Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a construir uma casa que irá ter elementos exteriores em betão á vista, gostaria de saber qual será o melhor verniz para proteger o betão. Outro "problema" são os esticadores metálicos usados na cofragem e que mesmo depois de cortados permanecem pontas á vista no betão, o verniz para betão será suficiente para evitar betão babado por ferrugem?
  2.  # 2

    Antes de aplicar o verniz (que é meramente decorativo) deve aplicar uma argamassa cimentosa de impermeabilização tipo Mapelastic. Só depois é que deve aplicar o elemento decorativo.
  3.  # 3

    Tenho DUAS experiências de «betão à vista» que tenho de contar para justificar porque é que concordo com o "pc saldanha".

    1. A minha empresa recuperou um dos maiores edifícios de Cascais que tinha vários elementos exteriores e interiores com betão à vista.
    O prédio, com cerca de 50 anos, estava um PERIGO: via-se betão partido por todo o lado (sobretudo nas enormes vigas com muito ferro) devido à oxidação do ferro; havia ferros à vista ao longo da parte inferior das vigas; havia zonas em que o ferro, exposto, já tinha literalmente desaparecido; etc.

    E isto porquê?
    Porque o aclamado arquitecto abusou do «betão à vista» sem qualquer protecção adicional e, nestes casos (quanto a mim), o recobrimento dos ferros NUNCA é suficiente.

    2. A minha empresa construiu há mais de 15 anos (cerca de 1994) uma FONTE em betão armado que ganhou um «prémio Secil» (os prémios Secil são atribuidos anualmente a obras em betão armado).
    Está à vista de todos, a meio caminho entre as praças do Areeiro e das Olaias.
    É TUDO em betão armado ... MAS, tal como o pc saldanha recomenda em cima, aquilo foi barrado com uma argamassa à base de cimento para impermeabilizar, e posteriormente levou um verniz (que eu - ao contrário do pc saldanha - não considero que seja "apenas" decorativo).
    O verniz que aplicámos , para além de melhorar a impermeabilização do monumento, tem a propriedade de ser "à prova" de grafittis.

    Isto é: a própria Secil atribuiu o prémio a uma obra em que, ok..., é toda em cimento, mas NÃO TEM nenhum betão à vista.

    EM RESUMO: essa ideia de se deixar o betão à vista com um aspecto um bocado tosco ("a verem-se as juntas das tábuas"), para além de não ser bonita, pode ser perigosa.
    • vmgl
    • 16 abril 2010 editado

     # 4

    Colocado por: macdiasEstou a construir uma casa que irá ter elementos exteriores em betão á vista, gostaria de saber qual será o melhor verniz para proteger o betão. Outro "problema" são os esticadores metálicos usados na cofragem e que mesmo depois de cortados permanecem pontas á vista no betão, o verniz para betão será suficiente para evitar betão babado por ferrugem?


    Tratar as pontas do ferro dos esticadores que ficam a vista com protecção anticorrosiva (Mapefer 1 K da Mapei ou weber.rep fer ) e depois barrar com uma argamassa tixotropica fibro reforçada de forma a fechar a cavidade ( Planitop 430 da Mapei ou weber.tec basic) , não precisa fazer um trabalho destes com um impermeabilizante cimenticio tipo Mapelastic

    PS - O Mapelastic não deve ser revestido com vernizes.
  4.  # 5

    Muito obrigado pelas dicas, foram sem duvida directas ao assunto.
  5.  # 6

    já agora o betao pode ser pintado directamente, no caso de muros exteriores ou deve ser rebocado?
    obrigado
 
0.0121 seg. NEW