Colocado por: lmltomasBoa noite,
Dado ir construir a minha moradia brevemente, pretendia obter os vossos comentários no tema PAINEL SOLAR + AQS + PISO RADIANTE.
Vou tentar expor todos os pontos de modo a que possam dar uma opinião, sem no entatnto tornar esta discussão repetitiva.
Pontos a ter em consideração:
-moradia virada para sul, situada perto da praia em Vila Nova de Gaia com 80m2 no r/chao + 80m2 no 1piso.
-recuperador de calor no r/chao
-pretendo colocar sistema de circulação forçado para às AQS que terá um "esquentador", adequado para os paineis solares(devido a temp da agua de entrada), como sistema de apoio .
-pretendo instalar o piso radiante mais queria evitar gastar de momento dinheiro com uma bomba de calor ou qualquer solução que rondo os 4000/5000 (nesta altura o dinheiro nunca é demais e visto tar a investir bastante no isolamento, tenho de cortar em algum lado!!!).
Dito isto e acrescentando que não sou propriamente uma pessoa fria :), é muito errado pensar que poderia ter o piso radiante também ligado ao sistema forçado dos paineis solares, de modo a funcionar nem que fosse uma vez por semana na altura do inverno, obviamente este funcionaria apenas para o piso dos quartos, cerca de 80m2, já que para o r/chao teria o recuperador.
Será que existe alguma solução de modo a melhorar este sistema já por si debilitado, como investir um pouco mais nos paineis solares (CPC/tubo de vacuo/Sunaitec) que me permite ter o piso radiante a funcionar um pouco melhor. Sei que pode parecer pouco inteligente, mas quando vivia em casas dos meus pais (na mesma zona) os isolamentos tinham muitas falhas e durante todo o inverno só em alguns dias é que estava mesmo frio dentro de casa.
Dado o investimento que vou fazer ao nível dos isolamentos, o próprio engenheiro já me disse que provavelmente não necessitarei de aquecimento (salvo certas alturas em que poderia usar um aquecedor, sendo que esporadicamente), no entanto pelo menos a instalação do piso radiante quero fazer para não me arrepender no futuro. E uma vez que o tenho gostaria de o usar nem que fosse para apenas dar uma ajudinha.
Estejam à vontade para opinarem, que eu bem preciso de umas ajudas... :)
Cumprimentos,
LT
P.S. - A reticência em usar a fonte de calor por exemplo ar-agua) não reside só no investimento inicial, é que é um "bicho" um pouco grande, depois é mais um aparelho para manutenção ou com possibilidade de avaria, para além de consumir (pouco, mas consume).
Como nos foruns tb devemos ajudar aqui ficam alguns links que possam achar interessantes:
http://www.energiasrenovaveis.com
http://www.energiasrenovaveis.com/images/upload/flash/anima_como_funciona/solartermico10.swf
http://www.energiasrenovaveis.com/images/upload/flash/anima_como_funciona/pv6.swf
Colocado por: lmltomasDito isto e acrescentando que não sou propriamente uma pessoa fria :), é muito errado pensar que poderia ter o piso radiante também ligado ao sistema forçado dos paineis solares, de modo a funcionar nem que fosse uma vez por semana na altura do inverno,
Colocado por: lmltomasDado o investimento que vou fazer ao nível dos isolamentos, o próprio engenheiro já me disse que provavelmente não necessitarei de aquecimento (salvo certas alturas em que poderia usar um aquecedor, sendo que esporadicamente)
Colocado por: Pedro Azevedo78Colocado por: lmltomasDito isto e acrescentando que não sou propriamente uma pessoa fria :), é muito errado pensar que poderia ter o piso radiante também ligado ao sistema forçado dos paineis solares, de modo a funcionar nem que fosse uma vez por semana na altura do inverno,
Ter o piso radiante para o ligar 1 vez por semana, mais vale pensar noutro sistema de aquecimento....
Ou então piso radiante eléctrico. sempre poupa muito na instalaçao.Colocado por: lmltomasDado o investimento que vou fazer ao nível dos isolamentos, o próprio engenheiro já me disse que provavelmente não necessitarei de aquecimento (salvo certas alturas em que poderia usar um aquecedor, sendo que esporadicamente)
Mais um...
Alguém me explica como é que se dizem estas coisas a alguèm?? A casa podia estar "enrolada" em isolamento. Mais dia, menos dia ela ia ficar fria!!
Mesmo com o melhor isolamento do mundo, é preciso alguma fonte de calor!!! Pode-se "perder" menos esse calor, mas perde-se...
Quanto a usar paineis solares para o piso radiante, esqueça. Ou instala muitos e aí lá se vão na mesma os euros, ou nunca vai conseguir um sistema funcional.
Colocado por: lmltomasBom dia,
Antes de mais quero agradecer a todos pelos comentários.
Apesar de momento não ter muito tempo estive a fazer uma breves contas e ou me enganei em algo, ou a bomba de calor acabou de ficar descartada das opções!
Foram contas um pouco à pressa, vou tentar nos próximos dias fazer um estudo um pouco maior e uma verificação de alguns dos valores, de qualquer modo gostava de ter da vossa parte algum feddback.
Dito isto passo apresentar os valores:
-Em termos de custo de Kwh o gás natural e Lenha/Pellets são os mais económicos, 0.065€, 0,05 e 0,042 respectivamente!
-Bomba de Calor vs Lenha com recuperador para Aquecimento para piso radiante:
4meses/24h para 160m2:
Bomba de calor:700€
Lenha:1000€
4meses/8h para 160m2:
Bomba de calor:235€
Lenha:325€
Isto indica que mesmo que para uso 24h em 4 meses do ano, a bomba de calor (7000€) só será amortizada em comparação com o recuperador (3000€) ao fim de 14 anos!!!
Estarei correcto?
Cumprimentos,
LT
P.S. Em anexo envio a folha de excel que usei para o cálculo, estejam à vontade para me corrigir, pois algo não deve estar bem...
Colocado por: lmltomasJá agora, será que alguém olhou para as contas bomba de calor vs Lenha/Pellets e têm algum reparo a fazer? Pois a conclusão dita que as bombas de calor só são uma boa alternativa para quem é "comodista"!
a caldeira a pellets é uma boa opção, mais barata que a bomba de calor,