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  1.  # 1

    Boas!

    O meu nome é Isabel e estou a fazer obras numa casa com bem para cima de 100 anos... Paredes em areia, barro e pedra, bastante humidade, etc. Paredes internas em tabique. Chão era em tábua. Já foi todo partido. Foi colocada brita e placa de cimento com malha-sol. Falta o isolamento e o chão flutuante ou azulejo.
    Já pesquisei algumas coisas no fórum mas há perguntas para as quais ainda não encontrei resposta. Por isso, resolvi iniciar uma discussão nova. Logo que possível coloco imagens.

    Uma questão que queria colocar é a seguinte:
    - Tenho paredes com manchas de fungos: devo lavar com lixívia ou não?

    Tenho rachas que tenho que abrir e estucar, passar lixa e dar impermeabilização (Plastron), primário e pintar (com aditivo antifungico)... (Ufa!!!!)
    No entanto, numa casa de tintas disseram-me para lavar com lixívia e agua quente (esponja ou pano espremidos) para matar o fundo. No Leroy quase meteram as mãos à cabeça quando falei nisso. Disseram que o que era bom era amoníaco (Sonasol amoniacal p.e.) mas que isso ia estragar as paredes. E isso não quero!!! Porque estragadas já estão! Têm humidade, salitre e há sítios em que o estuque ao bater está oco. e tenho picado tudo até à pedra para levar cimento ou massa de enchimento e depois megafino.

    Sei que há produtos próprios para lavar paredes mas já tenho tanto onde gastar dinheiro que sinceramente se a lixívia desse... Era mesmo isso.

    Desde já o meu agradecimento!

    Isabel
      DSC00192.JPG
  2.  # 2

    Deixei uma fotografia da cozinha que foi picada para terem talvez uma melhor noção do material das paredes exteriores.

    Esta parede já foi rebocada e metido azulejo.

    :)
  3.  # 3

    ...que saiba, não vejo inconveniente em lavar as zonas com bolores e fungos, com agua e lexivia.
    Cuidado com os olhos e as vias respiratórias (se fosse amoniaco, ainda pior), ventile bem a casa, quando estver a fazer a operação.
    Utilize equipamento individual de Protecção (mascara, oculos de protecção, luvas e vestuário adequados).
  4.  # 4

    quanto as manchas de bolor existe um produto proprio para isso e muito melhor que lixivia a lixivia lava e espalha o fungo nada melhor é mm lavar com um anti fungo e depois comprar um aditivo e por na tinta.
    atenção essas paredes não devem levar cimento so mm gesso ou massa de estuque, o cimento não cola faz tipo pedra e mais tarde cai com o peso.
    Contra ao salitre não existe solucão permanente é tratar e tratar e nada mais existe um produto proprio tb para isso mas trata nesse sitio e mais tarde aparece mais o lado ou em cima nada a fazer.
    No sitio onde o estuque ta oco deitar abaixo e tapar de novo com gesso ou massa proprioa de estuque.
    O produto proprio custa 6,95€ o litro e existe a venda no leroy
  5.  # 5

    Colocado por: dininhoquanto as manchas de bolor existe um produto proprio para isso e muito melhor que lixivia a lixivia lava e espalha o fungo nada melhor é mm lavar com um anti fungo e depois comprar um aditivo e por na tinta.
    atenção essas paredes não devem levar cimento só mm gesso ou massa de estuque, o cimento não cola faz tipo pedra e mais tarde cai com o peso.


    Já me informei do aditivo e o impermeabilizante de que me falaram mais foi o Plastron que é também antifungico e dá para o exterior e interior. Estava a pensar aplicar Plastron e o aditivo na tinta mas também já me disseram para colocar só um deles... Que me diz?

    Colocado por: dininhoContra ao salitre não existe solucão permanente é tratar e tratar e nada mais existe um produto proprio tb para isso mas trata nesse sitio e mais tarde aparece mais o lado ou em cima nada a fazer.

    Acho que ajuda a impermeabilização que vou fazer por fora? A fachada tem manchas de humidade, sitios sem tinta e rachas... E raspei por dentro a massa de acabamento toda que tinha naquele sitio. Vou meter massa nova.

    Colocado por: dininhoO produto proprio custa 6,95€ o litro e existe a venda no leroy
    De que produto fala?

    Obrigada!
  6.  # 6

    numa casa tambem para ai com 100 anos tive um problema com uma parede que quase toda ela tinha salitre piquei ate a pedra, reboquei e pintei passados uns 7 anos estava o reboco quase todo no chão a desfarelar se o q fiz foi fazer uma parede a frente desta salitrada com uma caixa de ar entre elas com tijolo de 7 e ate agora n deu mais problemas
  7.  # 7

    Só tenho sinais de salitre num ponto... (Ponto é como quem diz...)
    Por baixo da janela. Já tirei o reboco todo. Está em acabamento de areia. Por agora vai ficar assim. Ando a estudar produtos para salitre...
    Fica a fotografia.
      DSC00362.JPG
  8.  # 8

    Só porque gosto imenso da pintura que encontrei por baixo da plástica... Aqui fica uma fotografia. :)
      DSC00389.JPG
  9.  # 9

    Colocado por: isabelladedraTenho rachas que ...
    ?!?!?
    Ó meuz amigoz-z-z!

    Tomem lá cuidado com o que escrevem!! LOL
  10.  # 10

    Na renovação de paredes de alvenaria de pedra, a argamassa deverá ter como ligante base a cal.
    Existem vários produtos de renovação de fachadas compatíveis com esse suporte, por exemplo as argamassas pré-doseadas da WEBER, ou da FASSABORTOLO...
    A tinta também é importante, deverá ser permeável ao vapor de agua, pode utilizar tintas de silicatos, ou hidrosiliconicas... ver no site da NITIN, ou CIN, por exemplo.
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasNa renovação de paredes de alvenaria de pedra, a argamassa deverá ter como ligante base a cal.
    Existem vários produtos de renovação de fachadas compatíveis com esse suporte, por exemplo as argamassas pré-doseadas da WEBER, ou da FASSABORTOLO...
    A tinta também é importante, deverá ser permeável ao vapor de agua, pode utilizar tintas de silicatos, ou hidrosiliconicas... ver no site da NITIN, ou CIN, por exemplo.


    Obrigada! Ganda dica!

    Estou a usar da Fassa Bortolo a ZF 12 e ZF 19... Serão apropriadas?

    Há um sitio onde apliquei cimento... uma vez que tinha escavado até à pedra. Recomendam que retire e coloque massa de enchimento?
      DSC00365.JPG
  12.  # 12

    Acabei de comprar uma parecida com esta :Nem sei por onde começar. É um típico monte alentejano, gostaria de manter o estilo apesar de ter que mudar completamente as portas e janelas: e agora ? Alumínio? Acho que não tem nada a ver... Madeira: precisa de muita manutenção e empena... PVC?? Alguma sugestão??
  13.  # 13

    carlaisabel,
    aluminio termolacado, cor a definir, acabamento mate (equivalente às caixilharias de madeira pintadas)... esquema de cores..só vendo...

    Pessoalmente, fujo do "instituido", verde escuro.
  14.  # 14

    Também não gosto do verde escuro, mas o castanho escuro não tem nada a ver com o estilo, será que existe branco? Mas se existir não irá ficar amarelo com o Sol? Sinceramente ainda não tive tempo para procurar nada.
  15.  # 15

    Castanho escuro, é que não é nada "tradicional"... pode optar pelos vermelhos: RAL 3003 (vermelho rubi); RAL 3005 (Vermelho vinho), os azuis (RAL 5010 ou RAL 5013)... ou o branco ( não fica amarelo)... também, menos usuaisl os RAL 3011 Vermelho castanho ou RAL 5023 (azul distnte) ou RAL 5024(Azul pastel)...

    Pode ver os tons aproximados aqui:
    http://www.ralcolor.com/

    Alguns esquemas de cores, pode ver no meu site, na pagina > RESIDENCIAL.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlaisabel
  16.  # 16

    O "simplesmente branco" pode ficar bonito depende das restantes cores que usar.
    http://i.olhares.com/data/big/145/1459759.jpg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlaisabel
  17.  # 17

    Pedro Barradas, podia-me dizer qual é o vermelho da barra da casa pequena cheia de contadores na fachada, no seu site?
 
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