Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, é a primeira vez que participo neste forum, sou eng. tec. civil e trabalho em projecto á 4 anos e picos. Vinha colocar uma questao aos que costuma trabalhar em reabilitação. Entao é o seguinte, tenho um edifico antigo no qual pretendo demolir uma parede interior resistente e colocar uma asna a suportar a cobertura em laje aligeirada, que não vai ser demolida.
    O que acontece é que não se pretende tirar o telhado e a asna tem que ser construida pelo interior, deixando um troço de parede para não retirar o apoio às vigotas, ora a parede tem 55 cm de espessura e o arquitecto so quer ter leitura de uma asna. Eu estava a pensar dp de tudo muito bem escorado, partir a parede que ha a partir e depois forra-la com uma chapa quinada por baixo para que ela não desmorone e construir uma asna com perfis metalicos HEA 200. A asna suporta o peso transmitido pela cobertura, o meu problema é os 17,5 cm que ficam "de fora" para cada lado da asna. Axam que a chapa quinada sera suficiente para dar alguma resistencia ao apoio, ou terei que fazer algum outro tipo de reforço?
    espero nao estar muito confusa a minha questao.
    obrigada
  2.  # 2

Boas

Acho que não percebi tudo. Pode mostrar um esquema da situaçâo?

cumps
    José Cardoso
  3.  # 3

Porque não faz primeiro a asna e depois retira a parede?
  4.  # 4

nao sei como carregar aqui o ficheiro. fiz um esquema em cad, mas nao sei como o por aki.... help
  5.  # 5

envie-mo
  6.  # 6

Desenhos
      Clipboard012.jpg
      Clipboard02.jpg
  7.  # 7

Muito giro e interessante, vou pensar numa solução.

Precisava de uma fotografia do interior, ajudava imenso e se possível do exterior no enfiamento da posição da asna

0.0119 seg. NEW