Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Peço desculpa desde já se este assunto já foi discutido aqui,mas sou novo por estas bandas...lol
    Vou comprar (se o banco me emprestar o dinheiro) uma casa, o valor dela actualmente é de 85 mil euros...agora pergunto:

Eu não tenho actualmente dinheiro nem para dar de entrada nem para a escritura...estava a pensar pedir pelo menos mais 5 mil euros além dos 85 mil, para poder pagar as as situações q indiquei e ainda ver se sobra algum (será q sobra?) : P
    Uma vez q o banco só me empresta 90% do valor q estou a pedir, a avaliação terá q ser bem superior, certo? o valor da escritura será somente dos 85 ou dos 90 mil?!
    O banco coloca tudo no mesmo bolo, ou faz á parte um empréstimo dos 5 mil (tipo, como se fosse para obras)?
    Em quanto acham q fica, mais ou menos a prestação?! e os bancos q melhor condições me podem oferecer?! Sou funcionário Público, solteiro mas embora não viva com o meu filho tenho o no meu IRS como meu dependente, uma vez eu pago parte das despesas dele(vai me dificultar o empréstimo?)
    Quanto vou pagar de IMI,esgotos e afins...?!já me disseram q tenho estas coisas todas associadas á aquisição de uma casa... : P
    Todas as opiniões vossas serão tidas em conta, e peço novamente desculpas se tiver a ser repetitivo no assunto q aqui me traz...mas como disse além de ser novo aqui...um amigo disse me q este fórum seria próprio para todas as minhas duvidas... ; )
    O meu sincero obrigado pelo tempo q vão despender a responder ás minhas questões.
  2.  # 2

Todos os encargos que tiver, serão um ponto contra, para conseguir o credito, pois, diminuem o seu valor disponivel, para fazer face á prestação da casa. Ideias de valores? Nem sequer sabemos a sua idade, como podemos saber? pesquise num site dum banco, e faça uma simulação.É o mais facil e credivel. De imi, caso seja habitação propria e permanente, pode estar isento. De resto paga os impostos normais de quem tem um imovel, e os encargos que qualquer familia tem!
  3.  # 3

Colocado por: ParreiraTodos os encargos que tiver, serão um ponto contra, para conseguir o credito, pois, diminuem o seu valor disponivel, para fazer face á prestação da casa. Ideias de valores? Nem sequer sabemos a sua idade, como podemos saber? pesquise num site dum banco, e faça uma simulação.É o mais facil e credivel. De imi, caso seja habitação propria e permanente, pode estar isento. De resto paga os impostos normais de quem tem um imovel, e os encargos que qualquer familia tem!

Obrigada pela atenção...tenho 35 anos e ganho mais ou menos cerca de 1400 euros mensais, e encargos tenho anuais somente o meu filho...mais ou menos 2200 euros e despesas de saude são quase nulas, e tenho um seguro de saúde q me cobra anualmente 180 euros... : P
    eu sei q seria mais fácil e credível, e cada caso é um caso...mas ás vezes, poderia alguem saber q banco neste momento está a ofereçer melhores condições... ; ) o valor de IMI é sobre o valor da avaliação ou sobre o valor pelo q escriturei a casa?! peço desculpa o abuso...mas não me sabe responder e ajudar me nas outras questões q eu fiz também? : )
  4.  # 4

Tem que me dizer onde anda a enterrar o dinheiro se não tem nenhum de lado com esses rendimentos e despesas... para eu ir lá desenterra-lo :D

O IMI é calculado por uma formula que as finanças têm, ou seja eles fazem a avaliação deles para efeitos de IMI, entra a área, idade do edificio, localização e mais uma série de factores.
  5.  # 5

O IMI é o maior entre a escritura e valor patrimonial.
  6.  # 6

No meu caso o IMI é sobre o valor patrimonial atribuido pelas finanças que é (um pouco) inferior à escritura.

Parreira, penso que se esteja a referir ao IMT.
  7.  # 7

Colocado por: Joao Fernandes

Obrigada pela atenção...tenho 35 anos e ganho mais ou menos cerca de 1400 euros mensais, e encargos tenho anuais somente o meu filho...mais ou menos 2200 euros e despesas de saude são quase nulas, e tenho um seguro de saúde q me cobra anualmente 180 euros... : P
    eu sei q seria mais fácil e credível, e cada caso é um caso...mas ás vezes, poderia alguem saber q banco neste momento está a ofereçer melhores condições... ; ) o valor de IMI é sobre o valor da avaliação ou sobre o valor pelo q escriturei a casa?! peço desculpa o abuso...mas não me sabe responder e ajudar me nas outras questões q eu fiz também? : )

realmente se com este vencimento nao tem poder de poupança não vejo como vai superar todos os encargos referentes áo encargo ao banco. k milagres se fazem com ordenados minimos,em comparaçao com vencimentos acima da média.
  8.  # 8

Colocado por: rjmsilvaTem que me dizer onde anda a enterrar o dinheiro se não tem nenhum de lado com esses rendimentos e despesas... para eu ir lá desenterra-lo :D

O IMI é calculado por uma formula que as finanças têm, ou seja eles fazem a avaliação deles para efeitos de IMI, entra a área, idade do edificio, localização e mais uma série de factores.

No meio da conversa séria, até me fez rir... ; ) partilho casa...pagamos cada um 200 euros (somos 3 na mesma casa), isto inclui água luz,gas e renda!...lol mas andei até ao passado ano a pagar dividas antigas...agora espera me uma promoção e quero começar do zero ( não pretendo cometer os mesmos erros...só quem é burro é q o volta a fazer), agora com tanto dinheiro (lol) quero investir, e o meu filho é prioridade, quero uma casa para ele vir brincar, e com um quarto só para ele... ; ) eu vou tentar colocar aqui toda a informação sobre a casa...eu sei por "portas e travessas" q a casa embora esteja agora por 95 mil vai baixar até aos 85 mil caso não a conseguiam vender nos próximos 2 meses (eu estou quietinho á espera para estar pronto a fazer a minha proposta) ; ) e como estou á espera de um dinheiro...2000 e poucos euros, vou colocar de parte para caso tenha q intervir com sinal...tem cerca de 95metros quadrados e 50 de terraço, mas é um T3 completamente remodelado...não me pareçe um mau negócio?! e pelas minhas contas com seguros...280 por mes sem contar com IMI, ESGOTOS...ETC e ainda estou a pensar alugar um quarto a um amigo... ; )q acha?!
  9.  # 9

Quero acrescentar:
    Ano de construcão: 1951 (recuperado)
    Area bruta:108,50 metros quadrados
    Area util:60 metros quadrados
    mais o terraço de 50 metros quadrados

E situa se na Venda Nova Amadora (Perto das portas de Benfica)...com Lisboa a 5 minutos (Benfica); metro; pingo doce; Lid`l; farmácias;escolas; camionetas q fazem quase toda a linha de Sintra...e isto tudo a 10 mts a pé da casa...a zona está em forte crescimento, e as casas são caríssimas...e este parece me um excelente negócio...ou estou francamente enganado?! : (
  10.  # 10

Colocado por: sonhos
    Colocado por: Joao Fernandes

realmente se com este vencimento nao tem poder de poupança não vejo como vai superar todos os encargos referentes áo encargo ao banco. k milagres se fazem com ordenados minimos,em comparaçao com vencimentos acima da média.

Até agora não pude poupar, não é q não o tenha desejado (mas são pormenores para si,mas para mim é fase q quero esquecer e q não quero expor)...esclarecida?! neste momento e como já indiquei...quero começar do zero!mereço essa oportunidade e o meu filho também!
  11.  # 11

Colocado por: Joao FernandesQuero acrescentar:
    Ano de construcão: 1951 (recuperado)
    Area bruta:108,50 metros quadrados
    Area util:60 metros quadrados
    mais o terraço de 50 metros quadrados
    E situa se na Venda Nova Amadora (Perto das portas de Benfica)...com Lisboa a 5 minutos (Benfica); metro; pingo doce; Lid`l; farmácias;escolas; camionetas q fazem quase toda a linha de Sintra...e isto tudo a 10 mts a pé da casa...a zona está em forte crescimento, e as casas são caríssimas...e este parece me um excelente negócio...ou estou francamente enganado?! : (

A zona é medonha. E há muita coisa por aí à venda (apartamentos e moradias recuperadas).

Conheço bem porque a minha companheira herdou e vendeu aí uma moradia no ano passado (pelo valor que pedem por esse apartamento de 60m2).

Parece-me estranho essa diferença entre área bruta e área útil.
    Onde viu essas áreas? Se foi num site de uma imobiliária NÃO ACREDITE! É muito raro esses valores estarem absolutamente correctos.

Um par de perguntas:
    QUANTOS apartamentos viu até agora?
    QUE ZONAS escolheu para alvos da sua busca?
  12.  # 12

A zona é medonha. E há muita coisa por aí à venda (apartamentos e moradias recuperadas).

Conheço bem porque a minha companheira herdou e vendeu aí uma moradia no ano passado (pelo valor que pedem por esse apartamento de 60m2).

Parece-me estranho essa diferença entre área bruta e área útil.
    Onde viu essas áreas? Se foi num site de uma imobiliária NÃO ACREDITE! É muito raro esses valores estarem absolutamente correctos.

Um par de perguntas:
    QUANTOS apartamentos viu até agora?
    QUE ZONAS escolheu para alvos da sua busca?

Boa tarde, e obrigado desde já pela sua ajuda...

E sim, foi numa imobiliária q vi as áreas, ainda não consegui a ver ( trabalho q nem um cão...nunca tenho tempo!) mas amanhã estou de folga, tenciono ir lá.
    Vi alguns, mas prontos a habitar sem q necessitem de obras e q tenha um quintal ou terraço, ou seja lá o q for...nada aparece! eu sei q peço muito por pouco dinheiro, mas tenho a certeza q o banco não me empresta mais de 90 mil euros (se a avaliação da mesma der para tal)! mas tendo em conta q é T3 mais terraço, parece me a mim um bom negócio...mas já estou um pouco desiludido, é q o responsável da imobiliária disse me q se trata de uma cave...q ele "Carinhosamente" apelida de R/C baixo! mentiroso, aldrabão! ; ) nesse mesmo prédio estão mais 4 apartamentos á venda com maior área...questionei o motivo, e ele responde me q... devido a ser cave as paredes são mais "grossas" cerca de 2 metros...será esse o motivo?! eu sinceramente até q não me importo q seja cave, pela foto...vê se 2 janelas para a rua pequenas, e depois a toda a volta do terraço saem então as janelas da casa para o mesmo(o terraço é privativo).

Tenho mesmo q ficar por aqui (Venda Nova-Amadora), é onde trabalho e além de não ter carro o meu filho e amigos é aqui q moram...poupo em vários sentidos! ; ) e quanto á zona ser "medonha" concordo em certa parte (afinal lido todos os dias com isso) ; ) mas acredite q depende das zonas, estamos ás portas de Lisboa e com tudo,tudo mesmo a 5/10 mts a pé! está em rápido desenvolvimento...se o por um acaso fizer uma pesquisa, poderá ver q o valor dos apartamentos são elevadíssimos! E prefiro do q a linha de Sintra onde os apartamentos são melhores, mais baratos mas tenho q levar com a IC19 ou em alternativa andar de comboio, ou camioneta e levar com "a fina flor" da linha (assaltos, várias etnias q de educadas nada têm...faço me entender?!) ; )

Eu vou tentar colocar aqui ou enviar para o seu mail o imovél...para q possa dar uma vista de olhos. Isto se não se importar?
  13.  # 13

Colocado por: Joao Fernandes ... nesse mesmo prédio estão mais 4 apartamentos á venda com maior área...questionei o motivo, e ele responde me q... devido a ser cave as paredes são mais "grossas" cerca de 2 metros...será esse o motivo?!
    Isso de a semi-cave ser num prédio de 1951 ter paredes mais grossas, poderá ter DUAS explicações ALTERNATIVAS:

1.- a construção desse prédio ainda tem paredes de alvenaria resistente (o que é pouco provável... ou então «enganaram-se» na idade!).

2.- a construção de 1951 não era suficientemente cuidada do ponto de vista da impermeabilização, pelo que poderá ter infiltrações nas paredes e no chão;
    - a remodelação de que esse apartamento foi objecto deve ter tido por objectivo esconder as mazelas.
    - uma das maneiras de esconder mazelas é fazendo PAREDES DUPLAS (não é preciso ser em pladur, alv! podem ser em alvenaria). Daí a «espessura adicional» das paredes que estão enterradas.
    O problema, é que se a caixa de ar entre as paredes não tiver um encaminhamento das águas que se infiltrem, poderá vir a ter problemas (rodapés, pavimentos, etc.). Aah! Dever ser por isso que os pavimentos são todos em mosaico. :-)

Agora, se apesar de toda a água que caiu nos últimos meses, a casa continua impecável, provavelmente o trabalho ficou muito bem feito.

Tenho mesmo q ficar por aqui (Venda Nova-Amadora), é onde trabalho e além de não ter carro o meu filho e amigos é aqui q moram...poupo em vários sentidos! ; ) e quanto á zona ser "medonha" concordo em certa parte (afinal lido todos os dias com isso) ; ) mas acredite q depende das zonas, estamos ás portas de Lisboa e com tudo,tudo mesmo a 5/10 mts a pé! está em rápido desenvolvimento...se o por um acaso fizer uma pesquisa, poderá ver q o valor dos apartamentos são elevadíssimos! ...

Nesse caso, se tem aí o trabalho, os amigos do filho, etc. essa localização poderá ser a ideal. Faça de conta que eu não disse nada.
    •  
      FD
    • 19 abril 2010

# 14

Não compre uma cave... prefira uma casa em pior estado mas mais "alta". Se algum dia tiver que vender vai se ver grego para conseguir.
  14.  # 15

é provável que esteja a repetir os seus erros financeiros do passado ao comprometer-se com uma dívida sobre um imóvel que não conseguirá vender facilmente. cada um deita-se na cama que faz, para o bem ou para o mal, por isso aqui ficam dois motivos para repensar a decisão, mesmo que a imobiliária baixe o preço:

- não compre a casa numa cave a não ser que tenha uma vista espectacular, boa iluminação e circulação de ar, e não existirem questões de segurança a ter em conta (ex: as janelas estão à mão de ladrões?). caso contrário será muito difícil vender no futuro. e o que acontece se tem algum azar e não consegue pagar a casa nem vendê-la? ou se decidir viver com outra pessoa e quiserem vender essa casa para comprar outra?

- sem entrada o banco irá fazer-lhe um spread altíssimo, o que o irá prejudicar. com esse ordenado e se não tiver muitas despesas consegue poupar 5000€ num ano para dar de entrada, e já poderá ter melhores condições de negociação.
  15.  # 16

Colocado por: FDNão compre uma cave... prefira uma casa em pior estado mas mais "alta". Se algum dia tiver que vender vai se ver grego para conseguir.

Obrigado...concordo consigo, fui a ver e foi uma desilusão : ( mas vou continuar em frente...já travei batalhas mais duras! lol
    Mas de qualquer forma obrigado, vou dando noticias até q encontre algo...
  16.  # 17

Colocado por: palmstrokeé provável que esteja a repetir os seus erros financeiros do passado ao comprometer-se com uma dívida sobre um imóvel que não conseguirá vender facilmente. cada um deita-se na cama que faz, para o bem ou para o mal, por isso aqui ficam dois motivos para repensar a decisão, mesmo que a imobiliária baixe o preço:

- não compre a casa numa cave a não ser que tenha uma vista espectacular, boa iluminação e circulação de ar, e não existirem questões de segurança a ter em conta (ex: as janelas estão à mão de ladrões?). caso contrário será muito difícil vender no futuro. e o que acontece se tem algum azar e não consegue pagar a casa nem vendê-la? ou se decidir viver com outra pessoa e quiserem vender essa casa para comprar outra?

- sem entrada o banco irá fazer-lhe um spread altíssimo, o que o irá prejudicar. com esse ordenado e se não tiver muitas despesas consegue poupar 5000€ num ano para dar de entrada, e já poderá ter melhores condições de negociação.

Sim, tem toda a razão...e fiquei desiludido...era uma má opção! mas obrigada na mesma pela opinião e conselho...
    vou dando noticias...
    João Fernandes

0.0221 seg. NEW