Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Com leituras feitas a várias discussões neste fórum já percebi que é muito importante certificar-me da viabilidade de construção e de outros factores desse mesmo terreno. Nós pretendemos adquirir um terreno mas não para construção imediata pois financeiramente não o conseguimos, por isso a minha pergunta é:

    - O PIP é a única ferramenta que me permite saber essas informações? é que pelo que percebi é preciso um género de projecto, arquitecto... etc, verdade? Tendo nós 2 ou 3 terrenos que gostamos, pedir isto para todos iria-nos sair muito caro... Há alguma maneira de conseguir informações sobre viabilidade de terreno, m2 de construção e implantação mais facilmente?

    Para além disto é preciso certidão da conservatória, plano PDM, mais alguma coisa importante???

    Desculpem tanta questão, mas li tanta coisa, que agora estou confusa, e como sou uma leiga nestas questões.... queremos muito comprar um terreno mas ficamos com medo de fazer coisas erradas ou n ter em atenção certos pormenores importantes... Como fariam vocês se andassem à procura de terreno????

    Muito obrigada

    C. Fernandes
  2.  # 2

    Obviamente que não precisa de pedir um pedido de informação prévia (PIP) para cada terreno que tem em vista de comprar.

    Ao falar com um arquitecto, se lhe mostrar as localizações dos terrenos, basta saber os índices de que o PDM permite para cada local, se o terreno está em algum loteamento e obedece a regras mais especificas, etc... ele melhor que ninguém o poderá aconselhar qual o melhor terreno para si, dadas as caracteristicas do projecto de arquitectura que pedir (casas térreas, casas de 2 pisos, com caves, sem caves...)
    Penso que só após a comprar então do terreno é que depois deve avançar para um projecto de arquitectura mais em concreto... caso contrário, para alem da perda de "investimento" em projectos, perde tempo, o seu e o do arquitecto...

    cumpts!
    BHP | Arq
    •  
      FD