Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Dado ir construir a minha moradia brevemente, pretendia obter os vossos comentários no tema PAINEL SOLAR + AQS + PISO RADIANTE.
    Vou tentar expor todos os pontos de modo a que possam dar uma opinião, sem no entatnto tornar esta discussão repetitiva.
    Pontos a ter em consideração:
    -moradia virada para sul, situada perto da praia em Vila Nova de Gaia com 80m2 no r/chao + 80m2 no 1piso.
    -recuperador de calor no r/chao
    -pretendo colocar sistema de circulação forçado para às AQS que terá um "esquentador", adequado para os paineis solares(devido a temp da agua de entrada), como sistema de apoio .
    -pretendo instalar o piso radiante mais queria evitar gastar de momento dinheiro com uma bomba de calor ou qualquer solução que rondo os 4000/5000 (nesta altura o dinheiro nunca é demais e visto tar a investir bastante no isolamento, tenho de cortar em algum lado!!!).

Dito isto e acrescentando que não sou propriamente uma pessoa fria :), é muito errado pensar que poderia ter o piso radiante também ligado ao sistema forçado dos paineis solares, de modo a funcionar nem que fosse uma vez por semana na altura do inverno, obviamente este funcionaria apenas para o piso dos quartos, cerca de 80m2, já que para o r/chao teria o recuperador.

Será que existe alguma solução de modo a melhorar este sistema já por si debilitado, como investir um pouco mais nos paineis solares (CPC/tubo de vacuo/Sunaitec) que me permite ter o piso radiante a funcionar um pouco melhor. Sei que pode parecer pouco inteligente, mas quando vivia em casas dos meus pais (na mesma zona) os isolamentos tinham muitas falhas e durante todo o inverno só em alguns dias é que estava mesmo frio dentro de casa.

Dado o investimento que vou fazer ao nível dos isolamentos, o próprio engenheiro já me disse que provavelmente não necessitarei de aquecimento (salvo certas alturas em que poderia usar um aquecedor, sendo que esporadicamente), no entanto pelo menos a instalação do piso radiante quero fazer para não me arrepender no futuro. E uma vez que o tenho gostaria de o usar nem que fosse para apenas dar uma ajudinha.

Estejam à vontade para opinarem, que eu bem preciso de umas ajudas... :)

Cumprimentos,
    LT

P.S. - A reticência em usar a fonte de calor por exemplo ar-agua) não reside só no investimento inicial, é que é um "bicho" um pouco grande, depois é mais um aparelho para manutenção ou com possibilidade de avaria, para além de consumir (pouco, mas consume).

Como nos foruns tb devemos ajudar aqui ficam alguns links que possam achar interessantes:
    http://www.energiasrenovaveis.com
    http://www.energiasrenovaveis.com/images/upload/flash/anima_como_funciona/solartermico10.swf
    http://www.energiasrenovaveis.com/images/upload/flash/anima_como_funciona/pv6.swf
  2.  # 2

Já vi que investiu algum tempo em pesquisar noutros foruns mais especializados. E é aí que deve por o seu problema visto ter mais probabilidades de êxito. Não quer dizer que aqui não possa ter também uma resposta positiva ás suas dúvidas.
    O que lhe posso dizer sobre este assunto é o seguinte:
    Os paineis solares são mais destinados ás águas quentes sanitárias, e mesmo assim precisam de apoio, a não ser que fiquem sobredimensionados, mas depois não são viáveis económicamente.
    Repare que o aquecimento central é necessário no inverno, mas só temos sol em quantidade claro está no verão, portanto existe uma incompatibilidade insanável.
    Para ter uma resposta exacta, só com um estudo devidamente feito por técnicos desta área. Mas dúvido muito que possam avançar muito mais do que lhe disse.
  3.  # 3

Colocado por: lmltomasBoa noite,

Dado ir construir a minha moradia brevemente, pretendia obter os vossos comentários no tema PAINEL SOLAR + AQS + PISO RADIANTE.
    Vou tentar expor todos os pontos de modo a que possam dar uma opinião, sem no entatnto tornar esta discussão repetitiva.
    Pontos a ter em consideração:
    -moradia virada para sul, situada perto da praia em Vila Nova de Gaia com 80m2 no r/chao + 80m2 no 1piso.
    -recuperador de calor no r/chao
    -pretendo colocar sistema de circulação forçado para às AQS que terá um "esquentador", adequado para os paineis solares(devido a temp da agua de entrada), como sistema de apoio .
    -pretendo instalar o piso radiante mais queria evitar gastar de momento dinheiro com uma bomba de calor ou qualquer solução que rondo os 4000/5000 (nesta altura o dinheiro nunca é demais e visto tar a investir bastante no isolamento, tenho de cortar em algum lado!!!).

Dito isto e acrescentando que não sou propriamente uma pessoa fria :), é muito errado pensar que poderia ter o piso radiante também ligado ao sistema forçado dos paineis solares, de modo a funcionar nem que fosse uma vez por semana na altura do inverno, obviamente este funcionaria apenas para o piso dos quartos, cerca de 80m2, já que para o r/chao teria o recuperador.

Será que existe alguma solução de modo a melhorar este sistema já por si debilitado, como investir um pouco mais nos paineis solares (CPC/tubo de vacuo/Sunaitec) que me permite ter o piso radiante a funcionar um pouco melhor. Sei que pode parecer pouco inteligente, mas quando vivia em casas dos meus pais (na mesma zona) os isolamentos tinham muitas falhas e durante todo o inverno só em alguns dias é que estava mesmo frio dentro de casa.

Dado o investimento que vou fazer ao nível dos isolamentos, o próprio engenheiro já me disse que provavelmente não necessitarei de aquecimento (salvo certas alturas em que poderia usar um aquecedor, sendo que esporadicamente), no entanto pelo menos a instalação do piso radiante quero fazer para não me arrepender no futuro. E uma vez que o tenho gostaria de o usar nem que fosse para apenas dar uma ajudinha.

Estejam à vontade para opinarem, que eu bem preciso de umas ajudas... :)

Cumprimentos,
    LT

P.S. - A reticência em usar a fonte de calor por exemplo ar-agua) não reside só no investimento inicial, é que é um "bicho" um pouco grande, depois é mais um aparelho para manutenção ou com possibilidade de avaria, para além de consumir (pouco, mas consume).

Como nos foruns tb devemos ajudar aqui ficam alguns links que possam achar interessantes:
    http://www.energiasrenovaveis.com
    http://www.energiasrenovaveis.com/images/upload/flash/anima_como_funciona/solartermico10.swf
    http://www.energiasrenovaveis.com/images/upload/flash/anima_como_funciona/pv6.swf

Epá, ao menos dizia que provavelmente iria precisar pouco de aquecimento, agora isso...cuidado. Eu acho que paineis solares para aquecimento por ex em pleno Inverno com vários dias seguidos nublados...nem as aqs conseguem fazer. Eu esquecia essa ideia e deixava tudo pronto (pre-instalaçâo) e quando pudesse comprava a fonte.

Abraço, Pedro
  4.  # 4

Colocado por: lmltomasDito isto e acrescentando que não sou propriamente uma pessoa fria :), é muito errado pensar que poderia ter o piso radiante também ligado ao sistema forçado dos paineis solares, de modo a funcionar nem que fosse uma vez por semana na altura do inverno,

Ter o piso radiante para o ligar 1 vez por semana, mais vale pensar noutro sistema de aquecimento....
    Ou então piso radiante eléctrico. sempre poupa muito na instalaçao.

Colocado por: lmltomasDado o investimento que vou fazer ao nível dos isolamentos, o próprio engenheiro já me disse que provavelmente não necessitarei de aquecimento (salvo certas alturas em que poderia usar um aquecedor, sendo que esporadicamente)

Mais um...
    Alguém me explica como é que se dizem estas coisas a alguèm?? A casa podia estar "enrolada" em isolamento. Mais dia, menos dia ela ia ficar fria!!
    Mesmo com o melhor isolamento do mundo, é preciso alguma fonte de calor!!! Pode-se "perder" menos esse calor, mas perde-se...

Quanto a usar paineis solares para o piso radiante, esqueça. Ou instala muitos e aí lá se vão na mesma os euros, ou nunca vai conseguir um sistema funcional.
    • eu
    • 17 abril 2010

# 5

Como já disseram, a utilização de painéis solares para apoio a piso radiante é uma asneira. Por um lado precisaria de muitos painéis, por outro lado, nos dias em que realmente precisa do aquecimento, não há sol.

Nos dias de sol não precisa de aquecimento.
  5.  # 6

Boas,

Quando andei atrás das Energias renováveis, acabei por chegar à conclusão que deixei neste tópico:

https://forumdacasa.com/discussion/6391/sistema-de-climatizacao/#Item_39

Pessoalmente, acabei por optar pela opção... nº 4 que lá deixei. Isto porque para o "papel" que estou a gastar em isolamento, não quis o Ferrari para a climatização. Diga-se de passagem que, tudo o que é energia renováveis aplicado à climatização, considero pouco viável do ponto de vista económico. Aliás, vejo.as mais como gadjets...

1 ab

RG

http://montedoregato.blogspot.com
  6.  # 7

Bom dia,

Antes de mais quero agradecer a todos pelos comentários.

Apesar de momento não ter muito tempo estive a fazer uma breves contas e ou me enganei em algo, ou a bomba de calor acabou de ficar descartada das opções!
    Foram contas um pouco à pressa, vou tentar nos próximos dias fazer um estudo um pouco maior e uma verificação de alguns dos valores, de qualquer modo gostava de ter da vossa parte algum feddback.

Dito isto passo apresentar os valores:

-Em termos de custo de Kwh o gás natural e Lenha/Pellets são os mais económicos, 0.065€, 0,05 e 0,042 respectivamente!
    -Bomba de Calor vs Lenha com recuperador para Aquecimento para piso radiante:
    4meses/24h para 160m2:
    Bomba de calor:700€
    Lenha:1000€

4meses/8h para 160m2:
    Bomba de calor:235€
    Lenha:325€

Isto indica que mesmo que para uso 24h em 4 meses do ano, a bomba de calor (7000€) só será amortizada em comparação com o recuperador (3000€) ao fim de 14 anos!!!
    Estarei correcto?

Cumprimentos,
    LT

P.S. Em anexo envio a folha de excel que usei para o cálculo, estejam à vontade para me corrigir, pois algo não deve estar bem...
    • lobito
    • 18 abril 2010 editado

# 8

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: lmltomasDito isto e acrescentando que não sou propriamente uma pessoa fria :), é muito errado pensar que poderia ter o piso radiante também ligado ao sistema forçado dos paineis solares, de modo a funcionar nem que fosse uma vez por semana na altura do inverno,

Ter o piso radiante para o ligar 1 vez por semana, mais vale pensar noutro sistema de aquecimento....
    Ou então piso radiante eléctrico. sempre poupa muito na instalaçao.

Colocado por: lmltomasDado o investimento que vou fazer ao nível dos isolamentos, o próprio engenheiro já me disse que provavelmente não necessitarei de aquecimento (salvo certas alturas em que poderia usar um aquecedor, sendo que esporadicamente)

Mais um...
    Alguém me explica como é que se dizem estas coisas a alguèm?? A casa podia estar "enrolada" em isolamento. Mais dia, menos dia ela ia ficar fria!!
    Mesmo com o melhor isolamento do mundo, é preciso alguma fonte de calor!!! Pode-se "perder" menos esse calor, mas perde-se...

Quanto a usar paineis solares para o piso radiante, esqueça. Ou instala muitos e aí lá se vão na mesma os euros, ou nunca vai conseguir um sistema funcional.

Basta ter uma família muito grande (ou muitos cães e gatos) para produzir calor de borla ;-) (enfim, de borla mesmo só o cavalo do inglês)
  7.  # 9

Colocado por: lmltomasBom dia,

Antes de mais quero agradecer a todos pelos comentários.

Apesar de momento não ter muito tempo estive a fazer uma breves contas e ou me enganei em algo, ou a bomba de calor acabou de ficar descartada das opções!
    Foram contas um pouco à pressa, vou tentar nos próximos dias fazer um estudo um pouco maior e uma verificação de alguns dos valores, de qualquer modo gostava de ter da vossa parte algum feddback.

Dito isto passo apresentar os valores:

-Em termos de custo de Kwh o gás natural e Lenha/Pellets são os mais económicos, 0.065€, 0,05 e 0,042 respectivamente!
    -Bomba de Calor vs Lenha com recuperador para Aquecimento para piso radiante:
    4meses/24h para 160m2:
    Bomba de calor:700€
    Lenha:1000€

4meses/8h para 160m2:
    Bomba de calor:235€
    Lenha:325€

Isto indica que mesmo que para uso 24h em 4 meses do ano, a bomba de calor (7000€) só será amortizada em comparação com o recuperador (3000€) ao fim de 14 anos!!!
    Estarei correcto?

Cumprimentos,
    LT

P.S. Em anexo envio a folha de excel que usei para o cálculo, estejam à vontade para me corrigir, pois algo não deve estar bem...

Não vi ao pormenor as contas, mas dou-lhe os meus parabens pela iniciativa, assim é que é , pensar tb um pouco por nós. No entanto, um ou dois reparos, com recuperador não vai ter o mesmo conforto, a não ser que tenha sempre alguem em casa para o "alimentar" e mesmo assim só se for com radiadores pq por ar forçado nem acredito que consiga conforto em toda a casa. Tem ainda a desvantagem da menor practibilidade do sistema (armazenamento da lenha, lixo, programação inexistente, etc). Por outro lado, por pellets, o investimento da fonte aproxima-se mais da bomba de calor.

Abraço, Pedro
  8.  # 10

Viva,

Bem será que alguém confirma que é possível usar as seguintes opções como aquecimento principal de 160m2 de piso radiante.

***Recuperador de calor para aquecimento
    Acquatondo Plano 22 - 29
    >Potência: 26 - 35 kW
    >Rendimento: 79 - 80 %
    >Consumo de lenha: 6,5 - 8 kg/h
    >Reservatório de água: 70 - 90 Lts
    >Produção AQS : 14 lts/min.
    >Volume Aquecimento: 530 - 700 m3
    >Peso: 230 - 275 kg
    >Entrada de ar externo: 200 - 300 cm2
    >Medidas: L800/990 x A1380 x P680/800 x D 200/250mm

***Estufa
    Idrofox
    >Potência:14,4 KW
    >Rendimento: 86%
    >Consumo de pellets: 1,8 - 3,4 Kg/h
    >Capacidade do depósito: 35Kg
    >Autonomia: 10 - 20 h
    >Volume Aquecimento: 410m3
    >Peso: 225 Kg
    >Medidas: A1060 x L760 x P 750 x D-80 mm

Julgo que que têm potência suficiente...
    Já agora só é possível obter autonomia na estufa ou também existem recuperadores a água com autonomia de algumas horas (isto é sem necessidade da introdução de lenha/pellets)!

Neste momento estou um pouco inclinado para escolher lareira/estufa (basicamente algo com chama para colocar na sala :o)) que possa também funcionar como principal fonte para o PR. Deste modo, e como a "lareira" é requisito obrigatório digamos que consigo matar 2 coelhos....
    Resta só o painel solar e o respectivo termoacumulador e a instalação do piso radiante...

Digam lá o que acham deste solução, será que é viável? Julgo ser o modo mais económico a adaptar ao piso radiante!!!
    Agradeço opiniões, digam lá mal, têm carta branca...

Cumprimentos,
    LT

P.S. - Para quem lê este post e está a iniciar a escolha do aquecimento aqui ficam mais uns links:
    http://www.sitiodaslareiras.com/escolha.htm
    http://www.esolar.pt/reccalor_agua.htm
    http://www.grauideal.pt/index.php?menu=2&idc=16
  9.  # 11

Boa noite,

Mais uma questão para quem puder ajudar, existem recuperadores de calor a água para aquecimento central PR a pellets? São funcionais? Melhores ou piores que Estufas?
    Será que existem alguém que use estes sistemas!?

Já agora, será que alguém olhou para as contas bomba de calor vs Lenha/Pellets e têm algum reparo a fazer? Pois a conclusão dita que as bombas de calor só são uma boa alternativa para quem é "comodista"!

Cumprimentos,
    LT
  10.  # 12

Colocado por: lmltomasJá agora, será que alguém olhou para as contas bomba de calor vs Lenha/Pellets e têm algum reparo a fazer? Pois a conclusão dita que as bombas de calor só são uma boa alternativa para quem é "comodista"!

Quer apresentar as suas contas que provam que é mais económica a solução pellets / lenha, do que uma boa bomba de calor? (estou a falar de consumos só...)
    Ah, não vale o argumento de que têm lenha de borla... :)
  11.  # 13

Caro Azevedo,

As contas que fiz, comprovam que a pellets / lenha é mais económica mais obviamente tendo em conta o preço inicial da bomba comparativamente com a estufa/caldeira a pellets.
    Que ao fim ao cabo para mim é o que interessa. Imaginemos um sistema que não gasta nada mas custa 50.000€! Se calhar nunca vamos ter o retorno do nosso investimento. Penso que apesar depender de utilizador para utilizador, poderá ser o caso das bombas de calor!!!

Cumprimentos,
    LT

As contas estão acima, em anexo...
  12.  # 14

lmltomas, acho que já chegou á sua conclusão, e mesmo que as contas não estejam 100%, a caldeira a pellets é uma boa opção, mais barata que a bomba de calor, embora menos cómoda na utilização.

Abraço, Pedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moraisdd
  13.  # 15

Pois eu não encontrei erros no Excel e devo dar-lhe os parabéns pelos cálculos! (tenho que fazer essas contas para a "geotermia")

mas repare que se elevar o cop a 3,5 ou até a 4 o diferencial aumenta subtâncialmente, como já vimos por aqui há já algumas bombas a "prometer" Cop 5.

Independentemente, de facto a minha opção vai pelo comodismo, pois não me estou a ver com frio ou chuva, a ir buscar uma saca, ou uns toros de lenha, ou ficar sem aquecimento por falta de matéria prima.
  14.  # 16

a caldeira a pellets é uma boa opção, mais barata que a bomba de calor,

Mais barata ? tudo depende dos equipamentos. Existem bombas de calor mais baratas do que as caldeiras a pellets, mesmo com COP inferiores às bombas de calor de top, em termos de consumos conseguem superar qualquer caldeira a pellets(tendo por base a compra de pellets na ordem dos 0,18€/kg ou seja com um custo de produção de potencia na ordem dos 0,036€ )

Cumprimentos
  15.  # 17

Parece-me que sim, caro Pedro.

Só tenho pena do tema não ter tido mais discussão, ainda tentei com o post anterior, mas pelos vistos não consegui despertar os defensores das bombas de calor (com a excepção do amigo azevedo)!
    E pelos vistos também não existem muitas pessoas com experiência no uso de caldeiras/estufas a pellets e/ou recuperadores de calor a água para aquecimento central que queiram partilhar opiniões e discutir ideias... Talvez seja por este tema ser tão banal/comum apesar de achar que se podia fazer algo mais...
    Relativamente aos recuperadores, ainda quero ver se obtenho mais informação acerca deste...

Cumprimentos,
    Luis Tomas
  16.  # 18

Boas,

Como se costuma dizer, contra factos não há argumentos! :) Se os dados introduzidos por si no excel estao correctos para os aparelhos em questão, e se os custos de aquisição tb estão correctos, não há nada a argumentar qt à amortização do investimento.
    Mas:
    1- Se investir num recuperador a lenha, NUNCA vai conseguir uma utilização eficaz do piso radiante. A não ser que o meu amigo esteja reformado, e não pensse sair de casa por mais de 3 ou 4 horas... :) É que a lenha não cai lá dentro sozinha...

2- Quer o recuperador quer as caldeiras a pellets NÃO conseguem fazer frio. É assim tão desprezivel para si isso? Como são as temperaturas na sua zona durante Junho, Julho, Agosto e Setembro?

3- A comodidade tem preço... Com um recuperador, garanto-lhe que vai se fartar rápido de acartar tanta lenha. Com uma caldeira a pellets já é muito melhor, mas é preciso manter o depósito com pellets e... LIMPAR as cinzas. Cada um sabe o que o seu tempo e trabalho valem! :)

Abraços
  17.  # 19

Para mim, é como dizer que fica muito mais barato aquecer a água do banho numa panela na lareira do que com um esquentador ou um cilindro. É com certeza verdade, mas nem por isso é uma solução aceitável a longo prazo. No caso das caldeiras a pellets ainda pode ser uma hipótese, no caso de haver um depósito grande e quem entregue a granel. Por exemplo, aqui em Bruxelas há uma casa "ecológica" em que uma parte é aquecida a biomassa e li algures que o depósito é enchido 3 vezes por ano. Qualquer outra alternativa penso eu de que vai acabar em mudança para outra fonte de energia, mais ano menos ano.
  18.  # 20

Caro Ricardo,

Não sei se reparou na folha de excel, mas não estou a ver como consegue melhor rendimento com a bomba de calor com baixo COP, se calhar posso ter-me enganado no preço da kw! Pois se for à folha de excel e colocar COP 2 ve que a bomba deixa de ser a mais económica!!!! E eu estou a considerar custo de kw para lenha ou pellets a 0,042 o kwh!
    Dito isto qual é o preço minimo da bomba de calor de COP 3, minimo necessário para obter melhor desempenho? E já agora qual o tempo de vida de uma bomba de calor?

No entanto, há uma coisa que concordo convosco a bomba de calor é de facto mais cómoda... Contra este facto também não há argumentos...
    Gostava tembém era ter opiniões de pessoas que tem este sistema (pellets) para ver se existem inconvenientes "escondidos"...

Cumprimentos,
    Luis Tomas

Nota: A folha de excel é dinâmica podem ser alterados certos campos para verificar vários casos. Existe também outra spreadsheet com vantagens e desvantagens dos sistemas se alguém quiser ajudar e preencher está à vontade!!! :)
    Mais um site:http://www.larinox.com/produtos.php?Cat=3&Prod=145

0.0256 seg. NEW