Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Apesar de só agora me tornar membro, este é um fórum que já percorro á muito... desde já os meus parabéns!! Parabéns a todos os membros pelo contributo que têm dado a este fórum, consequentemente, obrigado por toda a aprendizagem que me têm proporcionado!!
    Finalmente decidi iniciar a construção da minha moradia, é um projecto de desenho de arquitectura tradicional. O projecto foi entregue a um Sr. engenheiro meu amigo. O terreno tem cerca de 2500m2, sendo que a moradia terá implantação de 20m por 12m. encontrando-se em fase de projecto.
    Dito isto, deixo aqui o projecto para que o possam comentar, agradecendo desde já as vossas ajudas, e criticas também!!
      planta.JPG
  2.  # 2

Bom dia, queira desculpar-me mas vou ser muito critico em relação a esta planta.
    Para ser muito franco não gosto da forma de como está organizada a tipologia.
    1. Não concordo com o percurso imenso que tem que percorrer quando chega a casa com as compras, a não ser que a entrada do carro seja feita pelas traseiras.
    2. Não concordo que se misture a zona social da casa com a zona privada, isto é com os quartos a dar para o hall de entrada.
    3. Não concordo com as duplicações de espaço ou seja com os corredores labirintos de acesso a cozinha.
    4. Não concordo que o IS de serviço esteja integrada no espaço de cozinha.
    5. Os quartos são grandes de mais e desproporcionados em relação ao tamanho da sala, se reduzir aos quartos pode aumentar a sala.
    6. Orientação solar - Não conheço a orientação solar mas ja que tem 4 frentes, os quartos devem ficar a nascente que é para apanharem sol pela manhã, a sala a sul/poente para ter luz até ao final do dia e eventualmente a cozinha a Norte para ter uma luz constante durante todo o dia.

Cumprimentos e bom trabalho
    Eduardo Couto
  3.  # 3

1ª e principal crítica: é um projecto de engenheiro (e eu sei do que estou a falar, porque também sou) :-)

2.ª, que nem sei se chega a ser um crítica.
    São preciso 7,3x10,5+11x12, cerca de 210m2, para enfiar um T3. São muitas áreas perdidas, ou áreas desnecessáriamente grandes.
    A área paga-se na construção, e durante toda a vida (IMI, taxas camarárias, etc.)...
  4.  # 4

Como projecto base está bom mas tenho os seguintes comentários:
    - As IS são demasiado grandes, por exemplo para quê dois lavatório em cada IS? Notou que tem 5 lavatório em casa? Será que vai ter sempre duas pessoas a lavar os dentes ao mesmo tempo por IS?
    - Deveria pensar em separar a área social da casa e da privada. Quem entra na sua casa tem logo os quartos ao seu alcance, incluindo a suite.
    - As áreas de circulação são enormes... custos que se pagam caro como já foi referido na construção e toda a vida.
    - Os quartos são "gigantes"
    - não colocava o fogão do lado oposto do lava-louças
    - A cozinha é quase uma sala de jantar e depois tem outra sala de jantar. Pode reduzir a cozinha e apenas ter a sala de jantar.
  5.  # 5

Boas

1ª e principal crítica: é um projecto de engenheiro (e eu sei do que estou a falar, porque também sou)

Eu diria mesmo: é um mau projecto de engenheiro.

Concordo com as críticas feitas, nomeadamente:

Não concordo que se misture a zona social da casa com a zona privada, isto é com os quartos a dar para o hall de entrada.

Não concordo que o IS de serviço esteja integrada no espaço de cozinha.

Os quartos são grandes de mais e desproporcionados em relação ao tamanho da sala, se reduzir aos quartos pode aumentar a sala.

Isto para falar apenas do aspecto funcional, que sob o aspecto estético parece-me uma pequena desgraça, mas gostos são gostos.

Acho que devia rever todo o projecto, mas lembre-se que apenas manifesto a minha opinião e a casa é para si.

cumps
    José Cardoso
  6.  # 6

Desde já obrigado pelos comentários, os quais levaram a algumas pequenas alterações, que aqui ficam...
      Digitalizar0007[1].jpg
  7.  # 7

Boa Noite,
    Esta ultima versão está melhor que a primeira, mas acho que um arquitecto fazia bem melhor.

Cumprimentos
    Raquel Lima, arq.

0.0140 seg. NEW