deixe a parede em vidro).
    Terá sempre que impermeabilizar com tela, colocar uma caixa de drenagem e ter uma caixa de terra com um mímino de 40cm de altura caso pretenda ter algo mais que umas pequenas "florinhas".
    os bambus são uma boa opção mas nesse caso terá que colocar tela racibloc a delimitar a zona de bambús caso contrário "invadem" o restante espaço.

Espero ter podido ajudar,

Cumprimentos

0.0182 seg. NEW