Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Alguém sabe qual é a certificação, marcação, norma ou legislação que regula os equipamentos eléctricos (tomadas, extensões, bobines, triplas...) em fase de obra?

Empresas e técnicos de segurança dizem que só são autorizadas tomadas revestidas a borracha. Outros dizem que basta ter resistência IP44 e já podem ser de plástico. Todas as outras são proibidas, apesar de serem vendidas.
    Conheço engenheiros electrotécnicos de empresas de instalações eléctricas que não são capazes de encontrar as tais leis e conseguem argumentar contra os técnicos de SHT, mas como eu não sou electricista não tenho capacidade de luta.
    Os técnicos de SHT também não sabem quais são as leis ou normas, só sabem dizer que é proibido.
    Os equipamentos aconselhados são a partir IP44/IP55 ,IK08 e cabos H07RN-F, mas são difíceis de encontrar em Portugal e muito caros.
    Gostava que me ajudassem a esclarecer de uma vez por todas este assunto.
    Obrigado.
  2.  # 2

Sei do DL 740/74 até ao DL77/90 mas aquilo é muito extenso e complexo. Diz qualquer coisa que tem de ter classe 2 de isolamento.
    O DL 273/2003 também não diz nada de especial.
  3.  # 3

O DL 273/2003 não faz qualquer referência a isso.
    O facto de alguns técnicos de segurança lhe dizerem que só são permitidas as de borracha creio que se prende-se com o facto da sua maior resistência aos choques. Mas eu tb sou um técnico da treta que na maioria das vezes se está cag borrifando para a legislação.
    Nas minhas obras elas podem ser de plástico desde que não andem no meio da água ou a levar umas marteladas em cima.
    Mas da proxima vez que um TS lhe disser que tem que ser assim ou assado pergunto com base em quê é que ele faz essa exigência.
    Ou está escarrapachado no PSS ou então vai ter que ir para casa á procura da legislação para fundamentar a sua exigência.
    Um TS de segurança não pode ser rei e senhor dentro de uma obra se não qualquer dia para além dos capacetes tb começam a exigir que o pessoal use um fato de trabalho Lilás e com rendinhas.
    Abaixo os Técnicos de segurança
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Criativo
  4.  # 4

Eles falam mas eu continuo com as tomadas normais. até as posso retirar, mas na hora ou no dia seguinte estão lá de novo.
    Eu não sou contra os técnicos de SHT nem contra o aumento de segurança, mas eles abusam ou tentam abusar.
    Vivem noutro mundo
  5.  # 5

Da proxima vez que lhe exigiram alguma coisa peca que lhe indiquem qual a legislação nomeadamente o artigo e alinea.
    Em anexo tem uma das muitas chek lists qua a ACT costuma usar para esse tipo de vistorias e como pode verificar não é feito qualquer referência a uma legislação ou norma qualquer. Aqui o importante é saber se o que está em obra garante a segurança ou não.
    Ainda bem que não é contra os técnicos de segurança :)))

zedasilva
    técnico de segurança
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Criativo
  6.  # 6

Obrigado pelo comentário. A ideia que tinha é exactamente a que expressou. Já tinha visto a lista de verificação no site act mas já me tinha esquecido.
    O dl 273/2003 refere qualquer coisa para que no pss seja incluído o planos de especialidades estudando o sistema eléctrico é só isso.
    Existe legislação especifica relativamente ás baixadas, quadros e pimenteiros, mas a partir da ai acho que não existe nada.
    Colocado por: zedasilva
    Ainda bem que não é contra os técnicos de segurança :)))

Eu até sou a favor do aumento de técnicos de segurança, ou melhor das técnicas (no feminino).
  7.  # 7

Colocado por: tcampones
    Eu até sou a favor do aumento de técnicos de segurança, ou melhor das técnicas (no feminino).

Pois quem não gosta?
    Eu se fosse gaja seria uma rainha aqui :))

0.0127 seg. NEW