Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá!

    Podem dizer-me qual a altura a deixar entre os móveis baixos e de cima da cozinha?


    Obrigada!
  2.  # 2

    Quem os vai utilizar?
    Voçê? Que altura tem?
  3.  # 3

    Colocado por: Ana Pereira2Olá!

    Podem dizer-me qual a altura a deixar entre os móveis baixos e de cima da cozinha?


    Obrigada!


    Boa tarde!

    Os móveis inferiores têm 70 cm de altura+rodapé com 15,5 cm+ tampo com 3 cm (ou 2 cm). Tendo uma altura total de 88,5. Os móveis superiores colocam-se de forma a ficar a 1.50 cm a contar do pavimento. Logo a medida que fica entre móveis será de 61.5 cm.

    Cump.
    Lucilio
    • cc121
    • 20 abril 2010 editado

     # 4

    Se for baixa peça para reduzirem uns cm´s aos rodapés. Os de cima devem ir até ao tecto.
  4.  # 5

    para mim, 60 cm no máximo.
  5.  # 6

    atenção se baixar os móveis de baixo para menos de 85 cm poderá não conseguir colocar uma máquina por baixo, se for o caso, e também tem de ter atenção para o caso de utilizar um exaustor, a distancia mínima entre a placa ou fogão e o exaustor.
    • AnaT
    • 20 abril 2010

     # 7

    Colocado por: cc121Se for baixa peça para reduzirem uns cm´s aos rodapés. Os de cima devem ir até ao tecto.


    Depende do tipo de armários, não????

    A altura a que devem ser instalados depende de quem os vai usar, conforme já foi dito.
    Se for uma pessoa baixa, não vai querer usar um escadote cada vez que precisa de tirar um prato...

    Já agora, Carlos Castro, qual é a distância mínima entre o fogão e o exaustor?
  6.  # 8

    Eu, como quero os armários sempre o mais baixo possível, agarro numa garrafa de vinho (branco, que são mais altas) e acrescento-lhe uns 5-10cm em relação ao tampo. Tampo esse que, para mim, está a uns 80cm do chão se tiver espaço para não ter de meter máquinas por baixo. Coisa que não quero fazer porque uma máquina de lavar loiça a uns 50-60cm do chão é infinitamente mais cómoda do que no chão. Mas isto sou eu ;-)
  7.  # 9

    a distancia entre a placa e o exaustor nunca deverá ser inferior a 65 cm. Quando se colocam os móveis superiores muito baixo, a temperatura desenvolvida pelos queimadores acaba por deteriorar os móveis, se for o caso, pois poderá ter uma chaminé de alvenaria e assim esta situação não se coloca.
    Os móveis superiores tem duas medidas standard - 70 cm e 90 cm. em ambas as situações normalmente tem duas prateleiras amovíveis e uma base, portanto, a área útil de arrumação é igual, sendo que nos maiores poderá colocar objectos mais altos.
    Os móveis de cozinha nos moldes actuais já existem no mercado há uns bons 15/20 anos, e outras medidas foram experimentadas, sem qualquer resultado positivo.
    Uma pessoa de estatura média (1,60m?) chega à prateleira superior, embora não seja o local ideal para colocar os artigos que utiliza com maior regularidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT
  8.  # 10

    Por acaso a ideia que eu tenho é que se começa a modular as alturas conforme as tarefas: mais baixo para cozinhar, intermédio para lavar e mais alto para preparar (ou qualquer coisa assim). A Alno, por exemplo, permite uma grande variedade de alturas. Como estou num computador esquisito não sei ver se é este é o link certo, mas espero que sim:

    http://www.alno.co.uk/alnosys3/73.0.en.html
    • cc121
    • 21 abril 2010 editado

     # 11

    Colocado por: AnaT
    Colocado por: cc121Se for baixa peça para reduzirem uns cm´s aos rodapés. Os de cima devem ir até ao tecto.


    Depende do tipo de armários, não????

    A altura a que devem ser instalados depende de quem os vai usar, conforme já foi dito.
    Se for uma pessoa baixa, não vai querer usar um escadote cada vez que precisa de tirar um prato...

    Já agora, Carlos Castro, qual é a distância mínima entre o fogão e o exaustor?


    Pergunte aqui a qualquer arquitecto como é que devem ser os móveis superiores... e mais não digo. E é claro que as coisas que se usam com mais frequência devem ficar mais à mão.
  9.  # 12

    Bom dia.


    CC121:

    Pelo que percebo dos comentários prévios, os armários superiores deverão ser até ao tecto. Na minha ignorância, de quem nada tem a ver profissionalmente com isto, poderia explicar-me (nos) o motivo? Referiu que qualquer arquitecto diria isso mesmo, ou pelo menos assim entendi.
    • cc121
    • 21 abril 2010 editado

     # 13

    Colocado por: zezinhaBom dia.


    CC121:

    Pelo que percebo dos comentários prévios, os armários superiores deverão ser até ao tecto. Na minha ignorância, de quem nada tem a ver profissionalmente com isto, poderia explicar-me (nos) o motivo? Referiu que qualquer arquitecto diria isso mesmo, ou pelo menos assim entendi.


    Por vários motivos, mas especialmente por motivos de limpeza e estética. Está tb a aproveitar um espaço que vai ficar morto. No caso de não irem até ao tecto uma solução é preencher o espaço vazio entre os móveis e o tecto com gesso cartonado.
  10.  # 14

    amigos,há casos em que o pé direiro é muito alto e as donas de casa pequenas.Se for até ao alto,ficamos com alçados de 1 metro e mais...há outra soluçao que é preencher esse espaço com madeira da mesma das portas,levando nesse caso um perfil no topo dos alçados,e a madeira depois.
    A Altura minima não existe,tem a ver com a altura de quem vai utilizar a cozinha,claro que esteticamente menos de 55 cms entre bancada e alçado não é muito bom...
    •  
      FD
    • 21 abril 2010

     # 15

    Um pouco off-topic mas, é coisa que sempre me faz alguma impressão... desconhecer os pesos máximos suportados por estantes, armários e outros que tais.
    Nunca vejo essa informação em nenhum móvel ou armário... vivo com o pesadelo de me cair um armário em cima. :)
    • P+V
    • 21 abril 2010

     # 16

    Colocado por: FDUm pouco off-topic mas, é coisa que sempre me faz alguma impressão... desconhecer os pesos máximos suportados por estantes, armários e outros que tais.
    Nunca vejo essa informação em nenhum móvel ou armário... vivo com o pesadelo de me cair um armário em cima. :)


    Isto, e mais importante até, a "qualidade" da fixação dos móveis suspensos...
    • P+V
    • 21 abril 2010 editado

     # 17

    Colocado por: carlos Castroa distancia entre a placa e o exaustor nunca deverá ser inferior a 65 cm. Quando se colocam os móveis superiores muito baixo, a temperatura desenvolvida pelos queimadores acaba por deteriorar os móveis, se for o caso, pois poderá ter uma chaminé de alvenaria e assim esta situação não se coloca.
    Os móveis superiores tem duas medidas standard - 70 cm e 90 cm. em ambas as situações normalmente tem duas prateleiras amovíveis e uma base, portanto, a área útil de arrumação é igual, sendo que nos maiores poderá colocar objectos mais altos.
    Os móveis de cozinha nos moldes actuais já existem no mercado há uns bons 15/20 anos, e outras medidas foram experimentadas, sem qualquer resultado positivo.
    Uma pessoa de estatura média (1,60m?) chega à prateleira superior, embora não seja o local ideal para colocar os artigos que utiliza com maior regularidade.


    Isto já não é bem assim, mas prontos...
    1-placas de indução: não há nem chamas, nem labaredas nem calor desperdiçado -> pode diminuir o espaço livre
    2- M.L.L. com 86cm de altura para bancadas mais altas-> pode aumentar a bancada até 90/95cm e consequentemente diminuir o espaço ente móveis
    3- móveis suspensos até ao tecto, com 3 prateleiras -> claro que a última prateleira não será de uso diário, mas para arrumar aquela baixela que a avó deixou em herança é o ideal...

    Por exemplo: bancada com 95cm, espaço livre de 60cm e móveis suspensos com 95cm
      IMG_8823 2.jpg
  11.  # 18

    Algumas medidas úteis para as cozinhas: http://www.interiores-pt.com/index.php/artigos/cozinhas/medidas-uteis-cozinha.html

    P+V ARQ, o revestimento da cozinha é Mármore Branco Carrara?
    • P+V
    • 21 abril 2010

     # 19

    Colocado por: mgrochaAlgumas medidas úteis para as cozinhas:http://www.interiores-pt.com/index.php/artigos/cozinhas/medidas-uteis-cozinha.html

    P+V ARQ, o revestimento da cozinha é Mármore Branco Carrara?


    Correcto.
  12.  # 20

 
0.0200 seg. NEW