Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    tcampones.. o pessoal das leis lembrou-se dos puxadores... tem de permitir a aoperação com "punho fechado", tem de estar a determinada altura, tem de permitir a operação com o máximo de x kg de força.... ;)
    A largura util de passagem , não tem de ser considerada a porta com angulo de abertura 90º. pois dependerá das condições de implantação da mesma... pode ser possivel o rebatimento total da mesma...
  2.  # 22

    Só por curiosidade, que possibilidades é que há para abrir com o punho fechado uma porta deslizante que entre toda na parede?
  3.  # 23

    não há, portanto não pode entrar toda dentro da parede - no caso de ser parte de percurso acessível.
    Mas pode-se inventar uma ferragem para poder ser possível...
  4.  # 24

    talvez com uma mola no encosto permita tal qual as portas de batente que basta empurrar ligeiramente para accionar essa mola e depois um rebaixo (puxador) na porta, permita manuseá-la e assim essa porta de correr possa entrar toda na "ranhura".
  5.  # 25

    Colocado por: Pedro Barradastcampones.. o pessoal das leislembrou-se dos puxadores... tem de permitir a aoperação com "punho fechado", tem de estar a determinada altura, tem de permitir a operação com o máximo de x kg de força.... ;)
    A largura util de passagem , não tem de ser considerada a porta com angulo de abertura 90º. pois dependerá das condições de implantação da mesma... pode ser possivel o rebatimento total da mesma...

    Sim eu sei, mas acho que para a medida de passagem (os tais 77cm)o puxador não conta, mas não tenho a certeza. Tenho de ler novamente a lei, se me apetecer.

    Colocado por: lobitoSó por curiosidade, que possibilidades é que há para abrir com o punho fechado uma porta deslizante que entre toda na parede?

    Com um sistema de abertura automática, com barras e vários tipos de sensores,... mas em caso de incêndio ou falha de electricidade, 'berrou'!
    Acho que já vi qualquer ferragem para esta situação (não tenho certeza), mas vou tentar descobrir.
    Aqui ficam algumas imagens de puxadores para portas de correr mais funcionais que os normais.
      Sem título.JPG
  6.  # 26

    Para o espaço de passagem, não estou a ver porque é que o puxador há-de contar. Uma pessoa numa cadeira de rodas não é propriamente um cilindro de 75cm de diâmetro.
  7.  # 27

    Experimente chegar uma porta de cadeira de rodas e ver se na posição normal ,isto é de frente para a porta se chega ao puxador?
    Normalmente as portas de passagem para pessoas com mobilidade reduzida colocamos de 90cm com protecção em aluminio na parte inferior para a pessoa com a cadeira de rodas empurrar a porta, ou seja nem puxador levam.
    No caso das de correr há puxadores próprios para que uma pessoa de punho fechado consiga abrir e fechar a porta, não pode é como acima foi citado entrar toda dentro.
    Existem alguns livros especialmente holandeses muito bons ao nível da adaptação de soluções para pessoas com mobilidade reduzida, que nem imaginamos.

    Cumprimentos
    Luís Figueiredo
  8.  # 28

    O que o exige para Hab,. unifamiliar são 77cm, folha de 80cm, para portas integradas no percurso interior acessível.
    A porta de entrada do fogo, deverá ter 90cm.

    Com esta resposta está tudo dito. Noto que o Pedro indica, e bem, que esta dimensão é considerado o mínimo para portas que fazem parte de um percurso acessível, devendo no entanto como boa norma estender-se estas dimensões a toda a habitação.
  9.  # 29

    Colocado por: marco1talvez com uma mola no encosto permita tal qual as portas de batente que basta empurrar ligeiramente para accionar essa mola e depois um rebaixo (puxador) na porta, permita manuseá-la e assim essa porta de correr possa entrar toda na "ranhura".

    Já existe, sim senhor.
    Tinha a ideia que existia, mas agora tenho a confirmação.
 
0.0140 seg. NEW