Iniciar sessão ou registar-se
    • rola2
    • 14 abril 2010 editado

     # 1

    comprei dois apartamentos q estou a pagar mas nunca trabalhei em Portugal logo nunca descontei um tostão para este que é o meu pais, agora queria saber q impostos vou pagar sobre os dois apartamentos em questão. como n estou em Portugal vou meter a alugar q sempre ajuda a pagar o empréstimo pedido ao banco, n sei se é importante a idade para poderem responder à minha questão,mas tenho 29 anos
    •  
      FD
    • 15 abril 2010 editado

     # 2

    Paga IMI todos os anos, cujo valor pode variar entre 0,2% e 0,7% do valor patrimonial (valor que as finanças atribuem ao imóvel).
    Em termos de IRS, por exemplo, sem despesas e deduções, para 2 rendas mensais de 500€ pagaria em 2009 1800€ de IRS segundo o simulador das finanças (150€/mês ou 75€/apartamento/mês).
  1.  # 3

    boas tardes, mas n haverá uma maneira de n pagar o IMI? eu ouvi dizer q as pessoas q trabalham no estrangeiro n pagam durante uns anos e tenho um amigo que diz que não paga durante 8 anos porque penso que foi a segurança social
  2.  # 4

    Colocado por: rola2boas tardes, mas n haverá uma maneira de n pagar o IMI? eu ouvi dizer q as pessoas q trabalham no estrangeiro n pagam durante uns anos e tenho um amigo que diz que não paga durante 8 anos porque penso que foi a segurança social


    Tem piada. Ontem o rola2 estava desejoso de pagar impostos e contribuir para este país, e hoje já não quer pagar IMI.
  3.  # 5

    só pago aquilo que tiver mesmo que pagar porque por aquilo q vejo mais valia ter comprado um apartamento no país onde vivo neste momento
  4.  # 6

    Colocado por: rola2boas tardes, mas n haverá uma maneira de n pagar o IMI? eu ouvi dizer q as pessoas q trabalham no estrangeiro n pagam durante uns anos e tenho um amigo que diz que não paga durante 8 anos porque penso que foi a segurança social


    Qualquer isenção que possa existir é para habitação própria, se vai alugar....
  5.  # 7

    Se bem me recordo quando fui alugar o meu apartamento informaram-me se for legal(com contrato nas fianças) podia pedir isenção do IMI por mais 8 anos
  6.  # 8

    Pedidos de isenção de IMI (site das Finanças):

    http://www.e-financas.gov.pt/ajuda/DGCI/FAQEntregISIMI.htm
  7.  # 9

    Se a casa for nova, se for o primeiro proprietário e provar que é para habitação própria e aonde fixa residência, poderá entregar o papel para pedir a isenção e eles poderão conceder-lha. É provavelmente o que aconteceu ao seu amigo. Mas se comprou dois apartamentos, não poderá ficar isenta dos dois, a menos que sejam os dois novos, que um se destine a residência e outro unicamente para arrendamento. Se quando comprar o apartamento novo ficar escrito na escritura que se destina a arrendamento, poderá também obter a isenção. É mais ou menos isso e tenho a certeza a certeza absoluta do que estou a dizer. Telefone para a repartição de Finanças e eles dar-lhe-ão mais detalhes. Se a segunda casa for comprada ao construtor e pedir que inscrevam na escritura que se destina a arrendamento, poderá obter a isenção de mais ou menos oito anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rola2
 
0.0125 seg. NEW