Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos, eu sou a Sílvia, sou Educadora e pretendo com um grupo de pessoas idóneas, colocar um projecto em prática, representando pelas várias valências, desde (berçário, jardim de infância, ATL, crianças de risco, centro de dia e Lar de idosos), contudo deparei-me com um problema aquando da apresentação do mesmo, a falta de espaço físico. Apresentá-mos o mesmo ao Gabinete do Sace em Loures, o qual nos colocou certas barreiras que julgamos não conseguir ultrapassar caso não venha-mos a conseguir o espaço. O mesmo dá apoio para a iniciação e arranque das instalações, contudo não dá para a aquisição do espaço. Neste sentido pedimos ajuda neste Fórum, de alguém que tenha eventualmente algum espaço para venda ou aluguer( terreno legalizado e ou moradias a necessitarem de obras, com espaço exterior), na zona de Loures/ Odivelas, que tenha licença de construção, ou seja que esteja basicamente legalizada perante a Câmara de loures/Odivelas.

fico grata desde já, a quem possa ajudar.
    •  
      FD
    • 20 abril 2010

# 2

E esse projecto tem fins lucrativos?
  2.  # 3

Bom dia, caso esse projecto não tenha fins lucrativos e seja apenas para ajudar crianças carenciadas poderei eventualmente ajudar com o projecto de arquitectura.
    Peço-lhe que detalhe mais esse projecto aqui no forum.

Cumprimentos
    Eduardo Couto
  3.  # 4

Olá, peço desculpa se o tema não está no lugar certo. Pois bem, não existe verba suficiente para o projecto em mente. O que descrevi ontem, está a ser muito complicado. Os responáveis, não se mostram minimamente interessados no mesmo. Mas nós sim! Então pensámos em fazer o seguinte para poder obter algumas verbas, e futuramente colocar-mos esse projecto em prática. O que acham de inicialmente, durante algum tempo abrir-mos um espaço numa zona comercial (centro comercial), para enquanto os pais fazem as suas compras descansadamente; nós tomar-mos conta dos meninos! não sei, foi uma ideia que me surgiu, para conseguir arranjar algum dinheiro para viabilizar o projecto anterior. Que inclusive passa por apoiar crianças de risco, ir aos bairros mais problemáticos numa (tipo auto-caravana), para tentar integrar as crianças e jovens que não vão à escola, e ao mesmo tempo, ver-mos no terreno quais as famílias em risco etc, etc,. Dêem por favor a vossa opinião. É que não estamos minimamente interessados em desistir, e julgo que faz muita falta este tipo de "Instituições", pois as que existem chamados "colégios", só apoiam os menos carenciados, pois os mais não têm lugar e "perdem-se" nestas ruas, vagueando sem terem direito a um espaço onde possam aprender o que é ser criança.

Obrigada,
    Sílviahenriques
  4.  # 5

Tem ideia, ao menos, de como é calculada a renda de um espaço nem centro comercial?

De ontem para hoje já desistiu?
    Cara Silvia, nessa mesma Câmara esta um projecto para uma casa de acolhimento de crianças em risco (nada de infantários, nem ATLs pois acho que está a misturar alhos com bugalhos), e já andamos nisto há 7 anos. Estão envolvidos, juizes, médicos, advogados e mais uma quantidade de "bem colocados" e nem assim isto se move mais depressa...
  5.  # 6

Colocado por: Sílviahenriquesque acham de inicialmente, durante algum tempo abrir-mos um espaço numa zona comercial (centro comercial), para enquanto os pais fazem as suas compras descansadamente; nós tomar-mos conta dos meninos!

Já existe. Bichinhos carpinteiros
  6.  # 7

Olá, não estou a misturar "alhos com bugalhos", apenas não estou a discriminar! e O Sr. está! para nós CRIANÇAS são CRIANÇAS!!!!!

Boa tarde
  7.  # 8

Não percebi nada do desfecho desta conversa.(Até me pareceu que as pessoas estavam a oferecer ajuda, mas devo estar enganada.)
  8.  # 9

Colocado por: SílviahenriquesOlá, não estou a misturar "alhos com bugalhos", apenas não estou a discriminar!

A Silvia é que é a educadora... lá saberá...

a mim só me parece rebuscado a ideia do
    Colocado por: Sílviahenriques várias valências, desde (berçário, jardim de infância, ATL, crianças de risco, centro de dia e Lar de idosos)
    que agora até pode começar num centro comercial.

Quando lhe falei no projecto que conheço (e que só contempla crianças de risco e sua inserção em meio familiar) apenas lhe quis mostrar o tempo que leva a montar uma operação que vai entre a CML, a Segurança Social, os Patrocinadores e qualquer das outras dezenas de pequenos intervenientes com que tem que lidar...

Só para ter ideia, a renda de um centro comercial contempla um mínimo (proporcional aos m2 ocupados) + % sobre a facturação (e ainda uma garantia bancária de 2 meses de renda), no mínimo precisaria de ter 50m2 para um espaço infantil tipo "Bichinhos Carpinteiros"... menos de 3000 eur/mês não pagaria...
    • LuB
    • 21 abril 2010 editado

# 10

Sílviahenriques:
    Olá a todos, eu sou a Sílvia, sou Educadora e pretendo com um grupo de pessoas idóneas, colocar um projecto em prática, representando pelas várias valências, desde (berçário, jardim de infância, ATL, crianças de risco, centro de dia e Lar de idosos), contudo deparei-me com um problema aquando da apresentação do mesmo, a falta de espaço físico. Apresentá-mos o mesmo ao Gabinete do Sace em Loures, o qual nos colocou certas barreiras que julgamos não conseguir ultrapassar caso não venha-mos a conseguir o espaço. O mesmo dá apoio para a iniciação e arranque das instalações, contudo não dá para a aquisição do espaço.

Sabem que mais?
    Isto não bate a bota com a perdigota!

1.º Havia financiamento da Câmara para arranque das obras mas não havia espaço. O projecto era uma loucura: Tinha as valências todas, desde a infantil até à 3.ª idade, passando pelos ATL. Era Obra!
    (Em face do exposto houve até um arquitecto (?) simpático que se ofereceu para elaborar o projecto.)

2.º No dia segunte já não havia financiamento para obras e o projecto já era outro, completamente diferente:

Olá, peço desculpa se o tema não está no lugar certo. Pois bem, não existe verba suficiente para o projecto em mente. O que descrevi ontem, está a ser muito complicado. Os responáveis, não se mostram minimamente interessados no mesmo. Mas nós sim! Então pensámos em fazer o seguinte para poder obter algumas verbas, e futuramente colocar-mos esse projecto em prática. O que acham de inicialmente, durante algum tempo abrir-mos um espaço numa zona comercial (centro comercial), para enquanto os pais fazem as suas compras descansadamente; nós tomar-mos conta dos meninos! não sei, foi uma ideia que me surgiu, para conseguir arranjar algum dinheiro para viabilizar o projecto anterior. Que inclusive passa por apoiar crianças de risco, ir aos bairros mais problemáticos numa (tipo auto-caravana), para tentar integrar as crianças e jovens que não vão à escola, e ao mesmo tempo, ver-mos no terreno quais as famílias em risco etc,

3.º Uma educadora de infância tem de ter hoje uma licenciatura. Não dá erros de ortografia, do tipo dos que a Silvia Henriques dá.
    4.º Estas coisas têm de ser bem pensadas, por quem sabe onde se está a meter, e levam muito tempo a programar, tal como alguém lhe disse aqui.

Algo está errado nesta história...

Cumprimentos
    L Bartolomeu
  9.  # 11

Cara LuBartolas já vi muita gente aqui com licenciatura a dar erros ortográficos, não é por ai.:)

No primeiro ponto que tocou é loucura, mas na minha zona há duas loucuras dessas a funcionar e bem:)

Agora que as coisas não estão a ser bem explicadas não estão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sílviahenriques
  10.  # 12

Colocado por: LuisFigueiredona minha zona há duas loucuras dessas a funcionar e bem:)

Curiosidade minha:
    ATL e Lar de Idosos juntos? é que já vi projectos desses teorizados, mas nunca soube que houvesse algum concretizado.
    Será que me pode indicar (talvez por sussurro) os nomes e o local das instituições.
  11.  # 13

Colocado por: LuBartolas

Sílviahenriques:
    Olá a todos, eu sou a Sílvia, sou Educadora e pretendo com um grupo de pessoas idóneas, colocar um projecto em prática, representando pelas várias valências, desde (berçário, jardim de infância, ATL, crianças de risco, centro de dia e Lar de idosos), contudo deparei-me com um problema aquando da apresentação do mesmo, a falta de espaço físico. Apresentá-mos o mesmo ao Gabinete do Sace em Loures, o qual nos colocou certas barreiras que julgamos não conseguir ultrapassar caso não venha-mos a conseguir o espaço. O mesmo dá apoio para a iniciação e arranque das instalações, contudo não dá para a aquisição do espaço.

Sabem que mais?
    Isto não bate a bota com a perdigota!

1.º Havia financiamento da Câmara para arranque das obras mas não havia espaço. O projecto era uma loucura: Tinha as valências todas, desde a infantil até à 3.ª idade, passando pelos ATL. Era Obra!
    (Em face do exposto houve até um arquitecto (?) simpático que se ofereceu para elaborar o projecto.)

2.º No dia segunte já não havia financiamento para obras e o projecto já era outro, completamente diferente:

Olá, peço desculpa se o tema não está no lugar certo. Pois bem, não existe verba suficiente para o projecto em mente. O que descrevi ontem, está a ser muito complicado. Os responáveis, não se mostram minimamente interessados no mesmo. Mas nós sim! Então pensámos em fazer o seguinte para poder obter algumas verbas, e futuramente colocar-mos esse projecto em prática. O que acham de inicialmente, durante algum tempo abrir-mos um espaço numa zona comercial (centro comercial), para enquanto os pais fazem as suas compras descansadamente; nós tomar-mos conta dos meninos! não sei, foi uma ideia que me surgiu, para conseguir arranjar algum dinheiro para viabilizar o projecto anterior. Que inclusive passa por apoiar crianças de risco, ir aos bairros mais problemáticos numa (tipo auto-caravana), para tentar integrar as crianças e jovens que não vão à escola, e ao mesmo tempo, ver-mos no terreno quais as famílias em risco etc,

3.º Uma educadora de infância tem de ter hoje uma licenciatura. Não dá erros de ortografia, do tipo dos que a Silvia Henriques dá.
    4.º Estas coisas têm de ser bem pensadas, por quem sabe onde se está a meter, e levam muito tempo a programar, tal como alguém lhe disse aqui.

Algo está errado nesta história...

Cumprimentos
    L Bartolomeu

Erros ortográficos??? bem dito, não deveriam ser dados, no entanto até os professores os dão. Professores catedráticos,
    jornalistas. E mais por vezes o diário da República tem de ser rectificado porque "onde se lê: abrtura de Concurso Ex.), deve ler-se: Abertura de Concurso", portanto como pode constatar, errar é humano.

Quanto ao pensar que algo está mal contado "nesta história". engano seu. O espaço nunca referi que existisse, antes pelo contrário, é exactamente o que não temos. Projecto pedagógico está feito e bem feito. Integrar crianças de risco, sem serem de risco, idosos e etc.. não vejo o mal nessa situação. Julgo que dará para entender que não iriam ficar todos juntos. mas sim uma Instituição que desse para os mais/menos necessitados. Vê algum mal nisso????
    Sabe: infelizmente existem muitas crianças na rua, exactamente porque os pais não conseguem suportar as despesas dos infantários, que são altíssimas, assim como há idosos ao abandono, porque as famílias não podem suportar a despesa de um lar ou centro de dia. posso ceder o projecto pedagógico, em privado claro. E depois de ler talvez mude de ideias.

Cumprimentos,
  12.  # 14

Colocado por: moraisdd
    Colocado por: LuisFigueiredona minha zona há duas loucuras dessas a funcionar e bem:)

boa noite, não são loucuras, seriam se por acaso as crianças ficassem juntas com os idosos. Agora se conhece e funciona, qual o drama???

Curiosidade minha:
    ATL e Lar de Idosos juntos? é que já vi projectos desses teorizados, mas nunca soube que houvesse algum concretizado.
    Será que me pode indicar (talvez por sussurro) os nomes e o local das instituições.

Vá até Loures, não lhe digo o nome, e veja como funciona, e bem. É que houve uma pesquisa exaustiva antes de se elaborar o projecto pedagógico.
    Cumprimentos
  13.  # 15

embore louve qq iniciativa de entidade privada com estas válidas intenções, acho muito sinceramente que precisamente não deviam ser de iniciativa/propriedade privada, ou melhor uma pessoa ou mais podia ter esta vontade e depois ser enquadrada num serviço tutelado e gerido pelo estado. É que para mim caridade e coisas sem fins lucrativos de propriedade privada não me agradam muito.
  14.  # 16

Conheço a necessidade que há dessas unidades de apoio social, mas sei que não é nada fácil avançar com ideias novas, sobretudo por falta de financiamento.
    Já agora, poderia dar-nos mais informação sobre o seu projecto. É que uma coisa dessas dá trabalho e exige muita coragem.
    Primeiro terá de obter um financiamento inicial para implantar no terreno o projecto, depois terá de encontrar recursos humanos e materiais para o manter a funcionar. Vai ter o problema da gestão da unidade, que terá de ser viável a longo prazo. Iniciar um projecto desses é uma tarefa que exige muito trabalho e conhecimento da forma como as coisas funcionam.

Quantas pessoas estão envolvidas no projecto, neste momento?
    Quem iria gerir isso?
    A Sílvia está ligada a alguma instituição, de apoio social?

Gostaria de obter mais informação.

Obrigado
    F/azenha
    • Karura
    • 22 abril 2010 editado

# 17

Silvia,
    Parece-me uma ideia boa, um pouco "poética" mas cheia de boas intenções.
    Já pensou em começar o projecto num edificio desocupado, por exemplo, é que penso que para conseguir tanta fruta tem que dar mostras de competências reais em terreno e situações parecidas, envolvência em projectos semelhantes, etc. Há muitas dificuldades e as pessoas têem o direito de questionar. Porque é que não começa por exemplo a realizar pequenas aproximações a casos semelhantes, ou temáticas semelhantes sem pensar em algo tão alargado. Só digo isto porque dei aulas como voluntária numa associação do Casal Ventoso, eram duas vezes por semana e já dava pano para mangas... agora imagino lidar com crianças problemáticas dias seguidos. Mais: a articulação de uma equipa saudável em casos como o que descreve é absolutamente indispensável. É tudo muito lindo, fantástico até ao dia em que os miúdos saltam para cima do telhado e começam a fazer xi-xi para os monitores cá em baixo (aconteceu quando fazia colónias de férias com os meninos da Santa Casa da Misericórdia) ou quando mandam com o almoço para cima de si porque lhes pede que não chateiem o colega do lado. Porque é isto que vai enfrentar diariamente. Sem querer criar susceptibilidades, há quanto tempo desenvolve trabalho nesta área?
    Fale da sua equipa de trabalho, quem são, quando fala em pessoas idóneas?
    • lobito
    • 22 abril 2010 editado

# 18

Colocado por: LuBartolas

Aaaah! Ainda me lembro de uma pessoa que aqui apareceu que dizia que estava a acabar Direito e escrevia "ingenheiro" e "pesso". (Além do outro que pedia que lhe fizessem o cálculo de uma laje não sei das quantas para o professor de Estruturas, claro). Até tremo quando penso no que está para vir!
  15.  # 19

Lobito,
    Tem razão, é uma calamidade nacional! Ainda no outro dia estava a ler o Diário de Noticias e havia numa só edição uma quantidade enorme de erros ortográficos, daqueles que não são de distração, são mesmo de quem não sabe escrever porque os deram duas ou três vezes seguidas! Lamentável.
    •  
      FD
    • 22 abril 2010

# 20

Colocado por: marco1É que para mim caridade e coisas sem fins lucrativos de propriedade privada não me agradam muito.

Ah pois é. Tantas organizações sem fins lucrativos com ordenados principescos escondidas sob a capa da solidariedade, da preocupação e do bem... é muitas vezes, como se diz, um bom tacho para dirigentes e pessoal amigo.

0.0226 seg. NEW