Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um projecto para construir uma habitação com 3 pisos (+/- 150m2 x3) em vias de ser aprovado, estando neste momento a preparar os primeiros cadernos de encargos (pedreiro, picheleiro e electricista).
    Nesta fase, uma das grandes dúvidas que ainda subsiste, diz respeito à solução de refrigeração a adoptar. As habitualmente sugeridas utilizam ventilconvectores, mas ultimamente tenho ouvido falar bastante na utilização do pavimento como solução alternativa (mais estética e sem movimentação de ar).
    Como estou a pensar em utilizar o pavimento (radiante) para aquecer a casa no Inverno, solicito aos participantes do fórum que partilhem eventuais experiências ou conhecimento sobre a utilização do sistema de pavimento também para refrescar a habitação no Verão.
    Obrigado.
  2.  # 2

    A refrigeração pelo piso radiante é proibida na alemanha... calculo que não seja a melho solução...
  3.  # 3

    Pedro disse:
    Boas,

    Dependendo de onde mora (se for um local com temperaturas muito elevadas, não é viável), é possível refrescar a sua casa pelo piso radiante.
    Tem que ter atenção que nunca vai conseguir diferenças tão grandes em relação ao exterior como com ventiloconvectores ou aparelhos de AC.
    No entanto conseguem baixar a temperatura uns 4 a 5ºC. Se a sua casa for bem isolada termicamente poderá ser suficiente.
    Pode é ser muito interessante combinar o piso radiante a refrescar, com a aplicação de um ou dois ventiloconvectores, que assim se tornam suficientes para a casa toda.
    A instalação para refrescamento do piso radiante, deverá ter outros cuidados na sua instalação: passo mais cerrado, sistemas de controlo que impeçam a condensação, etc..

    Cumprimentos
  4.  # 4

    Cell disse:
    Viva... eu próprio estou na fase de pré-início de contrução e passei pelo mesmo dilema que o Nuno Miguel. Vou então partilhar a minha experiência.
    Inicialmente, estava inclinado para o soalho radiante, tecnologia que foi importada da Suíça e de França, e que mais recentemente tem-se tornado habitual nas novas casas nacionais. Na altura o soalho radiante parecia-me a melhor solução e muitos dos construtores com quem falei eram da mesma opinião. Como principal vantagem, o facto da irradiação de calor ser uniforme ao longo da divisão e não apenas numa, como acontece com radiadores convencionais. Ao optar por isso apenas teria de escolher se poria tubagem com líquido uo serpentinas eléctricas. Seria ouro dilema se... um construtor não me tivesse dito que neste momento o soalho radiante está a ser retirado da maioria das casas Suíças e Francesas que já possuiam porque, em estudos efectuados, verificaram que o número de casos de aparecimento e agravamento de varizes aumentou tremendamente.
    Faz, de facto, sentido, tendo em consideração que o calor é quase contínuo e constante debaixo dos pés dos moradores.
    Verificou-se que os homens desenvolveram varizes e que as mulheres que já as possuiam agravaram-nas.
    Talvez seja por isso que na Alemanha é proíbido, não faço ideia.

    No meu caso, desisti da ideia, principalmente por essa razão e pelo facto de que qualquer avaria no circuito de aquecimento implica levantar o chão para reparação.

    Mais um pormenor: com piso radiante, não se pode pôr qualquer tipo de soalho flutuante ou mosaico. Têm de ser próprios, resistentes à temperatura e que permitam a sua passagem também.

    Espero ter ajudado.
  5.  # 5

    Colocado por: Anónimo
    ... um construtor não me tivesse dito que neste momento o soalho radiante está a ser retirado da maioria das casas Suíças e Francesas que já possuiam porque, em estudos efectuados, verificaram que o número de casos de aparecimento e agravamento de varizes aumentou tremendamente.
    Faz, de facto, sentido, tendo em consideração que o calor é quase contínuo e constante debaixo dos pés dos moradores.
    Verificou-se que os homens desenvolveram varizes e que as mulheres que já as possuiam agravaram-nas.
    Talvez seja por isso que na Alemanha é proíbido, não faço ideia.

    Isso não é verdade.
    Não devia dar assim ouvidos a "um construtor", ou pelo menos informar-se antes de começar a espalhar isso.
    Um piso radiante atinge uma temperatura à superfície de cerca de 27ºC a 28ªC. O nosso corpos está a cerca de 37ºC... Ou seja, nem "calor" nós sentimos em contacto com o piso.
    Neste mesmo fórum já links para estudos a comprovar o contrario do que disse... Procure.
    Na Alemanha é proibido???!!! Ora foi precisamente lá que à menos de um ano fiquei rendido ao piso radiante, pois é corrente o seu uso... Agora se as pessoas instalam contra a lei isso já não sei.
    Quanto à França, dê uma olhada: http://www.chaleurterre.com/forum/viewforum.php?f=8
    Um forum sobre energias, solar, bombas de calor, etc, etc. Confirme por si o que é que eles instalam em suas casas.... Se fossem verdade essas noticias de que falam eles não saberiam?
    Se calhar o seu construtor está mais bem informado...

    Colocado por: Anónimo
    ...qualquer avaria no circuito de aquecimento implica levantar o chão para reparação
    Num piso bem instalado, cada circuito é feito por apenas um único tubo, sem qualquer interligação, emenda, o que quer q seja. Esse tubo apenas é ligado a um grupo de distribuição que fica bem acessível dentro de uns pequenos armários. Logo sinceramente não estou a ver que "avaria" poderá acontecer que seja necessário levantar o chão!! A não ser que tenha o hábito de espetar pregos no chão....
    Foi o construtor que lhe disse isso também?

    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: ramos1999
  6.  # 6

    o tema já foi falado.
    somente agora passo pelo dilema de escolher o que pensamos ser o melhor para o "nosso ninho"!
    vou iniciar a construção de uma moradia. tenho planeado a opção de piso radiante para quente e frio!
    estou com uma dúvida: o arrefecimento tb é feito através da bomba de calor (ligada aos paineis solares) ou este arrefecimento tem obrigatóriamente que ser feito através da electricidade?
    será que alguem me pode esclarecer?! agradeço o esclarecimento, pois a ideia é "cortar" na electricidade e tirar o máximo partido dos paineis solares.
  7.  # 7

    Colocado por: leotavo arrefecimento tb é feito através da bomba de calor (ligada aos paineis solares) ou este arrefecimento tem obrigatóriamente que ser feito através da electricidade?

    O arrefecimento é feito através da bomba de calor, que gasta electricidade para tal...
    Usar os paineis para arrefecer, pelo menos os convencionais, não estou a ver como! Agora se também já existem paineis solares para arrefecer, desconheço.

    Cump.
    • PatSil
    • 17 março 2009 editado

     # 8

    Colocado por: AnónimoCell disse:
    um construtor não me tivesse dito que neste momento o soalho radiante está a ser retirado da maioria das casas Suíças e Francesas que já possuiam porque, em estudos efectuados, verificaram que o número de casos de aparecimento e agravamento de varizes aumentou tremendamente.
    Faz, de facto, sentido, tendo em consideração que o calor é quase contínuo e constante debaixo dos pés dos moradores.
    Verificou-se que os homens desenvolveram varizes e que as mulheres que já as possuiam agravaram-nas.
    Talvez seja por isso que na Alemanha é proíbido, não faço ideia.

    Como disse o Pedro; totalmente falso!!! Isso acontecia à dezenas de anos no início da "utilização" do piso radiante! Quando a tubagem era metálica e não havia qualquer tipo de controle sobre a temperatura!, se a água estivesse a 60º!, a 60º circulava no piso! Agora.. .., de inverno se pusermos a temperatura ambiente a uma média de 22º 24º(já um conforto enorme dado que as temperaturas no exterior vai abaixo de metade..), se a temperatura corporal é no mínimo de 36º é completamente impossível existir uma dilatação dos vasos sanguíneos! É ignorância (mesmo não sendo propositada) que se pode perdoar de um leigo mas tal comentário vindo de um construtor!, é imperdoável!!
  8.  # 9

    [pub]Para quem está interessado em construir casa e tiver curiosidade na eficiência do pavimento radiante, podem contar comigo.

    Sou vendedor desta empresa, e recentemente assinamos um contrato de representação com a MULTIBETON GmbH. De salientar, que a MLTIBETON foi a exploradora dos pavimentos radiantes em 1960. Inicialmente com fins de melhoramento das camadas betuminosas relativamente à sua permeabilidade. Mais tarde, em 1965, junto com engenheiros e físicos bastante conhecidos, juntos, desenvolveram o que é chamado hoje de pavimento radiante. Em 1970 a empresa internacionalizou-se e conta já com bastantes aplicações, nomeadamente em hotéis, museus, gimnodesportivos, habitações familiares, aeroportos, estações de comboio, garagens e parques de estacionamento, etc.

    Todos os componentes que compõem o pavimento radiante, têm garantia de 30 Anos. A sua aplicação é bastante prática e rápida, e o grande segredo está no material que constitui a tubagem. O tubo multi-camada, é composto por um material inigualável aos da concorrência, com um isolamento cerca de 1mm de alumínio, permite maior capacidade de conservar as temperaturas na circulação de água, e ,ao mesmo tempom não permite a dissipação de humidade para a superfície exterior do tubo, provocada pele oscilação das temperaturas. Para terem a noção da resistência do tubo, este pode ser aplicado por baixo de alcatrão sem que sofra qualquer tipo de deformação.

    Como disse acima, aos interessados por favor contactem. Orçamentos e projectos de instalação totalmente gratuitos.


    Para mais informações, consultar o site oficial da empresa: WWW.MULTIBETON.DE


    Ao vosso inteiro dispor,
    Cumprimentos
    Ricardo.[/pub]
  9.  # 10

    Os pisos radiantes provocavam varizes porque funcionavam numa gama de temperaturas (60 a 80 ºC), que hoje já não se usa (30 a 40 ºC9,, se não me engano) e os problemas das varizes parece que desapareceu.
    Qualquer dúvida acerca deste tema, existem firmas especializadíssimas nestes sistemas (Caleffi, Giacomini...)
    É possível fazer piso climatizado 8aquecimento + arrefecimento), mas o melhor sistema de arrefecimento é por tecto radiante...(é tipo piso radiante, mas no tecto: o piso radiante aquecia no inverno e o tecto radiante arrefecia no verão).

    Quanto às bombas de calor, elas funcionam com painéis termodinâmicos e não com painéis solares, pelo que vão ter um sistema muito eficiente, que até funciona de Inverno e de Verão, mas vão ter sempre que instalar 1m2 de painel solar por ocupante convencional, porque a bomba de calor funciona a electricidade, e mesmo produzindo 4 vezes mais electricidade do que aquela que gasta, já não pode ser considerada uma fonte de energia "renovável". Em termos de RCCTE/RSECE/Certificação energética, é equiparada a esquentadores/caldeiras/termoacumuladores, mas com muito melhor rendimento.
  10.  # 11

    olá a todos os membros do fórum
    tb eu estou em fase de projecto de moradia e uma das dúvidas existências tem a ver com a opção piso irradiante versus ventiloconvectores, pelo que agradeço a partilha de experiências de todos no sentido de esclarecer quais as vantagens e inconvenienentes de cada um destes sistemas quando em comparação
    Concordam com este comentário: mpalmeida
    • rvrf
    • 22 setembro 2009

     # 12

    Boas eu na minha casa tenho um chiller para aquecimento e arrefecimento epainel solar para aguas sanitarias e estou muito satisfeito,na altura da construção da casa fiz varias simulações e esta foi a melhor
  11.  # 13

    Olá Boa noite rvrf

    começo por agradecer a sua disponibilidade e partilha de experiência; aproveito para lhe solicitar mais um esclarecimento, pedindo desde já desculpa pela minha ignorância: o que é um chiller? obrigado; fr
  12.  # 14

    E eu pergunto: como é que fez as simulações? :-)
  13.  # 15

    Colocado por: francisco ribeiropedindo desde já desculpa pela minha ignorância: o que é um chiller? obrigado

    Chamam de "chiller" normalmente a uma bomba de calor ar-água.
  14.  # 16

    Eu pessoalmente instalei "geotermia" bomba de calor, com ventiladores, no frio nunca utilizei a casa não verão não passou dos 25º, no inverno acho o melhor sistema, com mais uma alteração espero ainda gastar menos, e muito mais versátil do que o piso radiante, hoje voltava a fazer a mesma escolha, em relação a saúde, uns dizem que sim outros dizem que não, eu fico no "nim", por isso vale mais prevenir do que remediar. É como as instalações wireless tenho um cliente que instalou em casa e chegou a conclusão que toda a família se sentiam mal , tirou o sem fios e mudou para fios esse mal estar passou, será ou não pelo wireless?
    Em minha casa tudo com fios CAT6, 1Gb.
    ps. Faço instalações sem fios!!!!
    • fsc
    • 18 novembro 2009

     # 17

    as instalações de pavimento radiante têm de respeitar a EN 1264. são 4 cadernos que tratam o sistema em regime de aquecimento. portanto o mito de fazer mal à saúde neste momento não faz sentido. está a ser desenvolvido neste momento o caderno que trata dos sistemas radiantes para fazer arrefecimento. desconheço que o arrefecimento radiante seja proibido na alemanha.
    o arrefecimento radiante precisa de um sistema paralelo de tratamento de ar. porque qualquer solução radiante tem pouca influência na humidade ambiente. portanto se quisermos arrefecer o ar, aumentamos a humidade relativa e como consequência as superfícies radiantes podem condensar.
    pelo pavimento consegue-se retirar pouca potência a um espaço. por isso, se o espaço tiver muitos ganhos térmicos torna o sistema ineficiente. contudo existem no mercado soluções de tecto radiante que permitem aquecer e arrefecer com mais eficiência. porém sempre com sistema de tratamento de ar (desumidificadores).
  15.  # 18

    Quanto às bombas de calor, elas funcionam com painéis termodinâmicos e não com painéis solares...

    Gostava de saber qual a diferença entre esses 2 paineis.
  16.  # 19

    Colocado por: Pedro Azevedo78Agora se também já existem paineis solares para arrefecer, desconheço.


    http://www.sol-ution.com/solar-produkte/komplettsysteme/solare-kuehlung/ é melhor usar o google translator =)
  17.  # 20

    Colocado por: AnónimoVerificou-se que os homens desenvolveram varizes e que as mulheres que já as possuiam agravaram-nas.
    Talvez seja por isso que na Alemanha é proíbido, não faço ideia.


    Para todos que duvidam do radiante...... piso radiante pelo que sei é o unico sistema de climatização recomendado pela OMS "Organização mundial de saude" penso que não é preciso dizer mais nada.
 
0.0243 seg. NEW