Iniciar sessão ou registar-se
    • lir
    • 12 abril 2010

# 1

Olá a todos.
    Moro com a minha mulher há poucos meses na cave de um prédio antigo (77 anos) de 5 pisos com um condómino por piso. Os condóminos dos pisos acima do R/C convovaram para 5ª feira uma reunião para discutir a instalação de um elevador no prédio, pretensão nada mais que natural, ainda que sem interesse para mim. Até agora, as relações com os restantes condóminos têm-se processado com toda a correcção e cordialidade, no entanto, sinto quando as questões nos são apresentadas, todos os condóminos já as discutiram entre eles e já chegaram a um acordo prévio. Esta situação deixa-me um pouco desconfiado sobre o que pode acontecer na dita reunião e quanto ao que lá ficar decidido, daí as seguintes questões para as quais peço as vossas respostas ou opiniões:

1) Não temos interesse em que o elevador desça até à cave mas convém referir que na cave existe um pequeno cubículo de 5 m2 que tem o tecto inclinado (está debaixo do lanço de escadas) que foi aproveitado como arrecadação do prédio. Pode o condomínio decidir que o elevador desça até à cave? Nesse caso somos obrigados a pagar a construção e manutenção do elevador?

2) O elevador ficará em princípio instalado no vão das escadas. Este vão termina na cave, formando assim um hall considerável à porta de casa. Ainda que esta seja uma área comum, incomoda-nos o facto de perdermos o seu usufruto. Tecnicamente, é possível que a 'base' do elevador seja feita de maneira a não desaproveitar totalmente este espaço?

3) Um pouco na sequência do ponto anterior, uma vez instalado o elevador, existe algum tipo de inconveniente particular para nós que estamos na cave. Existe algum tipo de inconveniente não exclusivo da cave?

Obrigado desde já.
    • lir
    • 13 abril 2010

# 2

Qualquer contributo é bem-vindo... :)
  1.  # 3

A meu ver pode fazer o seguinte:
    não impeça essa melhoria significativa para o prédio mas peça que fique deliberado que não vá até á cave e que sejam todas mas todas as normas aplicáveis á instalação do elevador ( a do isolamento sonoro por exemplo). Desta forma fica isento das despesas inerentes a essa instalação e sua manutenção e ficam todos satisfeitos.
    •  
      FD
    • 13 abril 2010

# 4

Algumas observações pertinentes aqui: Imputação nas obras de um novo elevador.
  2.  # 5

A sua habitação é a unica na cave ?
    Caso nao seja, o(s) outro(s) morador(es) sao da mesma opinião?

É proprietário da fracção onde vive ?
    Se não for, cabe ao proprietário decidir.

Refere que vive nessa casa a poucos meses.
    Por acaso tem conhecimento se anteriormente houve ou não reunioes que abordassem o tema da colocação do elevador?
    • lir
    • 14 abril 2010

# 6

A sua habitação é a unica na cave ?
    Caso nao seja, o(s) outro(s) morador(es) sao da mesma opinião?

Sim, somo os únicos moradores da cave. O prédio tem apenas uma habitação por piso. Os condóminos do 1º, 2º e 3º estão interessados no elevador e apesar de ser indiferente para o do R/C, tanto quanto me apercebi, será a favor também. Nós seremos os únicos prejudicados ao (limitação do uso do espaço comum ocupado pelo poço do elevador e perda da luminosidade vinda da clarabóia do prédio),

É proprietário da fracção onde vive ?
    Se não for, cabe ao proprietário decidir.

Sim, somos nós os proprietários.

Refere que vive nessa casa a poucos meses.
    Por acaso tem conhecimento se anteriormente houve ou não reunioes que abordassem o tema da colocação do elevador?

Tanto quanto sei, o assunto nunca foi abordado em reuniões anteriores.

0.0115 seg. NEW