Envio o esboço que fiz com a minha namorada para a casa que pretendemos construir. Estamos um pouco na dúvida porque o terreno que estamos interessados tem 19mx29m, sensivelmente. Isto dá aproximadamente uma área de 500m2. Como ela sempre viveu numa casa com 1000m2 pensa que será pouco. Tenho ideia de que dará perfeitamente mas não consigo ter uma ideia precisa das dimensões que irá ficar. O que se pretende é uma casa com uma cozinha grande, com pelo menos 3 quartos no piso superior, que tenha algum jardim na parte da frente e que na parte de trás fique com bastante espaço para que possamos passar lá algum tempo de lazer em paz e sossego. :)
Por favor, digam o que fariam dentro do que pretendemos. Se tiverem algum projecto que seja semelhante e que tenha imagens 3D, agradecia que mo indicassem.
Como já havia escrito noutro tópico, procuramos arquitecto na Zona de Santa Maria da Feira para fazer o projecto.
É Perfeitamente exequível fazer um projecto de uma moradia unifamiliar no terreno que pretende. Depende do índice de construção da zona mas de for os 50% (onde uma grande parte das freguesias de Stª Maria da feira tem), fica com uma área de implantação de 250m² por piso (multiplicado por 3 em cave, r/c mais 1ºandar, fica com os 750m²).
Com um programa como quer (3 quartos, sala comum, cozinha, lavandaria, arrumos, I.Sanitárias, garagens etc...) penso que com os 400m² lhe dava perfeitamente (Para os 750m² permitidos por PDM).
Como vêem aí na planta, se as medidas dos compartimentos e estiver de acordo com a lei, penso que 2 pisos será o ideal. Em baixo teria os espaços com maior utilização de rotina e em cima os quartos para descanso. O que nos preocupa é a parte de jardim. Estive no meio do terreno e não consigo imaginar ao certo como ficará. Lá, pareceu-nos pequeno para tudo o que queríamos. Depois, aqui em casa fizemos a planta e já nos parecia melhor. No entanto ainda custa a crer que seja possível. Ainda há uma terceira questão. Essas medidas do terreno são porque já o dividi em 2. Alguém sabe se há algum problema nesta divisão, quais são os custos, quanto tempo duraria esse processo e quais os entraves que poderíamos encontrar? A outra metade seria para um amigo que compra comigo o terreno a meias.
Faltou uma coisa importante. O Este fica num ângulo de 45º no canto superior direito, onde pensamos colocar um mini-quintal. Não sei se colocamos bem as divisões para aproveitar ao máximo a luz solar. Acham que deveria ficar ao contrário? A sala do lado direito e a garagem do lado esquerdo?
Sim, é uma pequena horta. Quero apenas um pequeno espaço onde possa cultivar algumas coisas. 5mx5m chega e sobra para o que pretendo. Daí o ter colocado ao canto. Ainda que isso seja um problema porque apanha pouca luz solar e isso ajuda pouco ao crescimento das plantas.