Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Pretendo reduzir o nível de som à noite no quarto onde durmo.
    Tenho uma casa com 46 anos que ainda tem os estores de origem em madeira.

    Tenho uma varanda atrás que abarca 2 quartos e tem uma estrutura em Alumínio com vidro simples com cerca de 20 anos com cerca de 6,8 metros por 1,55 de altura e 8 janelas.

    Nos quartos por trás tenho uma estrutura em madeira com os estores em madeira com cerca de 2,3m por 1,05 mais uma porta de abrir de 2,00m por 0,80m.

    No entanto estou a cerca de 50 metros de uma via com 7 ou 8 faixas de trânsito pelo que por vezes à noite sinto bastante o barulho.

    Pensei primeiro em melhorar ou substituir as janelas da varanda mas dizem-me que ninguém faz a manutenção das janelas com estes anos.
    A 1ª questão é se sabem de alguém que faça a manutenção de vedantes, batentes e afins de um sistema com mais de 20 anos ?.

    No entanto indicaram-me que as janelas de correr não tem um isolamento tão bom como os vidros fixos ou basculantes.
    O quarto em si tem esses vidros fixo e sistemas basculantes pelo que parece que se em vez de substituir os vidros da varanda substitui-se os do quarto ficaria melhor servido.

    Indicaram-me que o PVC duraria cerca de 15 anos sem problemas e dado que tem as janelas da varanda afastadas cerca de 1 metro desta estrutura e ficaria com estore estaria mais resguardado.

    Li também que o vidro duplo normal 4-10-4 tem uma protecção ao som de cerca de 31 decibeis e que um vidro duplo para isolamento de som com argon pode ir para valores de 42 decibeis.
    Dado que a maior parte da superfície será o vidro parece-me que seria mais interessante proteger apenas a nível do quarto.

    Indicaram-me também que deveria substituir igualmente os estores para ficar com todo o sistema renovado.
    Vi referências à FINSTRAL mas não vejo contactos em Portugal.

    Existem uns aros que dizem que se podem aplicar em cima da estrutura existente. Acredito que possa funcionar na zona de madeiras mas que será necessário ter uma porta ?.

    Sabem-me indicar algum contacto perto de Lisboa que me possa aconselhar no que devo montar ?.
  2.  # 2

    O argon tem benefícios térmicos, não acústicos.
    Em termos de acústica deverá apostar mais em espessura de vidros do que no argon ou na dimensão/largura da caixa de ar entre vidros...
    Algo tipo 6+10+8 com uma boa caixilharia já deve melhorias significativas do que comparando com vidro duplo simples de 4+10+4. O ideal era mesmo 8+10+10.

    Em termos de acústica os vidros devem ser de diferentes espessuras..

    Aqui...: FAQ Acústico - SGG
    tira algumas dúvidas relativas ao vidro..
  3.  # 3

    Os estores existentes, tem caixa interior, ou exterior?
  4.  # 4

    o estore está em caixa interior

    Existe diferença para um vidro triplo ? Justifica ?
  5.  # 5

    Acústiico:
    Então além da substituição da caixilharia, por vidro duplo (os vidros deverão ter espessuras diferentes, para bloquearem frequências sonoras mais alargadas)
    A caixa de estore, deverá ser isolada acústicamente, grande parte dos problemas de ruido, provém da caixa de estores.

    Termico:
    Não invista numa solução de caixilharia demasiado boa.. se as suas paredes não tiverem um desempenho também muito bom, corre o risco de haver condensação nas paredes, em vez de ocorrer nos caixilhos.
    Pode colocar uma grelha de ventilação auto-regulável, com atenuados acústico na tampa da caixa de estore, para permitir a renovação do ar.
  6.  # 6

    Esteve cá hoje um comercial.

    Propôs efectivamente mudar os estores mas a caixa dos estores será mais pequeno e obrigará a algum trabalho de pedreiro.

    Acha que o vidro com isolamento acústico será um exagero e indicou algo do tipo 8-14-6 e não poderei usar aros.

    Agora convém arranjar mais um ou dois orçamentos com PVC para não ser muito enganado.

    Se encomendam do estrangeiro os vidros desde que se tire as medidas em condições seria possível encomendarmos nós no estrangeiro e contratar só a montagem cá ?.
  7.  # 7

    Para cumprir com a legislação actual, e ter um desempenho acústico que acompanhe a solução de caixilharia PVC, normalmente vidros 5+6 (caixa de ar, quanto maior melhor)
    Estão a propor-lhe a colocação de estores monoblocos da solução de PVC?

    Essa do mandar vir do estrangeiro é que não percebi!!! porquê? Os vidros são normalisimos e vidreiras em Portugal que fabriquem vidros duplos, não faltam.
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasPara cumprir com a legislação actual, e ter um desempenho acústico que acompanhe a solução de caixilharia PVC, normalmente vidros 5+6 (caixa de ar, quanto maior melhor)
    Estão a propor-lhe a colocação de estores monoblocos da solução de PVC?

    Essa do mandar vir do estrangeiro é que não percebi!!! porquê? Os vidros são normalisimos e vidreiras em Portugal que fabriquem vidros duplos, não faltam.


    Vidro 5+6 como?
  9.  # 9

    O vidro duplo, ter espessuras diferêntes, sendo um com 5 e outro com 6, caixa de ar, o maior que o perfil da caixilharia permitir.
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasO vidro duplo, ter espessuras diferêntes, sendo um com 5 e outro com 6, caixa de ar, o maior que o perfil da caixilharia permitir.


    O que está a dizer,seria frustrante para quem quizesse reduzir efectivamento o som...
  11.  # 11

    Já reduz... relativamente à solução existente, além de que continuará ter problemas com o estore monobloco...(é apenas em PVC e EPS)

    E quanto à atenuação acústica da solução, ser suficiente ou não para controlar o ruido de incomodidade... só efectuado medições acústicas de pois prescrever uma solução de correcção à medida.

    Eu "receitei" uma solução que funciona para a maior parte dos casos. E tenho a certeza que não prescrevi errado.
    Se estamos a falar de uma situação junto à 2ª circular ou VCI, só mesmo com caixilho DUPLO.... ;)
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasJá reduz... relativamente à solução existente, além de que continuará ter problemas com o estore monobloco...(é apenas em PVC e EPS)

    E quanto à atenuação acústica da solução, ser suficiente ou não para controlar o ruido de incomodidade... só efectuado medições acústicas de pois prescrever uma solução de correcção à medida.

    Eu "receitei" uma solução que funciona para a maior parte dos casos. E tenho a certeza que não prescrevi errado.
    Se estamos a falar de uma situação junto à 2ª circular ou VCI, só mesmo com caixilho DUPLO.... ;)


    Reduz relactivamente?
    Isso não serve para qualquer um que queira dormir perto do ruído ao tráfego.
    O caixilho duplo é absolutamente dispençável.
  13.  # 13

    REDUZ substâncialmente, o ruído aos sons aéreos, em relação à solução existente no edificio. ;)
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasREDUZ substâncialmente, o ruído aos sons aéreos, em relação à solução existente no edificio. ;)


    Reduzir substancialmente não serve os intentos de quem quer dormir junto a 7 ou 8 faixas de rodagem...são cerca de 70 décibéis...
    Pretende-se que se tenha pelo menos cerca dos trinta...
    A sua solução anterior faz-me lembrar quem vai à loja do chinês comprar uma chave de fendas,e logo quando a usa,estraga-se.
  15.  # 15

    ... Loll , ISTO tem tudo a haver com os custos-beneficios... Se quer recomendar ao pjssms um sistema de caixilharia com indíce de isolamento superior às paredes exteriores existenstes... pode fazê-lo.

    Mas temos de ser pragmáticos e apresentar soluções realistas.

    Outra coisa que parece é que a varanda dos quartos está envidraçada (marquise), é verdade? Se substituir os vãos dos quartos por novos em PVC, ou outro, com sistema de batente e vidro duplo, e alterar ou eliminar os estores, notará uma diferênça enorme.
    No quarto com janela de fachada directa para rua, é o que tiha dito.

    O isolamento a ruidos aéreos do caixilho, não é efectado apenas pelo desempenho do vidro, mas é o somatório do conjunto de caixilharia escolhida, da qualidade de manufactura e instalação.

    FINSTRAL:
    http://www.finstral.com/web/pt/Home-U1257436055068.1U.html
    ou
    http://www.cubistral.pt/cgi-bin/cubistral/scan/fi=products/co=yes/sf=brand/se=Finstral/op=rm/su=1/nu=0/ml=9999/tf=prod_group_order/to=n/sp=results.html

    KÖMMERLING:
    http://www.eurocaixilho.pt/

    DELEME:
    http://www.deleme.pt/

    DECEUNICK:
    http://www.ogivaglobal.pt/Prod_Janelas_PVC_70mm.html

    REHAU:
    http://www.rehau.pt/construcao/tecnica.de.janelas.e.fachadas/tecnica.de.janelas.e.fachadas.shtml
  16.  # 16

    neste momento tenho uma varanda fechada com vidro simples e depois é que tenho esta janela
    portanto a colocar vidro duplo fico com vidro triplo.
    Este alumínio simples tem cerca de 20 anos e não existe ninguém que se ofereça para fazer a manutenção o que significa que é indiferente o alumínio durar mais que 20 anos se as borrachas, vedantes e afins não duram.

    os estores actuais não tem isolamento e sendo em madeira não vejo como os isolar.

    isto é perto da calçada da carriche e existem ainda uns prédios pelo meio.

    não existem sons de aviões por perto

    O mandar vir do estrangeiro aparente ser de as janelas serem da finstral.
  17.  # 17

    Pedro Barradas...

    Loll?...Que palavra é essa?Isto é para mim?Que eu saiba não consta no meu dicionário...(português)
    Não me diga que se informou logo sobre as paredes que o pjssms tem em sua casa...40 anos numa casa para si quer dizer que não pode ter paredes que reduzam em pelo menos 38 décibéis?
    Loll?Que converça é essa?De certeza que não pode ser para mim...talvez para tipos da sua escola.
    Os termos pragmáticos que se devem fazer numa construção não é aconselhar o que não resulta com a presunção que a casa não tenha argumentos idênticos ao objectivo.
    O termos realistas são desde logo combater ao máximo o que realmente desconforta,e isso nunca passará pela atenuação presunçosa de que não vale a pena...claro que um vão com cerca de 4metrosx1,10...pode e deve ser contemplada solução que à partida resulte logo nessa parte,e o futuro passa logo por aí,logo sendo casa própria,e pode ter a certeza que ficará mais bem servido com um vão daquela dimensão com a devida atenção ao objectivo do que sobre presunção de uma possível má redução por parte das paredes,colocar um vão sem qualquer benefício evidente...
    Suas observações são absolutamente contraditórias...observe então seu aconselhamento sobre substituir o resto das janelas...os vãos do quarto etc.em pvc,mas afinal vale a pena investir ou não?E PVC para quê?não pode ser alumínio normal?Na sua ideia não vale a pena gastar tanto dinheiro numa casa com 40 anos,ou afinal vale ou não vale?

    Mas que treta de converça a sua.
  18.  # 18

    LOLOL na "giria" web, é uma gargalhada... mas não estava a gozar consigo...
    Aliás nem entendo porque me está a atacar, não o confrontei com absolutamente nada. Também não o vejo a aconselhar com soluções concretas...

    Concerteza se as paredes tiverem massa suficiente cumprirão com o RRAE, o Indíce exigido de isolamento sonoro a sons de condução aérea para o exterior de edificios de habitação é de 33dB ( Zona mista), tendo o edificio cerca de 40 anos e pela zona (perto da c. Carriche), presumo que seja em alvenaria simples de tijolo de 22.

    O Dnw, é achado efectuando ponderação da participação de cada elemento contribuinte para o isolamento de fachada( por exemplo a alvenaria, a caixilharia e ainda a correcção do elemento de caixa de estore)

    A marquise já faz atenuação acústica aos compartimentos interiores. A correcção extra deverá ser efectudada nos vãos dos compartmentos, os maiores, pelo que percebi têm 2.00mx0,80m (menor area de envidraçado + mais barato
    a correcção), pelo que à partida não mexeria no envidraçado da marquise...

    Claro que pode ser aluminio, mas o interessado só mencionou PVC.
    Se o interessado se considera incomodad com o ruido, claro que valerá apena a substituição, e aconselho umas olução que me parece adequada.

    Não encontro contradição nas minhas explicações.
  19.  # 19

    A varanda tem o tijolo de 15 e a parede interior é de 25 cm.
    Não tenho fachada directa para a rua mas tenho sempre varanda antes da divisão.

    Qual a vantagem do alumínio em termos de protecção acústica ?
  20.  # 20

    Só consegue equiparação acústica entre PVC e Aluminio, em series cara de aluminio, e mesmo assim tem de estar muito bem fabricado, já que é habitual haver frestas de montagem na ligação dos esquadros (cantos entre travessas e couceiras).... mas como o Jorge Rocha tem interesse no aluminio, ele que se defenda...

    .. claro que a varanda tem tijolo de 15. nem faça a asneira de melhorar mais a caixilharia nesse ponto, que em vez de haver condensação no caixilho da marquise, haverá depois também nas paredes.
 
0.0231 seg. NEW