Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vou iniciar agora o muro a frente da minha casa , No entanto a camara diz -me que tem que ser a 5 metros do eixo da via , acontece que a estrada que passa em frente a minha casa é uma estrada pequena e sendo assim vou ficar muito prejudicada "roubam me " mais de um metro de terreno numa fernte de 50 metros sao 50 metros que fico de prejuizo . enquanto que os muros das outras casas estao muito mais encostados a estrada que o meu ira ter que estar, casas essas ja existentes no local ha uns anos.
    Ja falei com o resp da camara da area do urbanismo mas este diz me que nao se justifica no meu caso o nao fazer cumprir a lei dos tais 5 metros, acontece que esse mesmo individuo me disse que essa lei vinha em funçao de uma outra que as vias teem que ter 6 metros e mais 1.5 mts de cada lado para passeio etc .. acontece que a estrada a frente da minha casa não tem esses tais 6 metros e mas sim 5 metros, ele disse me tambem se eu quizesse para fazer uma espposiçao por escrito a camara mas que em principio de nada me adiantaria.
    Ou seja sera que se eu argumentar que eles nao puseram em vigor a lei dos 6 metros de estrada (estrada essa feita a pouco tempo) e sem esses tais 6 metros fico eu prejudicada no meu terreno , se eles (camara ) não cumpriram a lei pke é ke agora ma fazem cumprir a mim ?
    No meu lugar que é que voces faziam ??
  2.  # 2

    olhe pela experiência que tenho acho que pouco pode fazer pois essas condicionantes que estão em muitos regualmentos camarários são válidas e a projectar para o futuro acessos e vias de comunicação mais favoráveis.
    já tive casos em que tal como a catarinam os propriétários ficaram "prejudicados" em termos de área mas facilitaram o processo noutras fases. Poderá talvez argumentar ( se for favorável) que esses 5 m sejam medidos não ao eixo da estrada mas entre propriedades, ou seja se o vizinho fronteiro ( lado oposto da estrada) tiver um recuo existente maior que o seu, pode ser que isso a beneficie.
  3.  # 3

    em frente existe um pinhal .... como me podera isso ajudar marco1 ? obrigado.
  4.  # 4

    Se não quer ceder o terreno não faça o muro, faça uma vedação em paus de madeira tratada e rede, que supostamente são amoviveis e depois com o tempo (muito tempo) faz um cabouco raso junto aos paus e assim por diante, se a camara entretanto disser alguma coisa desculpa-se que é uma vedação amovivel provisória para os cães e galinhas não irem para o terreno do vizinho, e que logo tenha dinheiro fará então o muro defenitivo em tijolo ou blocos, assim ganha tempo, mas vai ter de esperar alguns anos e fazer a coisa muito devagarinho. Enfim puxe pela cabeça a idéia tá dada.
  5.  # 5

    que ideia tão descabida, enfim, não deve ter percebido que é na parte da frente.

    catarinam, faz-lhe mesmo falta para o projecto funcionar esse tal metro e tal?? é que tem de ver tambem as coisas pelo lado positivo, ou seja essa rua sempre que se fizer obra nova há-de haver recuos e assim no futuro será uma rua com melhores condições e segurança pois permitirá haver passeios em condições e quem sabe se até arvores assim como facilitar o seu acesso e melhorar urbanisticamente a sua zona.
    O que eu me referia é que há camaras em que o que conta não é o eixo da rua, mas sim o eixo entre as propriedades e dessa forma imaginando que a propriedade do pinhal esteja mais recuada em relação ao alcatrão que a sua, logo o eixo entre as duas propriedades "deslocar-se-á mais para o lado dele face á estrada existente e ai fazendo o recuo dos 5 metros em relação a este eixo e não ao do alcatrão a catarinam vai ganhar alguma coisa. Não sei se entendeu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Neon
  6.  # 6

    Colocado por: rosendoSe não quer ceder o terreno não faça o muro, faça uma vedação em paus de madeira tratada e rede, que supostamente são amoviveis e depois com o tempo (muito tempo) faz um cabouco raso junto aos paus e assim por diante, se a camara entretanto disser alguma coisa desculpa-se que é uma vedação amovivel provisória para os cães e galinhas não irem para o terreno do vizinho, e que logo tenha dinheiro fará então o muro defenitivo em tijolo ou blocos, assim ganha tempo, mas vai ter de esperar alguns anos e fazer a coisa muito devagarinho. Enfim puxe pela cabeça a idéia tá dada.


    Colocado por: marco1que ideia tão descabida, enfim, não deve ter percebido que é na parte da frente.


    Marco, garanto-lhe que não é descabida a ideia. Os meus pais fizeram assim... E uma "parede" de sebes ficam bem bonita... ;)
  7.  # 7

    estamos a falar da frente do lote em que tem de entrar em projecto o limite com que vai ficar a propriedade e ai como existe essa condicionante de recuo dos tais cinco metros, duvido que a camara deixe fazer ai uma sebe sem cumprir com o tal recuo. Espertezas á parte acho que se devia ver as coisas pelo lado positivo tal como referi atras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catarinam
    • Neon
    • 21 abril 2010

     # 8

    Boas

    O que o Marco lhe está a dizer é correcto, a menos que isso inviabilize o seu projecto veja quais os benefícios que pode tirar dessa cedência...procure celebrar um contrato administrativo com a autarquia de modo a trazer benefícios para si em contrapartida da cedência, um passeio, caldeiras com árvores ou a execução dos muros.

    Garanto que a pessoa que a esta a "aborrecer" com essa cedência não vai ficar com o terreno para ela, nem o vai vender a outro.

    Sabe quem vai morar nesse arruamento? não é o fulano da autarquia...é você e os seus vizinhos, tal como nos casos do Rosendo e do Pedro Azevedo...são realmente ricos exemplos.

    Às vezes acho que se devia deixar mesmo as pessoas cortarem as unhas rentes e depois que se amanhassem...Quando fossem pedir passeios, estacionamentos, jardins, banquinhos, bebedouros, parques infantis, Paragens ou arruamentos mais largos porque as ambulâncias, carro do lixo, carro dos bombeiros não vão lá....encolhia-se os ombros e dizia-se hummm e que tal uma sebezinha ;)

    Desculpem mas isso é o puro do egoísmo.

    Abraços.
  8.  # 9

    Colocado por: NeonBoas

    O que o Marco lhe está a dizer é correcto, a menos que isso inviabilize o seu projecto veja quais os benefícios que pode tirar dessa cedência...procure celebrar um contrato administrativo com a autarquia de modo a trazer benefícios para si em contrapartida da cedência, um passeio, caldeiras com árvores ou a execução dos muros.

    Garanto que a pessoa que a esta a "aborrecer" com essa cedência não vai ficar com o terreno para ela, nem o vai vender a outro.

    Sabe quem vai morar nesse arruamento? não é o fulano da autarquia...é você e os seus vizinhos, tal como nos casos do Rosendo e do Pedro Azevedo...são realmente ricos exemplos.

    Às vezes acho que se devia deixar mesmo as pessoas cortarem as unhas rentes e depois que se amanhassem...Quando fossem pedir passeios, estacionamentos, jardins, banquinhos, bebedouros, parques infantis, Paragens ou arruamentos mais largos porque as ambulâncias, carro do lixo, carro dos bombeiros não vão lá....encolhia-se os ombros e dizia-se hummm e que tal uma sebezinha ;)

    Desculpem mas isso é o puro do egoísmo.

    Abraços.


    Neon e Marco eu tambem concordo se fosse-mos a ver as coisas por esse prisma do eu sair prejudicada por um lado e beneficiada por outro. no entanto quando fui falar com o tecnico a camara a ver se haveria hipoteses de dar volta ao caso e ele me ter dito que em principio não, eu perguntei-lhe , bem mas ao emnos a camara ou a junta vai fazer o passeio em frente a casa , presumo ? isto perguntei-lhe eu (atençao que a rua não tem passeios , alias tem, mas sao em terra batida.) e ele respondeu-me ," não, nao ha qualquer projecto de fazer passeios nessa rua, a sra é que tem que fazer o passeio a frente da sua casa, deve ter recebido um oficio a dizer a situaçao dos 5 mts e que alem disso ainda tem que fazer o passeio." Opa ate me ri na cara dele , quer dizer alem de eu perder o terreno em funçao da camara e do nao cumprimento da lei pela parte deles ainda vou ter que fazer o passeio em pedra de calçada a frente da minha casa , quer dizer , tenho 2 prejuizos, fico sem o terreno e anda tenho que investir numa coisa publica, um passeio. Acham isso correcto ? Eu ate pensei, bem fico sem o terreno mas eles ajeitam o passeio em fente a casa e fica ali uma coisa toda bonita e apresentavel ,, afinal sai me tudo do bolso a mim , fico doida k isto.
  9.  # 10

    Quando construímos uma casa estamos e intervir num espaço que vai além do nosso terreno, a Nossa Rua, a Nossa Freguesia, A Nossa Cidade, etc... Para que todos tenhamos orgulho e que futuramente os nossos vizinhos façam o mesmo, só lhe fica bem fazer bonito na sua rua e na sua casa, que futuramente será mais larga e terá passeios, e valorizará o seu investimento, pois deixará de ser uma casa numa rua estreita de terra batida.

    A camara está a fazer o que deve ser feito, no entanto existem outras opções para resolver esses assuntos, que é aumentar os impostos e taxas de construção, que me parece bastante mais perverso.
  10.  # 11

    sim mas se calhar eles é que deveriam fazer os passeios " pelo menos" uma vez que eu pago os tais impostos e diga se de passagem que não é tao pouco como isso.
  11.  # 12

    ninguem da mais nenhuma opiniao »??»»»
  12.  # 13

    Já experimentou falar com alguém na Junta de Freguesia?

    Eu estou a construir e quando comecei a tratar do projecto do muro de vedação constatei que a Câmara também impõe a distância de 5 metros ao eixo de via. A "minha" rua não tem saída, moro numa localidade rural e o vizinho da frente tem uns "barracos" a 1,5 metros do eixo. Quanto mais eu recuar, mais a estrada se vai desviar para o meu lado, com o passar dos anos.
    Fui falar com o presidente da Junta de Freguesia, que concordou comigo em que nem todas as vias justificam uma "avenida" com 10 metros de largura. A solução acordada foi que a Junta me vai construir o muro a 4 metros do eixo de via, e fazer um passeio com 1 metro de largura.
    No meu caso a Junta de Freguesia tem autonomia para contornar a lei dos 5 metros (acho eu).
  13.  # 14

    por acaso ainda nao fui la .. mas como ja tenho o despacho da carama secalhar é complicado contorna-lo mas nao custa tentar .
  14.  # 15

    No meu caso, por causa da conduta do gaz natural que passa no limite do meu terreno, tive que "dar" 10 Metros, como o terreno tem 50 metros de largura, é só fazer as contas. Também por causa da conduta do gaz, o muro da entrada que suporta o portão e todas os contadores só tem cerca de 10 metros, em toda a restante fachada só pode ser posta rede ovelheira + prumos de madeira.
    Também por causa do conduta (que foi lá colocada a cerca de 4 anos) a minha casa está recuada 10 metros em relação às outras (que na altura já estavam construídas).
  15.  # 16

    e nao teve nenhuma contrapartida nisso ?
  16.  # 17

    ninguem tem mais nenhuma opiniao ?
  17.  # 18

    No meu caso posso dizer-lhe que tendo construído junto a uma estrada nacional, tive que fazer um muro de apenas 90 cm de altura, ceder terreno às Estradas de Portugal (cerca de 100m2) e calcetar tudo com cubo de granito. Tenho um belo de um estacionamento à porta, fui eu que o paguei, mas agora é do domínio público. E se não cumprisse estas condições das EP, a câmara não licenciava a construção. Mas custa-me bastante ver carros estacionados na calçada, por vezes a impedirem a saída, sujidade e porcaria naquele espaço agora público, mas que só existe porque eu o paguei.
    Claro que se não fosse obrigada, é óbvio que nunca teria gasto tanto dinheiro a fazer calçada, para além de perder 100m2 de terreno.
  18.  # 19

    é uma vergonha esats situações .. pois é o que me vai acontecer .
 
0.0221 seg. NEW