Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros amigos,
    Tenho aqui uma questão em mãos, que muitos poderão achar muito interessante.
    Procuro uma tipologia de construção tradicional que são este tipo de contrafortes ou "gigantes" que estão na foto.
    No Algarve, onde posso encontrar algo do género? Alguém me pode ajudar?
      DSC00111.JPG
  2.  # 2

    O algarve não é assim tão pequeno - em que zona ?
  3.  # 3

    Zona do Barlavento...
  4.  # 4

    Eu ficaria preocupado com esses contrafortes. Só os vi executados quando as paredes começavam a abrir
  5.  # 5

    Sim... este tipo de intervenções eram frequentes em locais onde os terrenos eram mais arenosos ou instáveis.
    Dai que colocavam estes "gigantes".
    mas estou a procura de exemplares no Barlavento Algarvio...
  6.  # 6

    Qual a finalidade da procura dos variavelmente designados como contrafortes,moirões ou gigantes?
    Penso que praticamente toda a construção em alvenaria de pedra ou de terra tem estes elementos correctivos.
    Procure na zona litoral e da serra entre Vila do Bispo e Odeceixe. Casinhas dessas é quue não faltam ( normalmente abandonadas)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCS02
  7.  # 7

    Entendo que para um arquitecto isto possa parecer banal e desprovido de interesse.
    Mas para um futuro técnico licenciado em património cultural, apresenta ser uma técnica de construção tradicional predominante no Alentejo e Algarve, abandonada devido à evolução dos materiais construtivos e digna de investigação... Contudo, estes contrafortes,moirões ou gigantes, no Sotavento Algarvio surgem de variadíssimas formas, o interesse era comparar Barlavento com Sotavento.
    Pedro fico-lhe muito agradecido pela sua dica!
  8.  # 8

    Caro JCS2, como arquitecto, é claro que não é desprovido de interesse, é mesmo um assunto interesse e do domínio do Arquitecto.
    Não sei se conhece, mas concerteza já foi consultar o livro editado pela Ordem dos Arquitectos, arquitectura popular Portuguesa, que apresenta um inventario da arquitectura popular portuguesa efectuada na decada de 50.
    Também existe um livro que se intitula Arquitectura primitiva em portugal ... penso que editado pelo Dom quixote.
    e existem outras publicações e concerteza teses de mestrado e doutoramentos sobre o assunto.
  9.  # 9

    Tenho conhecimento da existência dessas duas fontes, são de muito valor e completas.
    Na Arquitectura primitiva em Portugal, quando estudei o modo de construção das cabanas de junco, a informação era bastante detalhada.
    Mas neste caso estou a reunir exemplares do Barlavento e Sotavento Algarvio para servir de comparação. Posso dizer que existe uma diferença do ângulo de inclinação da técnica do Barlavento. Pode parecer uma conclusão pouco significativa, mas a ver vamos...
    Pedro, mais uma vez agradeço a sua disponibilidade em ajudar-me.
 
0.0137 seg. NEW