Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: LuisPereiraSe a decisão do sistema for por AC o que recomendam para os 150m2 em área a climatizar composto por 3 quartos de 15m2 cada e uma sala de estar comum com sala de jantar e cozinha?
    Multispliter? Unidades individuais? Marcas? tinha preferencia por unidades colocadas no chão na vez de unidade no tecto, que opinião têm sobre esta opção?

Na minha opinião, samsung e lg são os que vai encontrar com a melhor relação preço/qualidade. Se o dinheiro para si não é problema, vá para daikin ou mitsubishi. Eu prefiro multisplit a individual pelas seguintes razões, melhores consumos, compressor mais robusto, possibilidade de maiores distancias e desniveis de montagem, evitando máquinas exteriores nas fachadas, etc. Aplicação mural ou chão é uma questão de gosto, só não sei se as unidades interiores serão ou não mais caras do que as murais. No meu caso, tenho 12+9+9+7 para 160m2 e chegam muito bem.

Já agora, se optar por Ac, não se esqueça do seguro de recheio/riscos electricos, são 50€ por ano e em caso de avaria, um descanso...

Abraço, Pedro
  2.  # 42

Boas, caro luis em minha opinião opte por a/c de qualidade (daikin ou mitsubishi electric) e não tera problemas desde que correctamente dimensionadas e instaladas.Quanto aos seus quartos chega parfeitamente 9000Btu (se tiver um bom isolamento termico) por quarto, quanto á sala e cozinha tera que me facultar a area e exposição solar
    O multisplit tem uma desvantagem grande que é não ser possivel produzir calor e frio em simultaneo para alem disso quando avaria a unidade exterior fica sem ar condicionado em todos os evaporadores interligados a essa mesma unidade.Quanto a distancias é muito relativo pois depende muito das unidades por exemplo estando todas as unidades evaporadoras em funcionamento senão tiver uma escelente unidade exterior capaz de satisfazer essas unidades interiores, írá fazer sofrer muito o compressor, o que apesar de ser inverter ira aumentar os consumos.os compressores dos monosplit`s e multisplit`s são iguais apenas variam na capaciade frigorifica e calorifica destes. Se tiver espaço para as unidades exteriores sem duvida opte por monosplit.Existe varios tipos de unidades interiores para alem do gosto é importante o bom funcionamento das mesmas. Em relação a equipamentos se não puder optar por as que ja referi, opte por SANYO, PANASONIC ou MITSUBISHI DAIYA, pois são mais baratos e mantem a qualidade. Agora SAMSUNG e LG,... não me convencem e digo isto por comhecimento de causa.
    Espero o ter ajudado.
  3.  # 43

Ja agora e metendo o bedelho na conversa...
    Pedro Fernandes quanto ficou a sua escolha (160m2)? Já agora pode dizer a marca pela qual optou?
    Obrigado.

Cumprimentos,
    LT
    •  
      FD
    • 24 maio 2010

# 44

Acrescentem Sharp à lista.
  4.  # 45

Colocado por: frioBoas, caro luis em minha opinião opte por a/c de qualidade (daikin ou mitsubishi electric) e não tera problemas desde que correctamente dimensionadas e instaladas.Quanto aos seus quartos chega parfeitamente 9000Btu (se tiver um bom isolamento termico) por quarto, quanto á sala e cozinha tera que me facultar a area e exposição solar
    O multisplit tem uma desvantagem grande que é não ser possivel produzir calor e frio em simultaneo para alem disso quando avaria a unidade exterior fica sem ar condicionado em todos os evaporadores interligados a essa mesma unidade.Quanto a distancias é muito relativo pois depende muito das unidades por exemplo estando todas as unidades evaporadoras em funcionamento senão tiver uma escelente unidade exterior capaz de satisfazer essas unidades interiores, írá fazer sofrer muito o compressor, o que apesar de ser inverter ira aumentar os consumos.os compressores dos monosplit`s e multisplit`s são iguais apenas variam na capaciade frigorifica e calorifica destes. Se tiver espaço para as unidades exteriores sem duvida opte por monosplit.Existe varios tipos de unidades interiores para alem do gosto é importante o bom funcionamento das mesmas. Em relação a equipamentos se não puder optar por as que ja referi, opte por SANYO, PANASONIC ou MITSUBISHI DAIYA, pois são mais baratos e mantem a qualidade. Agora SAMSUNG e LG,... não me convencem e digo isto por comhecimento de causa.
    Espero o ter ajudado.

Boas,

O multisplit tem uma desvantagem grande que é não ser possivel produzir calor e frio em simultaneo

Não creio que alguma vez alguém, numa habitação particular, tenha a necessidade de por por ex 2 unidades a fazer frio e outras duas a fazer quente. Dependendo das condições térmicas, ou é preciso aquecer, ou arrefecer, ou simplesmente ficam desligados.

alem disso quando avaria a unidade exterior fica sem ar condicionado em todos os evaporadores interligados a essa mesma unidade

Claro, como acontece aliás com todos os sistemas de climatização, caldeiras a gás, gásoleo, bombas calor ar/agua, pellets, etc. A solução, como é óbvio, passa pela rápida resolução do problema/avaria.

Quanto a distâncias é muito relativo pois depende muito das unidades por exemplo estando todas as unidades evaporadoras em funcionamento senão tiver uma escelente unidade exterior capaz de satisfazer essas unidades interiores, írá fazer sofrer muito o compressor, o que apesar de ser inverter ira aumentar os consumos

Exacto, por isso é que são feitos cálculos prévios. Seja como for, e com base no anunciado pelas marcas, um monosplit permite desníveis á volta dos 3/5 metros, e uma multisplit ronda os 15 metros, ambos aconselhados para ter bom rendimento.

os compressores dos monosplit`s e multisplit`s são iguais apenas variam na capaciade frigorifica e calorifica destes

Pelos seus comentários, deduzo que seja técnico/instalador, no entanto asseguro-lhe que os compressores dos multisplits são por regra mais robustos. Todos os técnicos que vieram a minha casa afirmaram isso, aliás, por ex, no site da samsung, informam mesmo que o compressor das unidades multisplit BLHC rotativo é de facto mais robusto, com menos vibrações que os “normais”. Mas vá, o que interessa é que não avariem…

Agora SAMSUNG e LG,... não me convencem e digo isto por comhecimento de causa.

Samsung e Lg também não faziam LCDs, e em pouco tempo estão com qualidade idêntica a philips, sony e até aos reconhecidos plasmas panasonic. Se não fossem estas marcas, ainda hoje, uma lcd de 40” custaria em vez de 500€, 2000 ou mais. Eu tenho samsung com cop de 4.23 com 5000 horas de trabalho quase ininterrupto e 5 estrelas. Tenho também 3 colegas com máquinas iguais e também satisfeitos.

SANYO, PANASONIC ou MITSUBISHI DAIYA e SHARP são também boas marcas, mas daí a por em causa samsung ou lg em ar condicionado, não concordo. Ac é tecnologia mais que inventada. Elas também fazem excelentes telemóveis, lcds, frigoríficos, maquinas fotográficas e todo um rol de electrodomésticos de qualidade reconhecida e com preços a esmagar a “velha” concorrência.

Seja como for, gostava que partilha-se alguma má experiência com Ac samsung ou lg para que perceba porque não o convencem.

Abraço, Pedro
  5.  # 46

Colocado por: lmltomasJa agora e metendo o bedelho na conversa...
    Pedro Fernandes quanto ficou a sua escolha (160m2)? Já agora pode dizer a marca pela qual optou?
    Obrigado.

Cumprimentos,
    LT

Boas, optei por samsung e ficou tudo por 2650€ as máquinas e 600€ a instalação, tudo 3250€ já com Iva...e não são as máquinas de entrada, senão eram menos uns 500/700€.

Pode ver os modelos e outras informações no meu diário em:

https://forumdacasa.com/discussion/9303/1/diario-do-ar-condicionado-multisplit-utilizacao-e-custos-abrmai/

Abraço, Pedro

0.0186 seg. NEW