Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se há alguma maneira de saber, ou se existe alguma entidade responsável que consiga dar-me a informação se uma casa é realmente nova (ou seja, nunca habitada).
    Sem que envolva perguntar à pessoa que me está a vender ou à empresa responsável pelo empreendimento, como é claro.

    Pode parecer paranóia mas sou completamente ignorante nestas coisas e queria saber se é "fazivel" alguem estar a vender uma casa por nova, sem ela ser efectivamente nova.

    Desde já obrigado!
  2.  # 2

    Sabe se a casa é nova se souber em que ano foi construída, tenha sido habitada por alguém ou não. O caso de ter sido habitada por alguém, não a torna velha.
  3.  # 3

    O termo "nova" não era para ser usado no sentido literal da palavra.

    O essencial da questão seria saber se a casa já tinha sido anteriormente habitada (ou pelo menos comprada) por alguém, porque se assim fosse implicaria que a pessoa que está a vender a casa estaria a agir de má fé em afirmar que sería a primeira pessoa a ir para lá morar, e como é óbvio, o valor da venda já teria de ser diferente...

    Já agora o prédio é de 2008, sendo que os andares ficaram prontos a habitar em 2009, portanto, novos.

    Obrigado.
  4.  # 4

    Detectar se a casa é nova pode ser fácil. Detectar gorduras na zona da Placa ou Forno, contadores de Energia Elétrica instalados (a EDP por norma não recolhe os contadores após a 1ª instalação) Isto fisicamente. Se o objectivo é saber se a casa já teve proprietário particular, e que para o efeito de Garantias de construção, o prazo de contagem dos mesmos já se iniciou, então pode consultar a Certidão de Teor da Conservatória do Registo Predial (Todas as descrições e inscrições, ainda que não vigorem)
  5.  # 5

    Uma casa nova com um ano tem sempre o mesmo valor, seja ela vendida directamente pelo construtor ou por outra pessoa. Não é o facto de já ter sido comprada por alguém que lhe diminui o preço.
    Se a casa foi construída em 2008 e se os andares ficaram prontos a habitar em 2009 há muito poucas probabilidades que já tenha tido proprietário, contudo, pode perguntar à pessoa com quem tem contactos se o vendedor é o construtor (ou a empresa construtora).
    Também pode ter acontecido que alguém que tenha mostrado interesse na compra, tenha dado o sinal, tenha tido as chaves antes da escritura e que alguns meses depois tenha tido pouca sorte e não tenha podido obter crédito. Já aconteceram casos desses e não é isso que desvaloriza as casas.
  6.  # 6

    Obtem a data de emissão da licença de utilização e uma certidão do registo predial dessa fracção. A primeira diz-lhe quando ficou pronta a habitar, o segundo regista todos os factos ocorridos com essa fracção, vendas hipotecas, outros onus.
    •  
      FD
    • 22 abril 2010 editado

     # 7

    Eu percebo mais ou menos a dúvida. Há agora esta moda do arrendamento com opção de compra. E eu também acho psicologicamente desagradável estar a comprar uma casa que já foi "estreada".
    Ligue para a EDP e pergunte simplesmente se já houve algum contrato nessa morada porque não quer ficar com dívidas do anterior proprietário (tal não é possível mas é uma boa desculpa)... se tiver alguma sorte pode ser que lhe digam.
    Por outro lado, quando um contrato de um fornecimento básico é cancelado (água, luz, gás, etc.), normalmente não tiram o contador. Se a casa tiver lá algum contador, desconfie... se o contador tiver alguma contagem, desconfie ainda mais.
  7.  # 8

    Colocado por: FDHá agora esta moda do arrendamento com opção de compra.

    não conhecia essa... sempre a aprender!
    •  
      FD
    • 22 abril 2010

     # 9

    Colocado por: moraisdd
    Colocado por: FDHá agora esta moda do arrendamento com opção de compra.

    não conhecia essa... sempre a aprender!

    Pode ver este empreendimento por exemplo: http://www.arremprar.com/altadelisboa/
  8.  # 10

    Colocado por: FDE eu também acho psicologicamente desagradável estar a comprar uma casa que já foi "estreada".


    Tem "cooties"?

    (http://en.wikipedia.org/wiki/Cooties)
    •  
      FD
    • 22 abril 2010 editado

     # 11

    Colocado por: lobitoTem "cooties"?

    Não, mas se é vendida como nova, deve-o ser. É como os carros semi-novos de "serviço" que, para mim, são mais usados que os usados...
    Numa destas casas arrempradas, o preço, por ter sido usada, deve ser mais baixo do que se fosse a estrear, mesmo que esteja irrepreensível.

    Manias. :)
 
0.0139 seg. NEW