Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros Foristas,

    Gostaria de saber se os preços por metro quadrado são idênticos caso eu já possua o lote para construir uma moradia relativamente ao caso de não ter nem lote nem moradia.

    Pelas minhas contas deverá ser mais barato o primeiro caso certo?

    Tenho 2 situações que posso comparar:

    Caso1

    Moradia de 250 m2 de área de construção por 180000 euros já construída. Sei que o lote custou 25000 euros ao construtor

    Caso2

    Lote já é meu e quero construir moradia com cerca de 188 de área de construção

    Neste caso posso esperar um custo de construção 25% inferior no caso 2 e ainda menos o custo do lote? Isto é 180000 Euros -25000 Euros - (25% de 155000) = 116250 Euros?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Boas,

    Acho que está a querer começar a casa pelo telhado.

    Estou actualmente a construir uma moradia (que fui eu a comprar o terreno previamente) e posso-lhe dizer que de nada serve mandar números para o ar, se você não tiver um projecto pelo menos em mão com aquilo que pretende, indo até ao nível dos acabamentos.

    Depois de saber o preço, analisa cada uma das rúbricas e corta onde lhe fizer "menos comichão", naquilo que pode ser considerado "opção" e não "imprescindível". Exercício chato mas necessário.

    1 abraço

    RG

    http://montedoregato.blogspot.com
  3.  # 3

    mas neste caso - Caso 1 - os acabamentos da casa já construída que vi são excelentes. Daí eu estar a fazer estas contas que me parecem ter toda a lógica...

    Posso estar errado em alguns dos cálculos mas não me parece que ande longe da realidade certo? Pelo menos o custo do lote tem mesmo de ser subtraído, não?!

    Obrigado.
  4.  # 4

    Boas

    O preço do lote deve ser subtraído, mas as contas não são assim tão lineares. Imagine duas casas com o mesmo nº e tipo de divisões mas em que uma delas tem áreas maiores em 20%. O preço da mais pequena não será inferior em 20% porque há custos que são independentes das áreas. Ambas terão praticamente os mesmos custos em equipamentos de cozinha, louças sanitárias, e outras parcelas semelhantes.


    cumps
    José Cardoso
  5.  # 5

    Estou de acordo com o J Cardoso. Ambas as casas de 188m2 e de 250m2 poderão ter custos proporcionais à área, mas terão outros idênticos (equipamentos de casa de banho, instalações técnicas de cozinha, vídeo-porteiro, paineis solares, caixa de correio :-), etc.).

    De qualquer maneira, há outra diferença fundamental.
    Para o construtor que tem pedreiros, estucadores, pintores, carpinteiros, electricista, etc. no quadro não tem de pagar AO ESTADO o IVA sobre os trabalhos realizados pelos seus empregados
    O Dono de Obra que vai mandar construir a casa terá de pagar ao empreiteiro este imposto.

    Além disso, 620euros/m2 (incluindo IVA) é impraticável para acabamentos «excelentes».
  6.  # 6

    Sem dúvida, escolheria começar a minha moradia de raiz. Além de garantir os seus gostos pessoais, garante também, dentro do possível, alguma qualidade de construção. Se com o dono de obra a ir regularmente à obra já é o que é, nem imagino o que acontece quando os intervenientes são deixados em roda livre.
  7.  # 7

    Acho esse valor muito optimista para não dizer mais, para essa área e acabamentos de gama alta..
  8.  # 8

    entao deveri contar com mais ou menos 750 euros / m2 para acabamentos de gama média alta?

    188m2 de área de construção x 750 euros = 141000 Euros? parece-me excessivo de acordo com o que eu vi construido pelo mesmo construtor para uma área de 250 m2 e que está a ser vendido por 180000 euros...

    Neste caso eu até já tenho o lote....
  9.  # 9

    plavadinho

    O construtor PODE estar a vender com margem de lucro ZERO (ou mesmo a perder dinheiro), os subempreiteiros e fornecedores fazem descontos aos construtores que não farão a si, e o construtor NÃO PAGA IVA sobre a mão de obra da sua própria empresa.

    Não conte que trabalhem para si a preço de custo, os descontos nos materiais ficarão para o fornecedor ou para o empreiteiro-geral, e você pagará IVA sobre a mão de obra.

    750euros/m2 é à justa.
    MAS SÓ COM UM PROJECTO, projecto de execução, caderno de encargos, e mapa de medições é que será possível dar-lhe valores exactos.
  10.  # 10

    mas eu vou pedir à empresa de construção para construir a casa e eles é que irão comprar os materiais aos fornecedores, certo?
  11.  # 11

    Porque não vai primeiro a um gabinete, e depois escolhe o construtor com calma Caro plavadinho, siga a ordem natural das coisas, penso que dessa maneira está a baralhar os passos e pode-lhe sair MUITO caro.
    Escolha um gabinete de arquitectura e os engenheiros para as especialidades primeiro
  12.  # 12

    Bom Dia,

    É o procedimento natural, é como funcionamos com os nossos clientes, dado temos clientes que veem com ideias, que não se adequam ao terreno, ao como no seu caso os valores de construção, porque ao fazer dessa maneira trabalhar com muitas incógnitas, é preferível sentar-se com um gabinete ou escolher através de orçamento, basta pedir o preço para concepção de moradia com a área que pretende e os gabinetes dão-lhe o seus honorários, a partir daí durante o projecto vai-se realizando um projecto à medida do que pretende e dos valores que ambiciona, não vale falar primeiro com o construtor é para haver manobras e normalmente em prejuizo do cliente.

    Cumprimentos
    Luis Figueiredo

    http://www.globaltracking.pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: plavadinho
    •  
      FD
    • 19 abril 2010 editado

     # 13

    Colocado por: Luis K. W.Além disso, 620euros/m2 (incluindo IVA) é impraticável para acabamentos «excelentes».

    Se calhar até é possível fazer "acabamentos excelentes", mas só acabamentos, o resto é completamente descurado, não?
    É que se se apostar no que o olho vê e desinvestir no que o olho não vê, parece-me que se pode chegar a essa conclusão de "acabamentos excelentes" por 620€/m2.
 
0.0156 seg. NEW