Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Este é a minha primeira discussão, mas espero que seja a primeira de muitas porque a bricolage é um dos meus hobbies.

    Sou proprietário de uma casa recuperada, e que desde o início tem tido alguns problemas que tenho vindo a corrigir. Neste momento o meu problema são as infiltrações nos telhados. Os telhados foram revistos acerca de 5 anos, mas o trabalho de limpeza e impermeabilização de alguns remates durou pouco uma vez que este anos tem entrado muita água.

    A estrutura dos meus telhados são em madeira, sobre as vigas existe um revestimento em madeira. Sobreposta a toda a estrutura está a subtelha (sotuil 190 segundo me disseram) revestida por telha canuda já muito antiga. Contudo, a telha só está a revestir a parte superior da subtelha, sendo que a zona da recolha das águas não tem qualquer tipo de telha. A subtelha entre si só está sobreposta não tendo qualquer tipo de fixação.

    Já tive duas visitas técnicas para me fazerem um orçamento, a primeira disse-me que o meu principal problema era as infiltrações das fachadas que por sua vez alastravam ao telhado, e que a intervenção no telhado seria pontual. Contudo, julgo que as infiltrações tem origem nos deficientes remates entre o telhado e as paredes.

    A segunda visita disse-me que a solução passava por substituir toda a telha velha. Por telha nova na parte superior da subtelha e na zona da recolha das águas, corrigir os remates e o beirado, e depois impermeabilizar tudo correctamente.

    Esta última solução parece-me a mais correcta, mas a minha dúvida reside no facto de a estrutura de madeira aguentar o peso da duplicação das telhas. As vigas de madeira estão espaçadas 80 cm entre si.

    Agradeço desde já as opiniões que queiram partilhar.
  2.  # 2

    Não, a estrutura não vai aguentar a sobrecarga. 80cm, já é afastamento limite para essa solução.

    Deveria colocar aqui umas fotos, para podermos aconselhar melhor.

    As causas de infiltração podem ser todas essas, nenhuma dessas ou outras...
    As visitas técnicas, foram efectuadas por Tecnicos com experiência nesse tipo de soluções construtivas (arq.º, eng.º), ou por empreiteiros, que iriam ganhar a obra...? ou outra situação...?
  3.  # 3

    As visitas foram feitas por técnicos de empresas certificadas de impermeabilzação. Efectivamente também já pus a hipótese de refazer o telhado todo, e aí certamente tentaria recorrer a um arquitecto ou engenheiro.

    De qualquer forma, acha que a solução que tenho com subtelha e só com telha no topo é um solução técnica aceitável?

    Vou tentar por umas fotos até ao fim do dia de hoje.

    Muito obrigado.
  4.  # 4

    É se bem executada, tenho várias obras com esse sistema.(estruturas em madeira de secção rectangular, novas, e telha de canudo antiga, só na capa da sub-telha)

    O problema deste sistema, é no caso de colocação sobre estruturas de madeiras antigas, com variaçãos geométricas elevadas, as placas de SOUTUILLE, são demasiado rigidas para se "moldarem" à estrutura existente, originando nalguns casos problemas de infiltração nos locais em que não houve sobreposição correcta dos materiais... ou devido as dilatações e movimentos da estrutura...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tridion
      149_2005-11-04 024.jpg
  5.  # 5

    Então a melhor solução passará por melhorar a estrutura inicial, mesmo que isso implique mudar toda a subtelha. Porque duplicar o peso no telhado e mexer na estrutura de madeira parece-me muito mais complicado, mais caro e tenho que pedir licença à Câmara.

    Pelo que vejo neste telhado estão a usar onduline certo?

    Agora tenho que arranjar alguém capaz para me orçamentar e executar a tarefa, o que por vezes se pode revelar mais complicado. Que tipo de empresas devo procurar, de arquitectura/engenheiria, empresas de impermeabilização, de construção civil ou alguém recomendado pelos os fornecedores de subtelha?

    Mais uma vez obrigado.
  6.  # 6

    Não, é SOUTUILLE 230, com face encarnada ( para disfarçar a utilização de telha apenas na crista da onda)
    Ficha de produto:
    http://www.construlink.com/LogosCatalogos/cimianto_subtelha_soutuile_ficha_tecnica_ed2006_2009.pdf
  7.  # 7

    Algumas fotos:
    Cobertura da 2º piso
      DSCN1212.JPG
  8.  # 8

    Cobertura do 2º Piso
      DSCN1211.JPG
  9.  # 9

    Cobertura do Sotão
      DSCN1215.JPG
  10.  # 10

    Telhado do Sotão
      DSCN1217.JPG
  11.  # 11

    Telhado do 2º piso
      DSCN1219.JPG
  12.  # 12

    As telhas estão fixas com grampos. Espero que dê para ter uma ideia mais precisa do estado do telhado. O telhado do segundo piso é de dificil acesso e por isso é que só consigo ter uma imagem parcial.

    Muito obrigado.
  13.  # 13

    No seu caso nem tem beirado, e a estrutura é regular, portanto, havendo infiltrações, parece-me ser por algum destes motivos:
    - Sobreposição insuficiente das sub-telhas;
    - Má execução da cumeeira;
    - Má execução dos remates em empenas e outros elementos de fachada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tridion
  14.  # 14

    No telhado do 2º piso tenho beirado à portuguesa, que pelo vistos também está mal acabado a ver pela vegetação que para ali está a crescer (última foto).

    Acha que esta telha tem condições de se manter, substituindo apenas as que estão danificadas?

    Que tipo de empresa devo procurar para me resolver a situação?

    O seu diagnóstico sem dúvida é o melhor que já tive, porque é o que me parece ser mais realista tendo em conta as condições apresentadas, desde já o meu obrigado pela disponibilidade e rapidez nas respostas.
  15.  # 15

    a susbtituição da telha cerâmica, não tem nada a haver com as suas infiltrações, estar láou não estar é mesma coisa, está apenas a decorar.
    Outra causa que agora em ocorreu, é a sub-telha, que é em fibrocimento, não ser da colorida e, estar demasiado impregnada de água, repassando.
    Pois se tem beirado e ervas, deve ter aí outra fonte de problemas.

    Epá isso é contactar um pedreiro, e este, com pachorra e sensibilidade ter interesse em lhe resolver o assunto sem querer colocar um laje em betão ;)
  16.  # 16

    Normalmente a água entra só ao fim de alguns dias a chover, por isso também pode ser do fibrocimento. Eheheehehhe provavelmente é um pouco de tudo.

    Pois realmente quando falo com alguém sobre este problema dizem-me logo que o melhor é mudar o telhado todo!

    Vou começar à procura de mais orçamentos e empresas que queiram fazer o trabalho.

    Muito obrigado.
  17.  # 17

    Se for o repasse do fibrocimento, e este ano tem sido um ano excepcional de pluviosidade, poderá:
    - com tempo seco;
    - mandar remover as telhas cerâmicas,
    - limpar a sub-telha e verificar o seu estado,
    - aplicar um solução impregnante hidrofóbica para betão na sub-telha,
    - voltar a aplicar a telha cerâmica;
  18.  # 18

    Também é uma hipótese, mas isso foi o que fiz à 5 anos e a estanquicidade não foi garantida. Tenho os outros problemas no beirado e nos remates, por isso vou apostar numa intervenção mais profunda.

    Obrigado.
  19.  # 19

    Não querendo abusar demasiado, o que deverei por nas madeiras da estrutura dos telhados para garantir uma correcta manutenção das mesmas?
  20.  # 20

    Passado 4 anos e meio o telhado volta a dar problemas. Há 4 anos optei por por silicone nas junções e borracha líquida nos remates.

    Mas como a estrutura do telhado é em madeira, é bem possível que tenha tido oscilações e fissurado o silicone.

    Agora estou a pensar utilizar outra vez silicone nas junções e depois colocar aquelas bandas impermeáveis autocolantes por cima das junções?

    As bandas são deste tipo:

    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Construcao/Impermeabilizacao/Telhados-e-cobertura/12260213.aspx

    Vim agora de uma drogaria e estava lá um senhor a dizer que isto tem que ser aplicado com calor, porque se não não adere. Isto é verdade?

    Alguém já utilizou este tipo de produto?

    Obrigado.
 
0.0149 seg. NEW