Gostaria de saber se alguém me pode informar a melhor situação em termos de banco para pedir um crédito para a compra de um terreno com viabilidade/lote, ou se não é vantajoso.
mas eu nao quero ter de ser obrigado a construir no prazo de 3-5 anos...quero apenas comprar o lote para mais tarde construir nele mas sem restrições temporais que os bancos colocam. No caso que pretendo é desvantajoso não?
eu não sou génio na matéria mas creio que a única opção que tem junto ao banco é um credito pessoal - taxas mais elevadas etc..... Amanhã se decidir construir sem amortizar o credito pessoal podia amortizar o credito pessoal com a 1ª tranche do credito para construção... mas não é um certo há muitos factores em jogo e se optasse por este método teria de suportar os encargos associados com 2 créditos. Era opção que eu considerei mas depois optei por um empréstimo de familiares - no meu caso o valor que faltava para adquirir o terreno não era muito elevado.
Colocado por: plavadinhoNo caso que pretendo é desvantajoso não?
Nem todos os bancos emprestam dinheiro para esse propósito. E os que emprestam não o fazem de certeza absoluta à mesma taxa de juro de um crédito habitação. A taxa deve aproximar-se à de um Crédito Automóvel genérico...
Supondo 10% de taxa de juro e que o terreno custa 50.000€, vai pagar uma prestação de 660€ durante 10 anos. No final, o terreno fica-lhe por mais 30.000€. Se o fizer para terreno + casa, vai pagar uma prestação de 210€ durante 30 anos (a 3%). No final, o terreno fica-lhe por mais 25.000€...
É uma questão de indagar os bancos e fazer contas de sumir. :)