Iniciar sessão ou registar-se
    • Gil80
    • 18 abril 2010 editado

# 1

Boa noite,

Segue em anexo um estudo para a minha futura casa a implantar no centro de uma pequena aldeia no concelho de Leiria. ( Como é apenas um estudo ainda não tenho o projecto em suporte digital)

A disposição das divisões não são bem as que tinha idealizado mas a composição do terreno é um pouco complicada, e torna a tarefa um pouco complicada.

Os conceitos que procurei seguir foram os seguintes:
    - Divisões com formas e disposição simples e funcional, com áreas adequadas para a utilização de uma família de 4 elementos (excepto zona social que irá receber as visitas)
    - Separação entre zona social e de repouso
    - Jardim na parte traseira de forma a ser bem aproveitado e utilizado
    - Boa exposição solar
    - Manter a maior privacidade possível
    - Esteticamente agradável dentro de um orçamento de construção não muito elevado

Nesta fase gostava de ler os vossos comentários em relação á disposição das divisões e respectivas áreas. Parece-me que as áreas dos quartos e casa de banho principal estão um pouco grandes. O que vos parece?

Cumprimentos,
    Miguel Gil
  1.  # 2

onde está o anexo???
  2.  # 3

anexo??
  3.  # 4

Ups!!

Peço desculpa mas não percebo o que se passou… adicionei o ficheiro mas não apareceu…
    Aqui vai novamente.

Obrigado
  4.  # 5

(até que enfim, uma planta em que se vê um pouco da envolvente e indica o Norte!!) :-)

Alguns reparos:

- Deveria ir directamente do hall para a zona de quartos sem passar pela sala.
    Pode perfeitamente diminuir a àrea da c.banho social, e ir por aí para os quartos.

- «puxe» a porta da suite mais para o meio do corredor. Facilitar-lhe-à as manobras para meter a mobília no quarto, e diminui a sensação de o corredor ser demasiado extenso.

- a casa de banho da suite está pobrezinha/pequenina; em contrapartida, a casa de banho social não precisa de 2 lavatórios.

Depois vejo melhor.

PS: gostava de ver os alçados (janela da c.b.social !) ;-)
  5.  # 6

Meus comentários:

Garagem
    - creio ser complicado colocar facilmente lá 2 carros, e terão de sair de marcha-atrás até à rua

Lavandaria
    - creio ser demasiado grande (reduza-a aumentando a cozinha - vai passar mais tempo na cozinha que na lavandaria, certo?).
    - A ideia é passar a ferro na lavandaria?
    Sim (sim mesmo?), pense colocar uma tomada de TV (se não for possível ver a TV na cozinha), quem for passar a ferro agradece
    Se não (e vai passar a roupa na cozinha), coloque as máquinas embutidas na cozinha (a distância para a rua diminui), reduza a lavandaria (fique com uma cozinha maior) e torne-a numa despensa.

I.S.

- A I.S social é também de apoio aos quartos, quem estiver de visita terá de passar à área privada (porta) para ir à I.S.
    - Porque não torná-la apenas social (sanita e lavatório) e passar a I.S. da suite como a de acessibilidades?
    - Ao lado da I.S da suite, punha uma outra de apoio aos quartos...

Armário junto à I.S. social

- Não sei o que poderá arrumar aí....

Closet
    - grande mas com pouco aproveitamento

Já agora, tendo um poço, pretende aproveitar a água? Sim, como?
  6.  # 7

- o afastamento ao vizinho do lado esquerdo só vai complicar pois não tem dimensão suficiente para passar e até para fazer a manutenção. Não sei como funciona essa camara mas em geral ou se encosta ou se deixa 1,5 m ou 3 m
    - a I.S. maior não precisa de ser tão grande e pode muito bem, incorporar ali um corredor a partir do hall para o resto da casa.
    - a cozinha padece da eterna contradição em muitas casas que é estando ao lado na sala uma zona de comer que é só para inglês ver ou seja duplica-se a zona de refeições e perde-se espaço
    - o corredor de acesso aos quartos não precisa de ser tão largo
    - o acesso á garagem devia ser revisto, poderia eventualmente cortar um pouco na cozinha e desafogar essa zona.
    - devia elaborar melhor uma zona de churrasqueira e forno pois onde está, sobretudo o forno parece muito forçado e será pouco funcional e até prejudicando o espaço interno da garagem
  7.  # 8

Bom dia,

Antes de mais quero agradecer a todos os utilizadores que comentaram o meu estudo.

Luis K. W.

- Ainda não tinha pensado na ideia de criar um acesso do hall á zona de repouso, mas parece-me bem.
    - No caso da suit, está de facto com uma área muito elevada e um aproveitamento reduzido. Estava a pensar puxar a porta para próximo do quarto que fica no centro e criar a zona de roupeiro paralelamente ao corredor. E a IS privativa ficava ao fundo, penso que ficava com a IS com uma área ligeiramente superior, o roupeiro ficava um pouco mais pequeno e a área “morta” era bastante reduzida.
    - Ainda não tenho estudo para os alçados.

Mafgo

- A garagem é de facto o ponto que me parece mais complicado pois o acesso esta um pouco apertado, tenho que pensar numa solução….talvez roubar um pouco na cozinha….
    - A ideia da lavandaria é ser um espaço multi-usos ,.. lavandaria, Sala de passar a ferro, despensa, arca frigorifica, Arrumos, …
    -Quanto as IS estava de facto a pensar fazer uma que fosse social e de apoio aos quartos por isso optei por ficar logo ao lado da sala para a zona de repouso não ser muito “invadida”
    - Quanto ao poço, estou a contar aproveitar a agua. Foi um pormenor que foi esquecido neste estudo. Tinha idealizado criar uma zona próxima do poço onde iria ficar a bomba, reservatório de agua quente e sistema de aquecimento.

Marco1

-Em relação ao vizinho do lado esquerdo não há grande problema pois o terreno é do meu pai e vai ficar livre, agora em termos de distancia mínimas é que não tenho conhecimento…
    - Não sei qual é a largura mínima para um corredor mas penso que o arquitecto tinha falado em 1.5m por causa das acessibilidades.
    -Em relação á zona de churrasqueira/forno, seria melhor colocar o forno fora da garagem?

Cumprimentos,
    Miguel Gil
  8.  # 9

Considerações térmicas:
    Essa casa tem um factor de forma lixado, diga ao projectista para prever, desde já, paredes a 35, ou Etics com tijolo térmico, caso contrário vai ser complicado cumprir com o RCCTE.
  9.  # 10

Gil80

olhe o seu arquitecto deve alertá-lo e prever uma série de coisas que ao que parece não está a ter em conta

- isso dos afastamentos já devia estar esclarecido
    -os corredores em termos de acessibilidades precisam de ter no máximo 1.2 não sei onde ele foi buscar isso dos 1.5
    -esse poço a meu ver devia ser "manilhado" e assim reduzir a sua "boca"
    -acho que o forno devia ficar por fora na parte posterior da garagem, na minha opinião, pois será um elemento que gera alguma desarrumação tipo lenhas, gorduras etc e ficaria melhor numa zona mais resguardada.
  10.  # 11

subscrevo os comentários do marco1, tenho ainda a dizer que considero a casa(fundações) muito próxima do poço, a planta está demasiado complicada e com areas desporporcionadas,as zonas de interligação entre unidades funcionais são estranhas, está mal resolvido. E ainda apresenta area superior ao permitido no PDM ( é o que constato da leitura do quadro de areas...)
  11.  # 12

tem uma zona de entrada/hall em esquina e depois esta só tem uma saída com uma porta normal 80cms directa para a sala? claro que ainda por cima não cumpre acessibilidades.
    reveja isso assim como interligações, torções, ligações, está deficiente o projecto.
    contrate um arquitecto.
    cumprimentos
  12.  # 13

Com este estudo deu para começar a ter algumas noções das possibilidades/limitações que este terreno proporciona.

Em relação á planta confesso que me agrada minimamente esta disposição de divisões, mas também concordo que tem que ser feita uma revisão de áreas e ligações em todas as divisões.

Desde já o meu obrigado a todos aqueles que comentaram este tópico.

Se quiserem fazer algumas sugestões para solucionar estes problemas, serão sempre bem-vindas.

Cumprimentos,
    Miguel Gil
  13.  # 14

Colocado por: Gil80
    Se quiserem fazer algumas sugestões para solucionar estes problemas, serão sempre bem-vindas.

Cumprimentos,
    Miguel Gil

fica aqui a minha opinião/sugestão.

cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gil80
      planta modificada.jpg
  14.  # 15

Boa Tarde,

Antes de mais queria agradecer ao membro Marco Bastos pela sua sugestão, a ideia de passar a sala para a zona frontal é de facto uma boa solução para reduzir a área excessiva da despensa mas vai fazer com que a sala fique totalmente exposta para a via publica e vai-se perder completamente o conceito de privacidade.

No estudo inicial a sala também tinha uma janela para a via publica mas a ideia era ser de forma rectangular e iria ficar junto ao tecto de forma a poder entrar luz solar logo de manha mantendo a privacidade. Do lado poente iria ter uma sacada de dimensões mais generosas que iria ter vista para o jardim que ficava na traseira da casa. A minha ideia era aproveitar ao máximo a luz solar que chega ao terreno mantendo a privacidade.

Obrigado,
    Miguel Gil
  15.  # 16

Só uma perguntinha.

Que tipo de janelas pensa colocar nos quartos?

cumps
  16.  # 17

Em relação aos quartos, ainda não esta bem resolvido/pensado. Confesso que é a zona que menos me agrada a nível de privacidade. Ter as janelas viradas para a via pública, e a uma distância tão curta preocupa-me bastante. Actualmente já existem boas soluções a nível de isolamento acústico mas certamente nunca terá uma eficácia de 100%.

Cheguei a ponderar uma inversão dos quartos de forma a ficarem virados para o jardim, mas não me foi aconselhado pois a janelas ficariam muito viradas a norte e os quartos poderiam ficar muito “frios” pois não iriam receber luz solar.

Neste momento estou a ponderar outra ideia, eliminar um quarto no rés-do-chão e passa-lo para o 1º andar. A ideia era ficar a suite e um quarto secundário no rés-do-chão, para quando houver filhos e criava um acesso interior ao 1º piso onde ficaria o outro quarto e um WC, a restante área de sótão ficava livre para arrumos ou para fazer mais quartos, se futuramente houver necessidade. Penso que com esta ideia já era possível fazer uma inversão na suite, ficando o closet virado para a via publica e no quarto já era possível virar a janela a poente.

Cumprimentos
  17.  # 18

Colocado por: Gil80Em relação aos quartos, ainda não esta bem resolvido/pensado. Confesso que é a zona que menos me agrada a nível de privacidade. Ter as janelas viradas para a via pública, e a uma distância tão curta preocupa-me bastante. Actualmente já existem boas soluções a nível de isolamento acústico mas certamente nunca terá uma eficácia de 100%.

A minha pergunta foi nesse sentido, pois as janelas dos quartos também estão viradas para a rua...

Ao dar a minha sugestão tentei manter as actuais linhas pois pensava que eram requisitos pretendidos. Assim sendo, aconselho a fazer alterações de fundo, nomeadamente:

-passar a zona privada para a zona junto a actual garagem, com as IS viradas a norte e as janelas dos quartos a sul.

-passar a zona social para a actual zona privada, com as janelas viradas a nascente e poente.

-mantinha um hall de distribuição entre as duas zonas.

- uma vez que falou em mais do que um piso, e porque não uma cave para garagem.

cumps
  18.  # 19

Em relação á cave, a ideia é boa mas pode ser problemática futuramente pois existe um poço no terreno e colocar uma cave logo ao lado, mesmo que muito bem isolada pode ser uma futura piscina. Este inverno o nível de água chegou a estar a 60cm do nível do solo, por isso se for para crescer o melhor seria sempre para cima.

Quanto á sua sugestão de disposição de divisões também já foi tentada mas confesso que não gostei do resultado final e para alem disso a zona habitável ficou muito próxima do referido poço o que poderia futuramente trazer problemas de humidades.

Cumprimentos
  19.  # 20

Colocado por: Gil80Em relação á cave, a ideia é boa mas pode ser problemática futuramente pois existe um poço no terreno e colocar uma cave logo ao lado, mesmo que muito bem isolada pode ser uma futura piscina. Este inverno o nível de água chegou a estar a 60cm do nível do solo, por isso se for para crescer o melhor seria sempre para cima.

Não conheço o local e as suas condicionantes, mas parece-me que a solução da cave não seria impeditiva por exitir um poço proximo. Tente obter um parecer mais técnico junto de um engenheiro civil. Existe também sempre a possibilidade de demolir o poço e efectuar um furo artesiano num outro local do terreno mais afastado.

Colocado por: Gil80Quanto á sua sugestão de disposição de divisões também já foi tentada mas confesso que não gostei do resultado final

Veja neste outro topico para ficar com uma melhor perspectiva de um exemplo que dei. aqui

Colocado por: Gil80a zona habitável ficou muito próxima do referido poço o que poderia futuramente trazer problemas de humidades.

Existem muitas piscinas próximas das habitações e mesmo até inseridas nas próprias. Mais uma vez, não me parece impeditivo, existem no mercado inumeras soluções.

cumps

0.0235 seg. NEW