Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde
    Comprei uma pequena moradia sem infraestruturas nenhumas e estado degradado.
    Recuperei, puz agua,esgotos, mudei telahado, etc, etc
    É vidente que o valor real (se é que isso existe) era um e agora, depois do investimento, será outro.
    A minha pergunta é :
    Se vender a casa será obviamente pos um valor muito superior ao que comprei. Ha alguma forma de deduzir estas despesas?
    Obrigada
    •  
      FD
    • 15 abril 2010

# 2

Desde que tenha facturas pode inscrever tudo isso de forma a diminuir as mais valias.

Cito a lei:

Artigo 51.º *
    Despesas e encargos

Para a determinação das mais-valias sujeitas a imposto, ao valor de aquisição acrescem:

a) Os encargos com a valorização dos bens, comprovadamente realizados nos últimos cinco anos, e as despesas necessárias e efectivamente praticadas, inerentes à aquisição e alienação, nas situações previstas na alínea a) do n.º 1 do artigo 10.º;
    b) As despesas necessárias e efectivamente praticadas, inerentes à alienação, nas situações previstas nas alíneas b) e c) do n.º 1 do artigo 10.º

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs55.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elsahotmail
  2.  # 3

Obrigada
    Mas o pior é que foi quase tudo feito com mão de obra amiga. (uma pessoa quer sempre gastar o mínimo).
    O resto- materiais de construção, tintas, sanitários, cozinha e o que se pagou ao município pela ligação do esgoto, disso tenho facturas.
    Será que todas podem ser considerados?
    Já agora, há algum site onde se possa fazer uma simulação?
    Também tem a ver com o reinvestimento do capital, não é?
    É que trata-se de habitação secundária.
    •  
      FD
    • 15 abril 2010

# 4

Colocado por: elsahotmailSerá que todas podem ser considerados?

A palavra chave é "comprovadamente" - com documentos, tudo bem, sem documentos, nada feito.

Colocado por: elsahotmailJá agora, há algum site onde se possa fazer uma simulação?

Faça o download do simulador de IRS do ano passado e simule: https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/main.jsp?body=/de/menuDownIRS.jsp
  3.  # 5

Colocado por: elsahotmailObrigada
    Também tem a ver com o reinvestimento do capital, não é?
    É que trata-se de habitação secundária.

Só pode re-investir se comprar uma habitação própria e permanente.
  4.  # 6

Obrigada a todos
    Peço desculpa mas vou fazer mais uma pergunta, talv~es saibam ajudar.
    Fiz a simulação e fiquei com duas dúvidas
    1- Fiz esta aquisição em copropriedade portanto paguei metade e receberei metade
    No quadro 4 do anexo G (julgo ser este) no final aparece uma coluna onde devo indicar a quota-parte. Introduzi 50% mas na simulação o valor é igual tanto seja 100% , 50% ou até 20%. Será que nos valores de aquisição e de realização só devo colocar os valores que me cabem a mim??? É que assim não faz muito sentido haver uma coluna para a quota-parte
    2. a outra questão é se nas despesas e encargos também entram a escritura, IMT, registos, etc
    Obrigada outra vez

0.0118 seg. NEW