Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Viva,

Repare que eu não estou a defender se um equipamento é melhor que o outro, ambos apresentam vantagens e desvantagens, tudo vai depender da facilidade de acesso às diferentes fontes de energia dos utilizadores.

Relativamente à sua questão, posso lhe garantir que no mercado existem bombas de calor Monobloco a um preço abaixo das caldeiras a pellets, com garantia de 2anos, (potencia entre 10KW a 14Kw). Os cops mínimos anunciados pelos fabricantes apenas com temperaturas exteriores extremas é que diminuem a sua eficiência abaixo dos 3.

Agora, em relação ao consumo de uma caldeira de pellets, se conseguir comprar pellets abaixo dos 0,18€/kg está claramente a competir em termos de consumo com uma bomba de calor.

cumprimentos.
  2.  # 22

Caro Ricardo,

Será que podia colocar aqui uma lista das bombas de calor com 10 anos de garantia.

Obrigado.
  3.  # 23

Colocado por: lmltomasCaro Ricardo,

Será que podia colocar aqui uma lista das bombas de calor com 10 anos de garantia.

Obrigado.

Ops, Lapso meu 2 anos de garantia. Já corrigi obrigado...
  4.  # 24

Boas, na minha modesta opiniao, quanto aos paineis utilize so e apenas para AQS com o apoio de um esquentador.
    Em relação ao conforto ambiente instale bons equipamentos de ar condicionado (DAIKIN ou MITSUBISHI), resolve o problema de uma forma mais economica e eficaz.
    cump
  5.  # 25

Caro frio,

Tem ideia de quanto ficaria o A/C para uma moradia de 2pisos com 80m2 cada com os equipamentos que referiu?
    Ja agora existe algum estudo de quanto gasta o A/C comparativamente com os outros sistemas?

Eu estou a pensar colocar piso radiante + estufa ecoforest hidrocooper, o que deve ficar nos 7000/8000 €!
    O A/C nao tem o conforto do piso radiante, razao pela qual descartei desde o inicio! Mas ja agora gostava de saber qual a diferenca de preco entre a solucao que escolhi e essa que referiu.

Cumprimentos,
    Luis Tomas
  6.  # 26

Ora viva,

Gostaria de obter a vossa opinião relativamente aos preços apresentados:
    Ecoforest Hidrocopper 24Kw 2810,00 + Iva 12%
    Solius Hidra Pellets 18kw 3890€ + Iva 12%
    Solius Hidra Pellets 28kw 4520€ + Iva 12%
    Solius EcoPellets 22kw 4700€ + Iva 12%
    Solius Estufa Marão 3780€+IVA
    Solius Estrela 4595€+IVA
    IDRO316 4250 (já com iva)

E já agora alguém pode ajudar nos valores das seguintes:
    Ecoforest Super de 24 Kw
    EXTRAFLAME Lucrezia Idro Ceramica
    EXTRAFLAME Lucrezia Idro Steel
    MCZ "Nova Hidro"

Por fim, qual é que aconselham para 160m2 de piso radiante, sendo que eu estou inclinado pela mais barata (ecoforest 24kw).
    Vamos la ver se consigo obter quorum!?! eheheh

Cumprimentos,
    LT
  7.  # 27

só tem esses modelos???
  8.  # 28

Boas, lamento a demora, será difícil dar uma ideia sobre valores pois é necessário verificar as divisões da casa para determinar o tipo de aparelho posicionamento etc...
    Uma instalação efectuada correctamente e devidamente dimensionada funciona na perfeição.
    Quanto a consumos é muito relativo pois depende muito das perdas de energia na sua habitação (isolamento térmico eficaz, fontes de energia,tipo de utilização etc...)
    Uma das vantagens dos sistemas de ar condicionado para alem de aquecer e arrefecer é desumidificar (e ate já existe humidificação no mesmo equipamento), vantagem essa útil pois a zona é bastante húmida, alem disso dependendo do tipo de equipamento pode ter a temperatura conforto que quiser em cada uma das divisões em qualquer estação do ano.
  9.  # 29

Tenho andado a pensar na colocação de climatização na minha habitação e como muitos tenho mais dúvidas que certezas.
    Segundo o engenheiro responsável pelo projecto térmico e pelo arquitecto a minha casa não terá necessidade de arrefecimento no Verão mas terá alguma necessidade de aquecimento no Inverno.
    Vou ter um recuperador de dupla face no meio das salas (60m2).
    O restante da habitação e a própria sala se não acender a lareira terá de ter alguma forma de aquecimento.
    Colocando as opções de equipamento fico com radiadores ou piso radiante e por razões estéticas prefiro piso radiante.
    Com esta opção tenho de decidir agora a fonte de calor para o Piso radiante e é aqui que as dúvidas surgem e preciso da vossa ajuda.
    - Piso radiante electrico
    Que custos de instalação e equipamento e que consumos tenho para cerca de 150m2 de piso?
    - piso radiante hidro
    Que custos de instalação e que fonte de calor, sendo que comodista que sou não me estou a ver a carregar lenha, pellets ou caroço de azeitona durante a noite :-)
  10.  # 30

sendo que comodista que sou não me estou a ver a carregar lenha, pellets ou caroço de azeitona durante a noite :-)

Sendo assim, não á que pensar mais, Bomba de calor - mais cómodo não deve haver. O recuperador fica para uma noite ou outra em familia...

Abraço, Pedro
  11.  # 31

Realmente no seu caso julgo que a bomba de calor seja o mais indicado, o que nunca deve ficar por menos de 5000€ - 7000€!

Cumprimentos,
    LT
  12.  # 32

A minha dúvida é que tipo de bomba de calor?

Geotermica ou ar/água ou outra que exista.
  13.  # 33

E uma caldeira a gas de condensaçao? é algo que tambem pode ter em conta.

Um caldeira assim mais piso radiante hidraulico fica em maos com um optimo sistema, e se o resto da instalaçao do radiante for boa entao os consumos serao bastante razoaveis
  14.  # 34

Colocado por: Sergio RodriguesE uma caldeira a gas de condensaçao? é algo que tambem pode ter em conta.

Um caldeira assim mais piso radiante hidraulico fica em maos com um optimo sistema, e se o resto da instalaçao do radiante for boa entao os consumos serao bastante razoaveis

Não sei bem explicar mas não gosto de gas. Não tenho uma razão lógica mas não gosto :-)
  15.  # 35

Pois eu comprendo nao quer nada inflamavel dentro de portas =), bem entao tera mesmo que ser uma BC.
  16.  # 36

Colocado por: Sergio RodriguesPois eu comprendo nao quer nada inflamavel dentro de portas =), bem entao tera mesmo que ser uma BC.

Mais ou menos isso :-)
    A próxima questão é: que tipo de bomba de calor? Geotermica ou Ar/água?
  17.  # 37

Vou dar uma opiniao pessoal nada mais, para mim seria uma BC ar/agua, mais pelo facto de ser de instalaçao mais simples,e no fundo mais barata, sao tao fiaveis como as geotermicas.
    Da mesma maneira que nao se imagina com gas dentro de casa eu nao me imagino ter que abrir um buraco da area da casa ou furos, quando posso ter uma BC que basicamente é ligar 2 tubos e por corrente.

Mais uma vez isto é uma opiniao pessoal, nao desgosto a BC geotermica, apenas prefiro a ar/agua.

um abraço
  18.  # 38

Colocado por: Sergio RodriguesVou dar uma opiniao pessoal nada mais, para mim seria uma BC ar/agua, mais pelo facto de ser de instalaçao mais simples,e no fundo mais barata, sao tao fiaveis como as geotermicas.
    Da mesma maneira que nao se imagina com gas dentro de casa eu nao me imagino ter que abrir um buraco da area da casa ou furos, quando posso ter uma BC que basicamente é ligar 2 tubos e por corrente.

Mais uma vez isto é uma opiniao pessoal, nao desgosto a BC geotermica, apenas prefiro a ar/agua.

um abraço

A BC ar/água não está mais sujeita ás variações de temperatura? Ou seja a rentabilidade de uma bomba destas não é menor que uma geotérmica, já que a variação de temperatura no subsolo é menor.
  19.  # 39

Colocado por: LuisPereiraA BC ar/água não está mais sujeita ás variações de temperatura? Ou seja a rentabilidade de uma bomba destas não é menor que uma geotérmica, já que a variação de temperatura no subsolo é menor.

Sim.
    Mas o custo da instalação é MUITO menor...
    Para o clima portugues, mantenho que uma bomba geotermica nunca é amortizavel em consumos face a uma ar-água.
  20.  # 40

Se a decisão do sistema for por AC o que recomendam para os 150m2 em área a climatizar composto por 3 quartos de 15m2 cada e uma sala de estar comum com sala de jantar e cozinha?
    Multispliter? Unidades individuais? Marcas? tinha preferencia por unidades colocadas no chão na vez de unidade no tecto, que opinião têm sobre esta opção?

0.0277 seg. NEW